PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"PESCA DE BARBOS - TÉCNICA"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por Carpa Real »

joaosousa Escreveu:Claramente não se pode generalizar a todos os rios... Mas neste sítio tem sido de facto elevado o nº de capturas. Não sei a razão, porque com a temperatura das águas, eles deviam estar pouco activos, mas na verdade, não estavam...
Reparei também, com o seu texto, que hoje cometi um erro, e terá sido por isso que o dia para mim deu grade... Usei um engodo à base de farinha. Da próxima vou aos malandros de asticot! :lol:
Pois!!! 8)

Carpa Real
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por Paulo »

Só para dizer informar os mais distraídos que este artigo saiu na edição nº 7 da revista "O Pescador" (pag.: 78).

Parabéns Carlos. =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por aranha »

Parabens =D> =D> =D> =D>
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por rui valerio »

Parabéns amigo Carlos...
Em relação á ctividade do peixe no rio Ave, tenho constactado ao longo de anos aqui no Vouga o seguinte:

Com os dias frios e secos, o peixe "acama" entra em estado de letargia, junta-se em grandes cardumes e encostam-se nos fundos arenosos mais calmos , normalmente no final das correntes, mas mal o rio aumente o caudal e as águas ficam tapadas ( ludras na nossa expressão regional) através da acção da chuva, o peixe torna-se extremamente voraz. As melhores pescarias e os maiores exemplares pescam-se nas enchurradas de inverno!

Outra coisa que eu fazia na pesca á inglesa, para marcar o pesqueiro socorria-me sempre de pontos de referência na outra margem do rio, uma árvore, uma casa, uma pedra... qualquer coisa que servisse de referência, alinhada por uma pedra no pesqueiro.

Abraço a todos, em especial ao Carlos! Marquem lá a pescaria no quintal do Paulo, tenho um pannier cheiiiiiinho de pó!! #-o #-o
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por joaosousa »

Por acaso li hoje o artigo, mas tinha a sensação que já o tinha lido em qualquer lado. Nem de propósito! Parabéns amigo Carpa Real! =D>
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por rui valerio »

OPS... efectivamente pensei que o texto se reportasse a esta época, ao Inverno! :roll: :roll: :roll:

Não vi a data do post inicial!! :cry:

Serve a presente para enaltecer a participação do Carlos no site, já é motivo de sobra para postar!! =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por Carpa Real »

Boas para todos, agora para o João Sousa e Rui Valério.

O artigo que saiu na revista que o Dinis resolveu publicar nada tem haver com a prática da pesca à Inglesa que deve ser praticada. O artigo foi publicado no SITIO porque três companheiros pediram-me várias informações sobre o inicio da mesma. Pois, quando escrevo algo é sempre aqui depois se querem aproveitar os artigos nada tenho a opor-me desde que o BOSS assim o entenda. Como eles já sabiam fazer as montagens o que tentei descrever foi como ganhar mão para afinar a técina e apenas descrevi aquilo que eu também fiz para apurar esta técnica durante dias e horas. Após umas horitas de treino com a componente que aconselho já nada disso é preciso porque depois de ganhar mão é sempre haviar o que é preciso é dar continuidade com muitas horas de treino.

Rui o meu pannier está a ficar como o teu com muito pózinho, pois agora estou a dar o meu tempo livre ao Carp Fishing onde ainda frequento a 1ª classe... :mrgreen: Por isso, tenho ainda muitos Km a precorrer e daí a pesca mais soft tem ficado arredada. mas deixa o tempo aquecer um pouco mais talvês depois do defeso vamos tirar as teias aos pannier´s... :mrgreen: :P

Um Abraço para os dois
Carpa Real
hsimoes
Mensagens: 10
Registado: sábado jul 31, 2010 11:12 am

Re: PESCA DE BARBOS - TÉCNICA

Mensagem por hsimoes »

Boas eu ca na minha zona para pescar barbos tem de ser num dia chuva forte para a agua ficar turba, normalmente quando se tiram enguias nessas condições significa que nos sitios onde se sabe da existencia de barbos é pesca garantida. :fishcool:

Aqui uns tempos, aí pelos finais de Abril vieram umas chuvadas e andava eu a sertela (molhe de minhocas enfiadas numa linha e depois atadas de modo a fazer circulos isca muito aprecida pelas enguias), e já tinha apanhado dua enguias em coisa de meia hora de pescaria junto de uma barreira onde existe uma arvore caida que custuma apanhar lixo e ter bons sitios de pesca para enguia, quando para espanto meu puxei um barbo de 35 cm de comprimento (só o podia medir, não tinha balança :118: ).

Era um belo exemplar e como estava a chegar a época de reprodução fiquei com pena do bicho e deixei-o ir para preservar a especie, que não é muito comum de avistar nestas zonas (troços superiores de ribeiros que desaguam em afluentes do vouga).
Responder