Percas

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Percas"
na nova versão do site.

tinanati
Mensagens: 11
Registado: terça fev 12, 2008 2:54 pm

Percas

Mensagem por tinanati »

Sou adepto de devolver o peixe à liberdade, mas uma vez que estamos no defeso e pelo que tenho lido as percas são prejudiciais para as outras espécies gostava de saber que engodo usar, eventualmente o tipo de montagem e o tipo de aguas que elas mais costumam utilizar.

Um abraço
Obrigado
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Percas

Mensagem por rui valerio »

boas...

a pesca á perca era muito usada nas provas de competição, uma vez que era o peixe que se pescava enquanto os engodos faziam o seu efeito nos peixes mais "nobres" para a acção de pesca!

as montagens para a perca fazia-as com linha "forte" 0.16 e 0.14, comk uma boia de 0.75 ou 0.5, uma olivete e um anzol 14 quando estavam "francas" e/ou 16 quando mais difíceis, anzois sem farpa( a finalidade do anzol grande e sem farpa era para uma desferragem mais rápida) .

O engodo para a perca a pesca das percas é um engodo de sombra, ou seja um engodo que turve a água, alguns colegas usavam engodos á base de sangue, engodos de tainhas, etc, eu pessoalmente usava a terra preta misturada com água e umas borras de café, em estado semi-liquido ( misturava água até fazer uma lama) depois com uma colher jogava para a água. ( isto em concursos)

fora de concurso, pode raspar o fundo da barragem com um pau, o barulho e a terra que levanta chama as percas.

outra tactica que se usava em concurso era estender logo a manga, visto que assim criava-se uma estrutura de sombra e de proteção para as percas, poucos minutos depois era tira-las de volta da manga.

extra concurso, pode alterar o aspecto fisico do pesqueiro ( é proibido em concurso), ou seja, se não tiver muitas estruturas, ou estruturas dificeis de se pescar, pode sempre meter um ramo na água, pouco tempo depois elas encostaram lá!

a tecnica de pesca que eu usava era:
Engodava e depois lançava com força de forma a "estalar" a montagem na água ( boia e olivete, por isso usava montagens pesadas)o barulho atrai as percas

era uma tecnica que me ajudou a protagonizar boas classificações em alguns concursos nomeadamente na Aguieira e no douro!

a velocidade de execução é fundamental neste tipo de pesca, em concurso!

qquer duvida é só apitar, do que pouco que sei podem dispor á vontade!!

boas pescarias


edit Engodo de sombra entende-se por engodo de suspensão, qquer engodo com estas carateristicas deve surtir efeito!! vá tentando, mas acho que não se deve gastar dinheiro, quando a solução pode ser mais economica!!

edit 2 cana para acção de pesca era uma vara de 4 metros com uma ponteira forte, as percas não se cansam, arrancam-se da água.a altura era váriada, mas normalmenet a meia água quando francas e mais rente ao fundo quando mais desconfiadas.

atenção, a perca quando não come, não come mesmo... veem brincar umas com as outras ( desova) junto ao isco e nem sequer lhe ligam.

Quando estão mais dificeis, mexer o isco e provocar o ataque tambem surte o seu efeito!
Última edição por rui valerio em quarta abr 02, 2008 10:31 am, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Percas

Mensagem por pisões »

Rui Valério.

Excelente resposta.

Este site está a melhorar a olhos vistos. É só grandes aquisições. =D>
tinanati
Mensagens: 11
Registado: terça fev 12, 2008 2:54 pm

Re: Percas

Mensagem por tinanati »

Rui Valério
Excelente resposta
Esperando não estar a abusar, sposição de chumbos em especial?
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Percas

Mensagem por rui valerio »

tinanati Escreveu:Rui Valério
Excelente resposta
Esperando não estar a abusar, sposição de chumbos em especial?

usa e abusa :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

é assim, uma olivete e depois calibras a montagem com mais chumbinhos distrubuidos com os pesos decrescentes( cumbos diferentes, ou agrupados) até chegar ao anzol, esse ultimo chumbo deve estar aproximadamente a 20/25 cm do anzol, mas pode tentar, depende de alguns factores, veja como se comporta a montagem, se o isco se apresentar de uma forma mais natural melhor!!

se não souber como se apresenta um isco natural... é facil, joga um isco solto e observa a descida =P~ =P~ =P~

normalmente usava o asticot, anzol cheio, dava para vários lançamentos :lol: :lol: :lol: :lol:
tinanati
Mensagens: 11
Registado: terça fev 12, 2008 2:54 pm

Re: Percas

Mensagem por tinanati »

Pescam-se em aguas fundas ou nem por isso?
Em fundos lodosos?
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Percas

Mensagem por pisões »

tinanati Escreveu:Pescam-se em aguas fundas ou nem por isso?
Em fundos lodosos?
São peixe que aparecem em águas com pouca profundidade (embora por vezes se pesquem em locais mais fundos).

Elas gostam de fundos mistos (areia e pedra) e se tiver algum ramo ou árvore submersa também estarão por perto.
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Re: Percas

Mensagem por bluemerlim »

Eu chamo as percas de "" sarguetas de agua doce "". :lol:
Responder