Licença apeada ou embarcada???

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Licença apeada ou embarcada???"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por morcom »

A minha pergunta é talvez um pouco estupida que é a seguinte: No pesqueiro que eu e um amigo meu costumamos pescar á boia (cavalas,bogas e picas) é uma entrada rochosa em que pescamos mesmo no extremo porque pensamos que é o melhor sitio,mas como nós tambem o resto da malta pensa. O problema é que não dá para todos e os primeiros é que arranjam logo lugar.Então tivemos uma ideia idiota que ainda andamos a pensar que é como quando se pesca á boia o mar é calmo e o sitio não é muito longe pensamos em arranjar um barco de borracha e então conturnar a entrada rochosa e pescarmos mesmo em frente a eles, com uma certa distancia claro.A nossa duvida é a seguinte que tipo de licença é necessaria para esta proeza:será embarcada, mas um barco de borracha não tem motor por isso não é uma embarcação mas também não é apeada porque não pescamos de terra.Uma duvida no minimo estupida,não??????
PedrasSalgadas

Re: Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas Morcom

Tenho antes uma outra dúvida nesse filme.
O barco de borracha, para todos os efeitos é uma embarcação de recreio, tem licença ou necessita estar registado. Para essa pesca parece-me que terá de ter licença embarcada. Mas a dúvida maior, qt a mim está na utilizaçãoo do barco para esse fim. Já há uns tempos também se colocou o tipo de licença para pescar em Kayak. Como a embarcação não tem motor, não precisa ou pode, aqui outra dúvida, estar licenciada. Qd não se encontra licenciada pode ser usada para pesca lúdica ou desportiva :?: :?: :?:
Bem, em qql caso que tudo corra bem e o amigo não arranje um grande azar.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por morcom »

A ideia eu sei que é um pouco estupida mas ainda está em fase de estudo,em todo o caso a ideia de levar coletes salvavidas já está como obrigatoria,não vá os anzois furarem o iate!!!!
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por tomachado »

Meu caro Morcom. Em primeiro lugar devo alertá-lo para uma coisa que para min é fundamental, a segurança. Será que esse bote de borracha a que se refere, oferece segurança e estabilidade para saír para o mar? Depois disto dizer os seguinte : Qualquer objecto que se desloque sobre a água pelos seus próprios meios, sejam eles: Remos, vela ou motor é considerado um navio e por conseguinte, está sujeito às regras estipuladas na lei, tais como: carta de navegador de recreio, seguro de responsabilidade civil, meios de salvamento, etc. Outra coisa que há a ter em conta, é a distância miníma da costa a que se pode pescar. Por tudo isto sugiro que se informe bem, antes de enveredar por uma situação dessas, que além do mais, é demasiado arriscada. Espero ter de algum modo contribuído para o esclarecimento das dúvidas que por aí pairam e que, quanto a mim são muitas. :wink:
karva

Re: Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por karva »

Viva Morcom, o melhor mesmo é levantares-te um bocado mais cedo para seres dos primeiros a chegar ao pesqueiro, senão sujeitas-te a pagar multa e a ficar sem o bote e o restante material de pesca.

Desconheço que tipo de bote de borracha é mas se for dos de praia, não está abrangido pelo Regulamento da Náutica de Recreio logo não podes navegar com ele para além dos 300 metros da costa. Como para o exercicio da pesca lúdica em embarcação de recreio devidamente licenciada, não podes pescar a menos de 300 metros da linha da costa, o melhor é nem pensares nisso. :lol:

Caro tomachado esta..."Qualquer objecto que se desloque sobre a água pelos seus próprios meios, sejam eles: Remos, vela ou motor é considerado um navio..." nem lembra ó diabo. :lol: Então e a classificação a arqueação a propulsão, etc., etc., :lol:

karva
Avatar do Utilizador
BARROSOPESCA
Mensagens: 641
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Re: Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por BARROSOPESCA »

morcom Escreveu:A minha pergunta é talvez um pouco estupida que é a seguinte: No pesqueiro que eu e um amigo meu costumamos pescar á boia (cavalas,bogas e picas) é uma entrada rochosa em que pescamos mesmo no extremo porque pensamos que é o melhor sitio,mas como nós tambem o resto da malta pensa. O problema é que não dá para todos e os primeiros é que arranjam logo lugar.Então tivemos uma ideia idiota que ainda andamos a pensar que é como quando se pesca á boia o mar é calmo e o sitio não é muito longe pensamos em arranjar um barco de borracha e então conturnar a entrada rochosa e pescarmos mesmo em frente a eles, com uma certa distancia claro.A nossa duvida é a seguinte que tipo de licença é necessaria para esta proeza:será embarcada, mas um barco de borracha não tem motor por isso não é uma embarcação mas também não é apeada porque não pescamos de terra.Uma duvida no minimo estupida,não??????
Eu se fosse o meu amigo não me metia numa aventura dessas [-X [-X [-X .Alem de perigoso não deve ser muinto confortavel pescar nessas condições.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por jopinto »

Alem dos cuidados que já foi escrito e que devem observar, uma embarcação é uma embarcação, e não existe licenciamentos para "barcos" com o fim de pesca desportiva alem das Maritimo-turisticas, por isso acho que devem ter a licença EMBARCADA.
Não conheço o local nem o tamanho do barco, mas friso que a segurança deve estar em 1º lugar...
Avatar do Utilizador
castor467
Mensagens: 18
Registado: domingo mar 15, 2009 8:26 pm

Re: Licença apeada ou embarcada???

Mensagem por castor467 »

jopinto Escreveu:Alem dos cuidados que já foi escrito e que devem observar, uma embarcação é uma embarcação, e não existe licenciamentos para "barcos" com o fim de pesca desportiva alem das Maritimo-turisticas, por isso acho que devem ter a licença EMBARCADA.
Não conheço o local nem o tamanho do barco, mas friso que a segurança deve estar em 1º lugar...
O problema é que, para se fazer pesca ludica embarcada sem ser em maritimo-turistica, a embarcação tem que estar registada como "embarcação de recreio"

:119:
Responder