São 3 seguidas, ao achigã é só graaaaades !!!!!

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"São 3 seguidas, ao achigã é só graaaaades !!!!!"
na nova versão do site.

montargil
Registado: domingo mai 11, 2008 2:29 pm

São 3 seguidas, ao achigã é só graaaaades !!!!!

Mensagem por montargil »

São 3 seguidas estes achigãs estão-me a deixar doido.
Nunca me dediquei muito ao achigão sempre pesquei carpa e barbos, principalmente à inglesa mas tb à francesa,mas este ano estou mesmo virado para o achigã. Mas acho que em má hora pois já são 3 seguidas sem tirar fora.
Adquiri uma cana de 1.8m de acção media algumas amostras ( vinis, spinners, etc ) mas não sei se o defeito é meu ou é mesmo dos peixes.
Se alguem conhecer as barragens de montargil e maranhão e me poder ajudar no tipo de amostras e como melhor lá pescar, isso era mesmo bom.
desde já agradeço
boas pescarias
PedrasSalgadas

Re: São 3 seguidas, ao achigã é só graaaaades !!!!!

Mensagem por PedrasSalgadas »

Há que insistir Jorge, ninguém aprende se ficar em casa. Há que ter fé, que eles andem lá.
montargil Escreveu: Mas acho que em má hora pois já são 3 seguidas sem tirar fora.
E isso, por vezes nem é assim tão mau. :mrgreen:

Ab e manda sempre
Manel
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

PedrasSalgadas Escreveu:E isso, por vezes nem é assim tão mau. :mrgreen:
bem bom, e nao é para qualquer um... :lol: :lol: :lol:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Eu não sou muito (na realidade nada) entendido nessa pesca, mas já pedi ao flex, para ele vir aqui dar umas luzes.

Pelo pouco que sei, eles podem estar ainda pouco activos devido às temperaturas, mas o Paulo (flex) quando poder já te dá umas luzes.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

nesta altura eles estao a proteger os piquininhos, como bons papás que se prezam :lol:
nao comem, e só atacam a amostra depois de estas os chatearem muito :mrgreen:

deixem os achigãs para já cumprir a sua tarefa e depois.. :roll: :wink:
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Boas

Já te tinha respondido... mas não sei porqué a resposta foi-se a caminho do servidor :twisted: ...vamos lá outra vez:

Em primeiro lugar a pesca ao spinning, Achigâ ou qq outro predador, pouco ou nada tem a ver com a pesca á boia, aqui trata-se de "caçar" um caçador simulando a presa com a nossa amostra; evidentemente se eles não estão activos e a caçar, tudo se torna mais dificil.
Para o iniciado é fundamental antes de mais investir no conhecimento dos habitos da espécie, e não menos importante saber trabalhar os diversos tipos de amostra de forma a que simulem de forma credivel a presa. Muitos lançamentos em planos de água abertos e transparentes, sem qq preocupação de "apanhar peixe" permitem ganhar confiança no trabalhar das amostras e na precisão e subtileza do lançamento, aspectos fundamentais em acção de pesca.

Para começar, sugeria a prática com pequenos minows e crankbaits corricados de forma linear a diferentes velocidades, avaliando o seu comportamento dinámico (nesta época o Achigâ tem muito por onde escolher, mas insectos e alevins serão o prato principal)...evoluindo o corrico com toques subtis de ponteira, por forma a imprimir nos artificiais movimentos aleatórios que se assemelham aos de um pequeno peixe em "dificuldades".

O uso de vinilos com montagens "Carolina" ou "Texas", com pesos muito ligeiros (1 a 5gr) permite bater com segurança zonas de coberturas vegetais ou estruturas submersas...aqui uma espécie de jigging, levantando e baixando a ponteira da cana enquanto se recolhe o fio será a acção básica (a grande vantagem para o principiante é a facilidade de chegar a sitios onde com cranks seria um perder consecutivo de amostras).

