Engôdo para sargos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engôdo para sargos"
na nova versão do site.

dinho
Mensagens: 26
Registado: quinta ago 16, 2007 10:45 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por dinho »

É só dizer que levo as muxaras e o vinho, e ja temos uma boa petiscada. ainda essa segunda fui e so deu sargos viados e umas belas safias.... e claro as tais. =D>
Avatar do Utilizador
joaogoncalves
Mensagens: 56
Registado: segunda mar 03, 2008 2:18 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por joaogoncalves »

=D> =D> [-X também uso sr Duarte
j_goncalves
Mensagens: 1
Registado: sábado abr 04, 2009 1:16 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por j_goncalves »

como sabes nos pontoes a agua tem tendencia a correr muinto tens que fichar o engodo utilisando meias de vidro
para faser umas bolsas e prendelas com umas pedras depois jogas para dentro de agua e o engodo vai saindo
lentamente fixandose no local on pescas
Avatar do Utilizador
jcavalheiro
Mensagens: 150
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por jcavalheiro »

Pessoal assim fico baralhado
Então a actual legislação não proibe o engogo, ecxepto de barco? :moca:
Fiquem bem
karva

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por karva »

jcavalheiro Escreveu:Pessoal assim fico baralhado
Então a actual legislação não proibe o engogo, ecxepto de barco? :moca:
Fiquem bem
Baralhado não há ecesidade para isso... o tópico iniciou-se e desenvoveu-se no Ano de 2008, onde ainda não existia a actual legislação. Depois só houve um post em 2009 de um novo membro em resposta a outro colega da Madeira, onde a legislação não existe.

Ab
SkoopzZ
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 10, 2008 7:54 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por SkoopzZ »

José Grade Escreveu:Realmente existe esse mito em Sintra do ouriço escaldar o pesqueiro... No limite já ouvi que quem pesca com ouriço ninguém tira mais nada senão quem usa o ouriço- DURANTE TRÊS DIAS!!!!!!!!!!! Em certos sítios ofendem-se se pescam com essas chuchas de ovas.

Mas se pescarem com ouriço inteiro tudo bem(até parece que não sangra se o furarmos!), ninguém ralha!

E até parece que volta na volta uma dourada ou até o mar batido não parte uns ouriços- deve ser por isso que ninguém tira peixe!

E quando é a desova do ouriço, a seguir a essa lua ninguém pesca 3 dias porque o mar fica escaldado!

Claro que se engodam com ouriço ovado, o sargo não anda atrás de sardinha e se engodam com sardinha o peixe não está com o sentido no mexilhão. Isto parece evidente para mim, mas não sei.

Eu tenho uma teoria; uma vez alguém tirou peixe com ouriço que agrada naturalmente ao peixe. Ao lado estava um velho rezingão que pescava com um isco que já estava cozido e malcheiroso de ir um mês à pesca: Conclusão o velho não tirou nada e o outro aviou-se.

Nos três dias a seguir, o reumático do velho não lhe permitiu ir apanhar ouriços e leva o isco de ontem... Conclusão- o velho leva a grade.

O mar voltou e começou a chover. Voltou o reumático e o velho vai à loja da pesca e conta a sua versão dos acontecimentos- que perdura até hoje....

"O OURIÇO ESCALDA O PESQUEIRO.... 3 DIAS"

Give me a brake! ](*,)
Abraços.


Ganda história pá!! :shock: :shock: :hahaha:
Joao_Moreno
Mensagens: 5
Registado: domingo jul 05, 2009 10:12 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Joao_Moreno »

Oix pll sou novo neste forum mas em pesca ja sou veterano conheco a zona td desde setubal ate a lagoa de albufeira na pesca de cana a boia por terra, mas pelos cortes k fizeram na zona,ja ando pouco e o pouco k ando vou a fugida das autoridades locais.
Em relacao ao engodo amigo te enformo a varias alturas para engodar mas o melhor engodo para o sargo e a sardinha,mas a sardinha tem alturras k teem de ser frescas e sem sal com uma pisa boa,na alturra de misturrar a agua deve de levar um pouco de arreia da praia para k o engodo vaia para o fundo na ando ao cimo da espuma, no caso de ser ºsadiaº ker dizer ja com algum tempo k ja tem sal desde k salgadas de fresca nao necessita de areia,mas so utilizo este engodo na alturra de bastante
maresia e tenho alturras k nao utilizo engodo k sera da alturra da escaces do sargo.



Abracos JOAO SESIMBRA
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Paulo »

Boas João bem-vindo. :fixe:

Só uma dúvida, como isto por vezes de zona para zona damos nomes diferentes às coisas.

O que é aí na tua zona a "altura de bastante maresia"?
Responder