Página 1 de 7

Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 12:20 am
por joaosousa
Hoje lá fui eu, na companhia do meu pai e de um tio, até às Taipas (Guimarães), ao Rio Ave, tentar a minha sorte em mais uma tarde de pesca!
Desta vez, e seguindo o conselho do amigo Carpa Real, engodei o pesqueiro com asticot solto. O resultado foram 3 bonitos barbos!
Aqui fica a prova de como o Rio Ave está cheio de vida!!!
No final da pescaria, os barbos foram devolvidos em óptimas condições ao Rio! :mrgreen:
barbo.JPG
barbo -joão.jpg
Panorama do pesqueiro
Panorama do pesqueiro
Os 3 barbos da tarde
Os 3 barbos da tarde
A devolução
A devolução
Estes ainda estão lá para a próxima pescaria!
Estes ainda estão lá para a próxima pescaria!

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 8:52 am
por pedrolourenco79
Parabens pela pesca e pela atitude joão =D> =D> =D> =D> =D>

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 2:07 pm
por aranha
=D> =D> =D> =D>

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 6:26 pm
por bipbip
Boa e a devolver sempre. ;)

Abraço
pedro

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 9:38 pm
por Paulo
Meus amigos, quem me conhece já sabe como sou... quando tenho algo a dizer/questionar, avanço.

Em primeiro lugar parabéns pela pescaria João.

Em segundo lugar uma questão/opinião...

Normalmente não pesco em águas interiores, pesco no mar. Quando apanho algo que não tem tamanho devolvo em condições, se tem tamanho mas não aprecio consumir, devolvo também em condições. Em resumo, se não é para levar, devolvo em condições, logo.

Agora estas imagens de uma manga, lembra-me sempre um pouco o corredor da morte. Passo a explicar a analogia.

Os nossos queridos amigos peixes, certamente têm algum tipo de inteligência (se calhar mais do que muita boa gente), certamente após serem capturados, sentem que a sua vida está em risco.

Após uma captura existem normalmente três hipóteses. Deixar o peixe morrer (faço-o quando o quero consumir), devolve-lo imediatamente (faço-o quando não quero consumir), deixá-lo na manga e libertá-lo (ou não no final).

Na primeira hipótese certamente o peixe "pensa" desta já não me safo, na segunda "pensa" desta já me safei, na terceira está no corredor da morte, será que me vou safar? Será que vou ser condenado? Será que algum juiz (pescador) à última da hora dará ordem de liberdade?

Faz-me um bocado de confusão, esta da manga... se é para libertar, porque razão não libertar logo? Porque razão deixar um peixe a sofrer no "corredor da morte"?

Nota: Nos concursos percebo a razão (necessário para pesar o pescado) agora na pesca normal, sem competição, qual a razão?

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 10:06 pm
por joaosousa
A principal razão pela qual eu uso a manga é só uma: a foto final, para ficar registada a pescaria no seu todo.
Por acaso só sairam 3 peixes, mas imagine que era daqueles "dias loucos" em que está a sair peixe constantemente? Ia pegar na máquina e tirar uma foto a cada um e no fim fazer uma montagem para os juntar todos? #-o [-X
Posso estar a ser um bocado irónico, mas foi a maneira que arranjei de explicar qual a razão do uso da manga... :D
Outra das razões é a pesagem, para auto-estabelecer recordes pessoais. A cada ida à pesca tento perceber o que fiz de mal na pescaria anterior, para tentar não cometer os mesmos erros! A ideia é superar as dificuldades e as metas das pescarias anteriores! Por lapso, a balança não foi para o pesqueiro, logo, não pesei estes 3 barbos #-o

Se pratico pesca desportiva, é exactamente para esse fim - desporto.
Penso que o peixe sofrerá algum stress, isso é um facto, mas é um stress a prazo já que o juiz acabará por decidir sempre a favor do "condenado"! (pelo menos no meu caso) 8)

Deu um prazer enorme devolver aqueles barbos! Só de ver a alegria deles ao sair das minhas mãos, foi como se em vez de ter pescado 3 tivesse pescado 30! :mrgreen:

Abraço :wink:

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 11:04 pm
por Paulo
João desculpa se passei mal a pergunta.

A pergunta não é tanto porque razão tu utilizas-te nesta pescaria a manga.

É mais geral, qual a razão dos pescadores utilizarem uma manga se pretendem mais tarde devolver o peixe à água? A mim faz-me um bocado de confusão já que quando é para devolver peixe devolvo logo (para preservar o peixe máximo possível).

É que a questão principal aqui é uma... afinal estamos a devolver o peixe para bem do peixe, ou para bem do pescador (para pescar o mesmo peixe mais tarde)? :roll:

Em resposta às tuas razões, falas de uma questão de peso total, a solução para isso é simples, basta pesar cada exemplar, escrever no papel e somar. O facto de querer tirar uma foto com todos os peixes juntos já pode ser uma justificação plausível. Mas mantém-se a questão, uma foto justifica todo o sofrimento?

Re: Barbos do Rio Ave 14/06/2008

Enviado: domingo jun 15, 2008 11:25 pm
por joaosousa
Caro Boss, eu percebi a sua questão inicial e a quem era dirigida! :wink:
Mas a questão que coloca é susceptível de várias opiniões... Eu, sinceramente não acho que o stress causado ao peixe seja assim tão elevado, mas pode haver quem ache até que o simples facto de peixe estar ali preso 10 min a lutar para se soltar do anzol, lhe vai causar stress e consequente mudança de comportamentos.
Eu não serei a pessoa mais indicada para falar em comportamentos/sentimentos de peixes por não ter formação na área, mas posso ter a minha opinião como toda a gente.

Mas esta:
Mas mantém-se a questão, uma foto justifica todo o sofrimento?
É uma pergunta à qual não tenho resposta concreta. :roll:

Mas também deixo uma pergunta. Serão os peixes capazes de experimentar sensações como as dos humanos, tal como a capacidade de sofrimento?