Epoca de Defeso

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Epoca de Defeso"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Epoca de Defeso

Mensagem por bipbip »

Olá,

A minha grande duvida é:

Todos nós praticamos pesca sem morte, mas fazemos uma pesca especial às Carpas que se encontram no defeso... será possivel assim ir à pesca na mesma durante o defeso?
Tenho esta duvida desde que pratico pesca!

Já agora... esta lei é uma das que deveria mudar! :) É que as carpas, sao animais... e como tal nao tem uma data para desovar. hehehehehe. No ano passado em Junho ainda vi carpas na Desova.

Abraço
Pedro
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por Paulo »

Pois é Pedro.

Não te vou responder à pergunta porque não sei.

Mas vou falar do outro assunto que referiste.

Na pesca no mar é necessário tomar medidas urgentes de protecção das espécies. Há quem defenda épocas de defeso. Pessoal sempre me bati e vou continuar a bater contra essa ideia do defeso por decreto.

Com as alterações climatéricas que existem cada vez é mais difícil prever em que altura uma determinada espécie está na desova.

Sou a favor de Santuários, de locais onde pura e simplesmente é proibido qualquer tipo de pesca durante todo o ano. Acho que cada concelho deveria dar uma percentagem das suas águas para esse efeito, claro que os locais teriam de ser escolhidos com bases cientificas. Não podemos prever a altura da desova, mas os locais de desova para determinadas espécies são praticamente os mesmos todos os anos.
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por bipbip »

Eu penso que a gestão das águas passa por muito mais que uma simples lei de defeso. :D

Para mim muitos dos problemas estariam resolvidos se a maior parte das pessoas fizessem pesca sem morte, e se existisse uma boa gestão das águas. Não era necessário mais nada... acontece assim em muitos países e com mais pescadores do que em Portugal.

Um dos graves problemas são as redes... e outros meios furtivos para conseguir vencer o peixe!

Abraço
pedro
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por Paulo »

Penso que pesca sem morte no mar vai ser difícil de implementar.

Falo por mim, respeito os tamanhos mínimos, até os passo em certas espécies, por exemplo não trago sargos com menos de 20cm.

Tudo o que são peixes que não consumo devolvo com vida ao mar com vida (irritam-me seriamente aqueles pescadores que deixam o peixe a morrer nos pesqueiros).

Gosto de comer o meu peixinho e vai-me ser difícil abdicar disso para o ir comprar à praça. Se todos respeitassem os tamanhos, se estes fossem aumentados em certas espécies, se todos capturassem o necessário para o seu consumo e o dos seus, penso que seria o suficiente (da nossa parte).

Agora falta a outra parte, e essa, já sabemos como funciona. Apesar que em conversas de ocasião, quem me vem falar mais mal dos profissionais e das suas (más) acções são precisamente os pescadores profissionais ou ex-profissionais já reformados. Eles mais do que nós, sentem na pele a falta de peixe no mar e sabem as razões dessa falta.
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por bipbip »

No mar é outro campeonato. :D 10 toneladas de peixes para uns e 10kg para outros. :)
Acho que no Mar deveria existir os tamanhos minimos porque assim seria possivel que um peixe se desenvolvesse e procriasse... ficavam todos a ganhar! ;)

Abraço
Pedro
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por aranha »

o defeso no mar até seria viável se nessas épocas a ASAE fiscaliza-se a entrada do pescado, é que para cumulo, as maiores dizimações de cardumes de robalos sao quando eles vem desovar, se ao menos eles desovassem...mas nem isso, depois, ah e tal... nao ha peixe, pois nao, claro :evil: :evil:
karva

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por karva »

bipbip Escreveu:...Acho que no Mar deveria existir os tamanhos minimos porque assim seria possivel que um peixe se desenvolvesse e procriasse... ficavam todos a ganhar! ;)

Abraço
Pedro
Mas no Mar há tamanhos minimos para os CRUSTÁCEOS, PEIXES e MOLUSCOS.

Pode-se é considerar que para algumas espécies essas medidas poderam estar desajustadas e como tal deveriam de ser maiores, mas lá que existe, existe. :wink:

karva
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Epoca de Defeso

Mensagem por bipbip »

O que sei é que por exemplo o Robalo nos Estados Unidos só os realmente grandes é que se podem trazer para casa.
Assim todo o ciclo já está realizado.

Pena que os pescadores desportivos... são sardinha miuda. Quem estraga tudo na minha opinião são os Arrastos... que basta pensar um pouco! Leva tudo pela frente... peixe, fundos, alimentação dos peixes, etc.

Abraço
Pedro
Responder