tecnica e material a usar na chumbadinha...

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tecnica e material a usar na chumbadinha..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Paulo »

Continuando... para mim chumbadinha é uma coisa, pescar ao sentir / pesca ao fundo ligeiro é outra.

Para mim chumbadinha é usar no máximo 10gr/15gr, muitas vezes menos, a gramagem deve ser a correcta para: conforme o estado do mar, o isco afundar mas, e aqui a diferença, conseguir andar sempre em movimento. A saltar de pedra em pedra.

Se pescas com 20, 30 ou 40 gr, normalmente a pesca só de vez em quando é que mexe, a maior parte das vezes está parada. A vantagem desta pesca ao fundo mais ligeira é poderes pesca em cima de pedras, continuas a enrochar, mas enrochas menos do que com montagens normais de pesca ao fundo.

Acerca da oliva (que é o que uso num e noutro tipo de pesca) bater ou não no anzól. Quando pesco à chumbadinha, pesco sempre com ela a bater no anzól (directo). Gosto mais do trabalhar e tenho a impressão que enrocha menos, nem que seja pelo facto de ter menos uma coisa (destrocedor) a poder prender nas pedras.

Quando é pescar ao sentir, e como já utilizo olivas maiores, já meto um destorcedor para para a oliva e depois é que junto o estralho 30 ou 40 cm.

Os últimos sargos que apanhei foi ao sentir e não à chumbadinha. :wink:
Anexos
Vejam a água, 5 estrelas...
Vejam a água, 5 estrelas...
Sargo
Sargo
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Ramiro »

Mas a verdadeira pesca "ao sentir" ou "tento" não é nada disso. :roll:

Na, na, naaaaa. [-X

:mrgreen:

8)
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:Mas a verdadeira pesca "ao sentir" ou "tento" não é nada disso. :roll:

Na, na, naaaaa. [-X

:mrgreen:

8)
Paulo Escreveu:Continuando... para mim
:roll: :roll: :roll:

Se quiseres explicar parar ti o que é, ficamos todos mais ricos. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
jb
Mensagens: 418
Registado: segunda set 10, 2001 11:00 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por jb »

:-k :-k :-k :-k :-k :-k :-k :-k na
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Ramiro »

paulo Escreveu:
Ramiro Escreveu:Mas a verdadeira pesca "ao sentir" ou "tento" não é nada disso. :roll:

Na, na, naaaaa. [-X

:mrgreen:

8)
Paulo Escreveu:Continuando... para mim
:roll: :roll: :roll:

Se quiseres explicar parar ti o que é, ficamos todos mais ricos. :mrgreen:
Não é para mim... é geral... pelo menos penso que é. Isto acabam por ser variantes do mesmo mas, o "tento" não costuma utilizar qualquer espécie de chumbo (ou peso artificial). Só a iscada no anzol.
Há zonas onde até se pesca com canas de linha fixa, sem carreto. Nem todos os pesqueiros permitem a linha fixa, como é lógico.
E prontes... de resto não tem mais nada que saber. As iscadas são à vontade do freguês, etc, etc... e óspois vai das mãos de cada um. :wink:
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por bluemerlim »

Paulo, apesar de ja teres eplicado e eu saber ao que te referes com a chumbadinha.......2 questões?
1ª- A linha custuma passar bem dentro da oliva de maneira a criar espaço entre a oliva e o anzol de maneira ao fio andar por ali ???

2ª- Como o peso d oliva é tão ligeiro a linha fica esticada ou não?? E esta técnica,estamos sempre a puxar e a lançar ou deixamos a pesca lá estar até sentir-se okes???
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:
paulo Escreveu:
Ramiro Escreveu:Mas a verdadeira pesca "ao sentir" ou "tento" não é nada disso. :roll:

Na, na, naaaaa. [-X

:mrgreen:

8)
Paulo Escreveu:Continuando... para mim
:roll: :roll: :roll:

Se quiseres explicar parar ti o que é, ficamos todos mais ricos. :mrgreen:
Não é para mim... é geral... pelo menos penso que é. Isto acabam por ser variantes do mesmo mas, o "tento" não costuma utilizar qualquer espécie de chumbo (ou peso artificial). Só a iscada no anzol.
Há zonas onde até se pesca com canas de linha fixa, sem carreto. Nem todos os pesqueiros permitem a linha fixa, como é lógico.
E prontes... de resto não tem mais nada que saber. As iscadas são à vontade do freguês, etc, etc... e óspois vai das mãos de cada um. :wink:
Mas agora pergunto eu... Eu falei em pesca ao tento??? Eu nunca fiz essa pesca, nem cana para isso tenho :lol: :lol: :lol:

Eu falei em pescar ao sentir e em pesca ao fundo ligeiro.

Pelo menos bastante pessoal com quem já falei, aqui da zona, chamam pescar ao sentir, quando estão a pescar ao fundo, com uma chumbada leve, 20-80gr e estão sempre com a cana na mão, a tentar sentir e ferrar o peixe. Agora se muitos outros chamam pescar ao sentir ao pescar ao tento, isso é coisa que me passa ao lado. :roll:

Para mim pescar ao sentir ou pesca ao fundo ligeiro é quase a mesma coisa em termos de material. A diferença está no facto do pescador estar sempre com a cana na mão, a sentir o peixe (ou a tentar sentir), ou em ter as canas colocadas num suporte. Como disse este tipo de pesca é comum fazer em zonas +- rochosas, já que quando mais leve a chumbada, menor a tendência para enrochar.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Paulo »

bluemerlim Escreveu:Paulo, apesar de ja teres eplicado e eu saber ao que te referes com a chumbadinha.......2 questões?
1ª- A linha custuma passar bem dentro da oliva de maneira a criar espaço entre a oliva e o anzol de maneira ao fio andar por ali ???

2ª- Como o peso d oliva é tão ligeiro a linha fica esticada ou não?? E esta técnica,estamos sempre a puxar e a lançar ou deixamos a pesca lá estar até sentir-se okes???
1 - A linha passa por dentro da oliva, vê as fotos.

2 - Nesta técnica lanças e depois deixas a isca andar ao sabor da corrente, quando chega a uma zona sem água recolhes. :lol: O fio deve estar sempre com alguma tensão, é difícil explicar por palavras, mas se pescares com esta técnica facilmente percebes. Deves ter a tensão necessária para a isca andar (mas não podes fazer tensão a mais para ela não sair da água), mas por vezes damos fio, baixamos a tensão, é acima de tudo uma pesca dinâmica. Estás sempre a "trabalhar". :wink:
Anexos
Sargo, Oliva 10gr
Sargo, Oliva 10gr
Oliva e Camarão
Oliva e Camarão
Responder