Solha e faneca em risco no Tejo

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Solha e faneca em risco no Tejo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por pedrolourenco79 »

A solha e a faneca estão a desaparecer do rio Tejo, em busca de águas menos aquecidas pelas alterações climáticas, enquanto espécies até agora quase inexistentes, como o sargo do Senegal, chegam cada vez em maior abundância, noticia a agência Lusa.

O aumento da temperatura da água, de quase dois graus em menos de trinta anos, é a razão desta movimentação de espécies piscícolas no estuário do Tejo, segundo explicou à agência Lusa a bióloga Maria José Costa.

Mas se umas espécies abandonam o Tejo, à procura de águas mais frias, outras vêm de longe para ocupar o lugar das que partiram.

«É o caso do charroco [um peixe muito usado em caldeirada]. Quase não existia e hoje pesca-se com a maior facilidade. Outra espécie que também não havia e agora é a mais abundante do Tejo é o sargo do Senegal, que existia apenas na costa africana», conta a investigadora, que dirige o Instituto Oceanográfico da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa.

Outro exemplo é a corvina, um peixe muito apreciado pelos portugueses: «Dantes a corvina aparecia esporadicamente. Agora faz a sua reprodução no estuário do Tejo e encontra-se muita», adiantou.

Os primeiros estudos da investigadora no Tejo foram feitos em finais da década de 70. Comparando esses dados com os actuais, a investigadora concluiu que as espécies habitualmente do sul aumentaram devido às alterações climáticas e, em especial, ao aumento da temperatura das águas.

in portugal diario
http://diario.iol.pt/ambiente/tejo-peix ... -4070.html
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por Paulo »

Vem dar razão ao que já tinha dito acerca da Faneca aqui na zona oeste.

Que para mim a principal razão da migração mais para norte devia ter a ver com o aquecimento. :wink:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por Ramiro »

Para mim é um conjunto de factores (para além dos climáticos), onde na minha opinião destaco a pesca "rapa tudo". Grandes, pequenos, o que interessa e o que não interessa, vem tudo ver o Sol ao vivo e a cores. E o que não interessa, vai borda fora, para servir de comer aos peixinhos (que já não estão lá :roll: ). Ao menos as Gaivotas fazem um festim... por enquanto.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por Paulo »

Sim para o factor menos peixe (geral) também acho que é a pesca rapa tudo.

Mas o mal está no nosso lado, também. Ainda sábado apanhei um robalote com 30cm e mandei à água, depois em conversa com o pescador (não o conhecia) ao lado disse que mando sempre fora peixe sem tamanho. Ele logo, mandas fora vem outro a apanha-o, respondi, se todos pensarmos assim :roll: ... lá nisso tens razão respondeu ele, devemos fazer o que a nossa consciência dita.

O problema é que a maior parte da consciência dita, para dentro do saco. :evil:

Agora o facto de certas espécies aparecerem cada vez mais a norte e menos a sul, estado estas a ser substituídas por outras que raramente apareciam mais a norte, tem a ver mais com o factor clima.

Vais ver se entretanto não começam a sair bicas regularmente aqui na zona. :twisted:
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por lostsoul »

dass :twisted: cimbalinos ai pra cima é que nao :mrgreen:

deixa la estar as bonecas aqui em baixo :mrgreen: haver se apanho alguma tem andado fugidas dass #-o pracase deve ter sido praga :evil:

mas nao tem funcionado la muito bem porque os pargos tem ca bindo a minha beira :mrgreen: :mrgreen:
toalhas

Re: Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por toalhas »

Epá as Fanecas podem ficar todas no Norte, agora aqueles Sargos enormes mandem cá para baixo. :roll:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por pedrolourenco79 »

e tu manda as douradas grandes cá para cima sff.. estou farto de apanhar pequeninas hihi :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: Solha e faneca em risco no Tejo

Mensagem por Humbfish »

pedrolourenco79 Escreveu:e tu manda as douradas grandes cá para cima sff.. estou farto de apanhar pequeninas hihi :mrgreen:
Está quase a chegar o tempo delas aqui em Aveiro, só falta mesmo o alvarinho para acompanhar :lol: :mrgreen:

Abraço,
Humberto
Responder