Na época do defeso, pode-se manter os peixes em mangas??

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Na época do defeso, pode-se manter os peixes em mangas??"
na nova versão do site.

Alex00000
Registado: sábado fev 16, 2008 2:49 pm

Na época do defeso, pode-se manter os peixes em mangas??

Mensagem por Alex00000 »

Boas,caros amigos !!! Sou emigrante na Alemanha,e como em Abril vou deférias ao nosso maravilhoso Portugal, aproveito para ir pescar. A minha perguntaé a seguinte. Aqui pratico a pesca Catch-and-Release, como nao como peixe, tambem nao os quero desnecessariamente matar, por isso , aopescar, vou metendo.as nas Mangas e antes de ir para casa, tiro umas fotos do maior exemplar e da Pescaria efectuada, e meto os peixes todos na água novamente. Em Abril, é a época de defeso das Carpas, e para o Rio onde voupescar há muitas, talcomopimpoes e outras espécies. Provavelmente irei pescar umas carpas, no entanto apenas irei com ideias de levar os pimpoes para casa, com destino ao meu lago privado. Eu gostaria desaber se é legal, á medida que iria apanhandoo peixe, ter 2 Mangas na água, uma para pipoes e outras espécies em que nao teem época de defeso e outra Manga para meter as Carpas, como fim apenas de fazer as fotos e devolver depois á água !?????? Desde já o meu obrigado pelos vossos comentários.
Alex
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Na época do defeso, pode-se manter os peixes em mangas??

Mensagem por aranha »

bem vindo a este pesqueiro :wink:

nao, nao pode reter o peixe na manga e tambem nao pode levar pimpões para casa antes de 16 de maio, estao em defeso tambem :!:
Alex00000

Mensagem por Alex00000 »

Muito obrigado ! Isso quer dizer que nao posso levar peixe nenhumpra casa?? Irei estar em Portugal de 11 a 23 de Abril, que tipo de peixe posso pescar entao?? No Mar , (sou da Figueira da Foz) ,também é precisotirar licenca?? Que tipo de pesca posso fazer (de cana, claro) e que éspécies posso pescar??? Parece que escolhi uma altura má.....
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Alex00000 Escreveu:Muito obrigado ! Isso quer dizer que nao posso levar peixe nenhumpra casa?? Irei estar em Portugal de 11 a 23 de Abril, que tipo de peixe posso pescar entao?? No Mar , (sou da Figueira da Foz) ,também é precisotirar licenca?? Que tipo de pesca posso fazer (de cana, claro) e que éspécies posso pescar??? Parece que escolhi uma altura má.....
Elásse, um conterrâneo =D> . Ainda vou ter que arranjar uma brigada só prá malta da Figueira. :mrgreen:

Amigo Alex, bem vindo aqui ao pesqueiro, espero que faça aqui grandes pescarias.
Nunca é má altura para uma pesca por cá, ainda mais sendo da Figueira, e na Figueira. Desde o ínicio de 2007 que é necessário possuir licença para pescar no mar, podendo tirar licença para pesca apeada, embarcada ou caça submarina. Em qualquer caixa de multibanco pode adquirir a licença, bastando para tanto ter o n.º do Bilhete de Identidade e os euros correspondentes ao tipo de licença que pretende.
Qualquer dúvida, estamos cá para ajudar.

Ab
Manel
Alex00000

Mensagem por Alex00000 »

Muito Obrigado "PedrasSalgadas" !!
Eu estou é a ver que no posso ir pescar nessa altura!! Será que alguém me poderia dar as datas de Defeso e de que espécies de água doce aí na zona da Figueira, Mira, Montemor-o.Velho,enfim, dessa zona, gostaria de saber !! Ainda nao tenho a licenca ,mas tenho voo pra ir , mas claro,se nao valer a pena , terei de cancelar :shock: Por exemplo,aqui na Alemanha, mesmo que o peixe esteja em època de Defeso,pode-se pescar ás outras espécies e caso venha umaa espécie em que está em alturaproibida tem que ser imediatamente metido á água, assim, o pescador vai matando o vicio na mesma,mas nao pode levar (quase)nada pra casa!! Como já disse, pesco por prazer, sem interesse nenhum em matar,comer ou outros afins ,no entanto nao poderei de maneira alguma matar o vicio... ou há outro caminho??!!
PedrasSalgadas

Boas Alex

Qt às águas interiores não lhe posso adiantar quase nada porque não pratico essa pesca, se pretender pescar no mar aí no que estiver ao meu alcançe, pode contar.

Ab
Manel
Alex00000

Mensagem por Alex00000 »

Ok !! Entao referente ao Mar,que é que aconselha?
PedrasSalgadas

Para a pesca no mar, pode fazer pesca ao fundo ou surfcasting nas praias de fundo de areia, tanto a norte do Cabo Mondego, como a sul da foz do mondego, corrico e spinning nos carreiros do Cabo Mondego, do restaurante Costa até à Pedra da Nau, por exemplo. Pode ainda fazer embarcada, mas na Figueira não há embarcações de Marítimo Turística. Pode também fazer uma pesca ao fundo no rio mondego, em frente à Câmara Municipal, que aí não é proibido. Por vezes estão muitos a pescar à bóia, com bóia de correr atendendo à profundidade do pesqueiro, no molhe da Marina em frente ao Mercado, mas aí está proibida a pesca.

Se fôr mais específico na pesca que pretende fazer melhor. Eu aconcelho a pesca ao fundo em praia, que é a que pratico, e onde tem muitos e bons locais, assim o peixe esteja pelos ajustes.
Ab
Manel
Responder