Epoca de Defeso

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Epoca de Defeso"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por Paulo »

toalhas

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por toalhas »

Dasse, é mesmo uma coisa terrivel o que os arrastões fazem.
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por bipbip »

:cry:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por joaosousa »

enfim lamentável...e o mais lamentável é isto ocorrer vezes sem conta!
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por Ramiro »

E para além do arrasto, as redes alvoradas (por vezes com alguns milhares de metros de comprimento) são outro verdadeiro atentado. A semana passada, o Robalo de rede desceu ao valor de € 3,00 na lota.
toalhas

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por toalhas »

E depois á aqueles pescadores de %&$#" como ouvi ontem que andam a apanhar robalitos com 1 palmo. :twisted:
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por rui valerio »

bem já tinha escrito neste post, mas devo-me ter enganado e mandei para outro lado qualquer :oops:

Em relação a captura de carpas na epoca de defeso, penso que podes capturar, não podes reter é os peixes, até porque nas aguas onde existem carpas podem ter e normalmente co-existem outras espécies com epocas de defeso diferentes, assim como espécies que não se encontram abrangidas pelo defeso ( imagina que estás no carp fishing e tens que convencer as autoridades que aquela boillie é para sacar uma perca-sol :^o =P~ [-o< )

a retenção é proibida, pesca e solta ( como deveria ser feito ao longo do ano, ).

Em relação as carpas a desovar em junho/julho, penso que as carpas maiores podem fazer 2 desovas por ano, embora os ovos da segunda desova normalmente alimentem as crias das primeiras desovas dos habitantes das massas de água.

Assisti e parti uma cana nos c***** dum C***** na barragem de campo maior que estava a matar as carpas grandes da 2ª desova á "pasada", ou seja as carpas a fazer a desova em junho, nas ervas dos baixios, com a barbatana dorsal fora de água e o c***** com um pau matava-as.. passei-me dos carretos e parti uma bolonhesa de 6m :twisted:, haviam de o ver a correr para fora de água em cuecas =D>

em relação aos arrastões... td visto e td dito!

O defeso (como muita coisa) passa obrigatóriamente pela alteração de mentalidades, coisa dificil num país onde a iletracia rasa a indignação e a vergonha da sociedade ocidental, eu como professor de 1º ciclo tenho assistido a várias situações que muitas vezes fazem com que eu perca a esperança neste Portugal.

já falei no rio vouga, a quantidade de redes e de veneno que´esse rio vê por ano, é uma coisa de outro mundo, avisadas as autoridades não se vêem resultados satisfatórios, fiscalizam a pesca desportiva, mas o resto.... tstststst, embora reconheça que a tarefa não é facil e muitas vezes pouco gratificante ( normalmente isto acontece em zonas de dificil acesso e bem conhecida por parte dos infractores).... mas é um rio espetacular... peixe não falta, os tamanhos é que vão diminuindo!!

pesquem ..... bem!
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por bipbip »

o rio vouga tem zonas onde a pesca profissional é possível. :(

Quanto ao nosso Portugal, fui professor do primeiro ciclo nas actividades complementares e estive ligado à educação durante largos anos desde o primeiro ciclo ao secundário.
Agora sou Professor Universitário e mesmo assim... tenho muitas duvidas! Acho que mais importante que saber a tabuada é saber estar na sociedade e a maior parte dos alunos que conheço... não sabem o que isso é! Muita falta de educação, mas em casa... porque a escola é apenas um complemento!

Acredito que se todos nos unirmos e fizermos a revolução no mundo da pesca, com workshops, educação dos mais novos, que por sua vez vão educar os mais velhos. Coisas como lixo (toneladas!) junto às margens, o desrespeito pela natureza: pescar um peixe calcar, deixar nas margens, atirar para o lixo, trazer para casa e deixar apodrecer no congelador! Desrespeito entre pescadores, etc... estas coisas podem ser diferentes.

Reparo que neste grupo existem várias pessoas com capacidades para mudar o mundo da pesca, no nosso país!

Abraço
Pedro
Responder