Engodo de pesca de água doce

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engodo de pesca de água doce"
na nova versão do site.

josecid
Mensagens: 1
Registado: segunda mar 17, 2008 10:50 pm

Engodo de pesca de água doce

Mensagem por josecid »

Olá sou um novo pescador no fórum. alguém me pode dar umas dicas de receitas de engodos para carpas e abletes.
Dizem que as carpas gostam de alguns aromas, al~gém me pode esclarecer isto, gostava que alguém me ajudasse. cumprimentos
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Engodo de pesca de água doce

Mensagem por bipbip »

Um bom engodo e barato são os pellets de trutas. Não sei se conheces. E estás ao mesmo tempo a alimentar as carpas. ;)

Abraço
pedro
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Engodo de pesca de água doce

Mensagem por aranha »

o engodo pode variar muito de pesqueiro para pesqueiro, mas o gosto pelo aniz é muito comum
experimenta ração para coelhos com anis, se nao atrair...ao menos alimentas as carpas :lol: :lol: :lol:

bem vindo a este forum :wink:
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Engodo de pesca de água doce

Mensagem por rui valerio »

engodos para carpas.....

pesco carpas desde muito novo ( não que seja idoso, mas tenho no minimo 20 anos de pesca á carpa) em relação aos engodos, passaram muitos anos e muitas modas, as pallet´s tem 4 ou 5 anos desde que as vi no mercado, e pesquei com elas, são eficietes em zonas onde são usadas com alguma reglaridade, mas o fundamental na engodage depende das zonas onde se pesca ..

antes da abertura geral, normalmente na minha zona ( rio vouga ) o pessoal engoda com ervilhaca, ervilha e trigo os poços onde se vai fazer a abertura da pesca, e os resultados são excelentes, grandes pescarias para quem sabe como o pesqueiro está "ensibado", os barbos são grandes e generosos ( infelizmente muitos não regressam ao seu meio natural, para que possam proporcionar momentos de alegria e prazer a mais pescadores, mas enfim, é o portugal que temos), podem pescar com outro isco qualquer, mas nunca serão recompensados da mesma forma...

carpas com figos, em zonas de figueiras, com uvas em zonas de vinhas ... já tudo se viu,e para mim, a lição de pesca que aprendi, e continuo a praticar é a seguinte:

estuda, analisa, olha para o pesqueiro com olhos de ver, no dia seguinte ( ou no mesmo dia) testa as teus modelos conceptuais e retira esse resultado, com muito peixe ou com pouco peixe, fundamental é que tenhas entendido a linguagem desse pesqueiro que escolheste!!

engodos de massa (quantidade), é sinal da modernidade dos tempos ... mais peixe, talvez mas "pior peixe" quase de certeza.
deixei de pescar nos POÇOS do meu querido rio vouga, este rio que teimosamente resiste ás inumeras investidas das redes e dos venenos, onde ainda hoje pesco ( nas correntes) e solto a maior parte das trutas que consigo "enganar" ( perdoem-me os pescadores 100% de pesca sem morte, mas uma bela truta grelhada, daquelas bravias e saborosos não resisto), mas voltando, deixei de pescar pois tudo o "burro " saca peixe graças a ração granulada de todas as espécies e feitios que é jogada ás toneladas nas águas desse belo rio, que tem os dias contados, graças a barragem de ribeiradio que parece que vai ser construida, com o inicio previsto neste ano.

pesco no meu querido vouga, sim pesco, nas correntes com as várias tecnicas que aprendi ao longo dos anos, ao encontro dessa maravilha da naturesa, as trutas, aquelas "bravias" que saltam, correm rebolam, fazem tudo para fugirem daquela amostra que as enganou e que teimosamente as trazem para a mão do pescador, que depois de devidamente arrefecida ( a mão) a solta com uma alegria e um prazer que só nós conseguimos sentir. ( desde que não tenham aquele tamanho kileiro que me obriga a pecar contra a truta e sempre a favor da gula!)

pesca: engodos e afins ... isso é para competir... pescar é entender o peixe, a natureza e no fundo usar a pesca para nos encontrarmos com a nossa condição humana em interacção com a natureza.

fugi da questão, mas o essencial da minha opinião está aqui.... adeus vouga, como te vi, como te conheci, e mesmo tão diferente, como te amo!


Rui Valério, 36 anos, pescador desde os 13 no rio vouga, maior dedicação com as carpas durante o curso em Portalegre ( 1989/ 1994), pescador de competição ( pouco tempo, pois não me satisfez) e iniciado neste momento em pesca embarcada!

pesquem .... bem!
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Re: Engodo de pesca de água doce

Mensagem por bluemerlim »

só tenho 1 boneco para essas palavras
=D>
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Engodo de pesca de água doce

Mensagem por Paulo »

Excelente, o texto e principalmente a mensagem =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Engodo de pesca de água doce

Mensagem por pedrolourenco79 »

Grande texto e grande filisofia de pesca... =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Engodo de pesca de água doce

Mensagem por pisões »

pedrolourenco79 Escreveu:Grande texto e grande filisofia de pesca... =D> =D> =D>
Corroboro as tuas palavras... se todos fizessemos isso ainda tinhamos muitas trutas para enganar.
Responder