tecnica e material a usar na chumbadinha...

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tecnica e material a usar na chumbadinha..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Ramiro »

paulo Escreveu: Mas agora pergunto eu... Eu falei em pesca ao tento??? Eu nunca fiz essa pesca, nem cana para isso tenho :lol: :lol: :lol:

Eu falei em pescar ao sentir e em pesca ao fundo ligeiro.

Pelo menos bastante pessoal com quem já falei, aqui da zona, chamam pescar ao sentir, quando estão a pescar ao fundo, com uma chumbada leve, 20-80gr e estão sempre com a cana na mão, a tentar sentir e ferrar o peixe. Agora se muitos outros chamam pescar ao sentir ao pescar ao tento, isso é coisa que me passa ao lado. :roll:

Para mim pescar ao sentir ou pesca ao fundo ligeiro é quase a mesma coisa em termos de material. A diferença está no facto do pescador estar sempre com a cana na mão, a sentir o peixe (ou a tentar sentir), ou em ter as canas colocadas num suporte. Como disse este tipo de pesca é comum fazer em zonas +- rochosas, já que quando mais leve a chumbada, menor a tendência para enrochar.
Por essa ordem de ideias, desde que estejas com a cana na mão estás a pescar ao sentir. E há muitas pescas que podes pescar e pescas de cana na mão. :roll:

Mas prontes... fica com a bicicleta.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Paulo »

Pois... essa foi uma questão que sempre me intrigou, quando me disseram que essa pesca "light" era pescar ao sentir. Mas depois pelo entendi a diferença (entre a pesca com cana na mão) estava nos locais e nas montagens muito leves. Mas é como te disse, foi o que me passaram da pesca ao sentir.

Agora, se a verdadeira pesca ao sentir é a pesca ao tento, então há por aí muitos enganados tal como eu estou. :roll:

Agora já que estamos numa de acertar os termos e afirmar as coisas de foram correcta. Posso informar-te que a pesca ao tento pode e normalmente utiliza chumbos (ao contrário do que afirmas), se quiseres ver até é muito parecida com a pesca à chumbadinha, a diferença está na cana, no tento são utilizadas canas de pesca à francesa. As tais canas sem passadores e sem carretos. É uma pesca interessante, no ano passado numa das minhas pescas ao carapau, ao meu lado estava um pescador a usar a técnica do tento e tinha excelentes resultados, até fiquei tentado em experimentar essa técnica. :roll:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Ramiro »

São outros tempos. Ou eu já sou muito velho ou o contrário. Nunca vi pescar ao tento com canas de francesa, mas já vi pescar com canas da indía com o fio atado na ponta. Mas a m... (pardon my french) é a mesma.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Paulo »

:lol: :lol: :lol: Pois eu também já vi pescar ao fundo com canas da índia e com canelons, são realmente outros tempos. :wink:
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por lostsoul »

a conversa esta interessante :twisted: mas estamos a fugir ao assunto :mrgreen:

duvidas:
- para esse tipo de pesca, o pesqueiro deve ter pouca profundidade aguas mexidas
- as aguas aqui podemos entrepretar como: agitadas com rebentaçao nas rochas ou numa zona a seguir, ou basta por exemplo ser uma zona de correntes :?:
- ja percebi que por vezes pescas em zonas com limo, isso nao atrapalha o trabalhar da isca,ou o sentir do peixe :?:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Paulo »

Pois... realmente tens razão, sai do assunto. Fui cortado no raciocínio. 8)

Mas... Já agora, se mais alguém desse as suas opiniões acerca destes tipos de pesca era interessante :roll: . Para não ser sempre o mesmo a falar, de certeza que há por aqui mais entendidos do que eu. Alguns até certamente com mais anos de experiência nestes tipos de pesca. :D

Eu comecei há pouco mais de um ano a pescar à chumbadinha e ao sentir, afinal, nunca pesquei. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por flex »

Pesca a sentir a chumbadinha a bater com tento não fique enrochada? :mrgreen: :mrgreen: isto até parece outra coisa F%D#&.... cambada de :roll:

LostSoul....vamos é mas é áo Meco\Foz fazer uma chumbadinha...que ali não dá para pescar ao tento :lol:(era preciso cana de 6-7m :roll: e camarita viva) e "meio-fundo" enrocha muito :twisted: (espera-se tempo favorável e oportunidade :? )...a ver se se arranja uma canita para experimentares :wink: ....e peixe #-o (parece que os gajos do barco nem os deixam chegar perto de terra :mrgreen: )

8)

...os "Franceses" trazem umas técnicas esquisitas e depois a malta junta uns regionalismos e uns toques populares e .... :roll:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Carpa Real »

Boas a todos, só para referir que a verdadeira pesca ao sentir é com cana á Francesa telescópica normalmente até 8 metros e sem qualquer peso tal como diz o Amigo Ramiro. A forma como o Paulo pesca e diz bem á cumbadinha tambem para os meus lados pescam assim com chumbeiras ate 60 Gr. e chamam-lhe pescar ao sentir, porque estão com a cana sempre na mão e ao mais pequeno toque de imediato fazem a ferragem.

Carpa Real
Responder