As amostras de superficie, poppers e passeantes (tb spinerbaits, buzzbaits, pencil's e amostras com helices) são a forma mais espetácular de pescar ao Achigâ; os ataques são brutais e espectaculares, a adrenalina sobe ao máximo... No caso dos poppers o segredo consiste na paciência do pescador; esperar 20 ou 30 s depois de lançar o popper de forma subtil na água e começar comtoques minimos e intervalos longos, pode produzir ataques de grandes peixes, vindos por vezes lá bem do fundo... a pesca com toques sucessivos e muito ritmados, na maioria dos casos só serve para assustar o peixe (por vezes com vento e águas tapadas tb pode dar os seus resultados...)
Os passeantes já exigem mais alguma prática... o Walk-the-dog implica um treino razoável para que se domine a técnica, mas depois de dominada é uma animação excelente e que permite um sem numero de variações...o WTD "submarino" por exemplo é estremamente eficaz.
-uma dica: depois de lançar um popper ou um passeante, e notando nós a presença de um achigâ que vem "ver o que se passa" mas não ataca a amostra, trocar esta por um pequeno minow afundante ou suspendido, de côr igual, e insistir com uma animação muito anímica... 50% das vezes conseguimos um ataque.

Ainda uma palavra sobre os fios a utilizar: ter em atenção que o aumento dos diametros prejudica ( e muito!!) a animação das amostras. Em águas claras e com animações lentas torna-se tb muito mais visivel. Monofilamentos do 0,20 ao 0,25, ou multifilamentos 0,10 ao 0,15 serão os mais aconselhados... quanto mais leves as amostras menor deverá ser o diametro.

Muitas foram as madrugadas e fins de tarde passados nas margens do Maranhão (com o calor o Achigâ recolhe aos fundos e a zonas de sombra e torna-se mais letárgico)... o principal é desenvolvermos os nossos instintos e conhecimentos nesta pesca apaixonante...os resultados aparecem :wink:

NOTA: como disse o Mário estamos no final da êpoca de procriação, não é raro ver junto das margens grandes fémeas a guardar a sua prole... lançar afastado da margem é uma garantia de que o nosso alvo seram os machos, defendendo a continuidade da éspecie...os juvenis são também "alvos" fáceis; devolvam o peixe á água cuidadosamente... :arrow: PESQUEM DE FORMA RESPONSÁVEL

Ab

8)
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Tá 5* Flex =D> =D> =D> , todos ao Maranhão e em força garago. :mrgreen:
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Flex a resposta está excelente mas para iniciantes se calhar é melhor explicar tudo muito bem.

Por exemplo quando dizes Minnows isso quer dizer peixes de vinil mole
Minnows
Minnows
Quando dizes e crankbaits são peixes de corpo duro com barbela
Crankbaits
Crankbaits
Quando dizes Carolina deves dizer que se trata de um sistema composto com um vinil mole que está preso num estralho com cerca de 50cm (pode variar de tamanho) que está preso a um destrocedor. Na parte superior do destrocedor leva um chumbo (de preferência tipo bala mas com concavidade).
sistema carolina
sistema carolina
.
Exemplo carolina
Exemplo carolina
carolina.gif (9.43 KiB) Visto 907 vezes
Quando dizes texas deves dizer que este sistema é identico ao carolina só que não leva o destrocedor. O chumbo corre até ao vinil
Texas
Texas
Sistema texas
Sistema texas
trig05.jpg (6.09 KiB) Visto 908 vezes
WTD (Walk-the-dog ) quer dizer em português passear o cão e a técnica é essa mesma. Utilizas a cana como se estivesses a passear um cão. Esse movimento dá um trabalhar porreiro à amostra ou vinilo.

Colega Montargil não desistas pois esses bichinhos dão uma luta porreira. Mas não se esqueça que Devemos preservar hoje para termos amanhã.

Um abraço e boas pescas
Responder