Engôdo para sargos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engôdo para sargos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Paulo »

Tem razão, também vejo assim as coisas.

Agora eu só respondi porque acho que o que foi dito não era razão para fazer birra e dizer que não participava mais.

Ninguém é obrigado a participar e infelizmente a maioria nem participa, agora como diz e bem a Palavra escrita é muito poderosa, logo convém ter cuidado a escrevê-la, mas também é preciso cuidado a lê-la, já que esta pode dar azo a diferentes interpretações, muitas vezes interpretações essas relacionadas com o próprio "estado de espírito" que o leitor tem na altura. :wink:

Agora há regras e questões de bom senso, quando não são respeitadas há moderadores que chamam à atenção para essas situações, apenas foi feito isso.

Quanto ao engodo, há n variantes e n receitas, muitas delas com regionalismos. O engodo que é falado no Fórum em questão utiliza lapas (penso que as cracas na madeira são as lapas daqui), é questão de experimentarem, principalmente numa zona onde os sargos de alimentem com esse molusco. Agora é mais uma receita, já agora deixo aqui link para mais umas:

http://www.pescador.com.pt/pesqueiro.php?id=19
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por sargalhão »

Caros Sr.s moderadores
Reconheço que o vosso trabalho neste Site é deveras exaustivo, o que vos dou desde já os parabéns.
No entanto julgo que exactamente por esse facto (intervenção diária) proporciona uma rotina de visualização dos assuntos onde as situações “anormais” poderão provocar inúmeras interpretações singulares.
Esperei que neste tema alguém proferisse criticas sobre este pequeno desentendimento, e obviamente analisar os que até entenderam o meu ponto de vista.
Penso que já perceberam que a minha intervenção nestas lides de escrita encontra-se centrada noutro Site…ao ponto de serem rotuladas de monólogo. Não o faço neste porque considero existir gente suficientemente capaz de fazer “monólogos” semelhantes (O nº de intervenções neste fórum de alguns participantes demonstram claramente isso). Não podemos gostar todos da mesma mulher…
Já pedi desculpas pela forma como me expus. Foi ingénuo da minha parte não ter absorvido as formas de intervenção antes de responder a alguém, também ele principiante nestas lides.
Mas se por um lado este Site proporciona fascínio para muitos, por outro repele outras tantas que não querem estar sujeitas a criticas menos construtivas. A sensação geral que se optem deste vosso trabalho é de um grupo de pessoas amigas, unidas por uma causa comum – Pesca, e que se defendem uns aos outros, até no bota-a-baixo.
Não quis, nem quero publicitar seja o que for, muito menos apresentar o meu hipotético monologo. Mas uma mensagem gostaria deixar também por este lado, exactamente a real intenção do outro Site:
A pesca não pode ser comparada à culinária. Não se pode estar sempre à procura de receitas. De receitas para isto, receitas para aquilo… uma colher de sopa de um produto XPTO, meio litro de água… uma linhinha desta marca; uma canhinha daquela…
O talvez seja realmente importante é apresentar as nossas ideias, muitas vezes regionais; da zona onde vivemos, de modo a provocar um entendimento geral…que afinal de contas o que realmente é necessário é pensar pesca, ou seja pensar no porquê das coisas e não usarmos simplesmente as receitas dos outros sem pensarmos no assunto.
Claramente se percebe que esta vossa paixão tem sentido, mas esta não é só vossa, é também nossa, e minha também… e muito fascinante, tão fascinante que aproxima-se de uma ciência muito pouco exacta, o que a torna ainda mais deslumbrante.
Duarte Nuno Nóbrega
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Paulo »

sargalhão Escreveu:Caros Sr.s moderadores
Reconheço que o vosso trabalho neste Site é deveras exaustivo, o que vos dou desde já os parabéns.
No entanto julgo que exactamente por esse facto (intervenção diária) proporciona uma rotina de visualização dos assuntos onde as situações “anormais” poderão provocar inúmeras interpretações singulares.
Esperei que neste tema alguém proferisse criticas sobre este pequeno desentendimento, e obviamente analisar os que até entenderam o meu ponto de vista.
Penso que já perceberam que a minha intervenção nestas lides de escrita encontra-se centrada noutro Site…ao ponto de serem rotuladas de monólogo. Não o faço neste porque considero existir gente suficientemente capaz de fazer “monólogos” semelhantes (O nº de intervenções neste fórum de alguns participantes demonstram claramente isso). Não podemos gostar todos da mesma mulher…
Já pedi desculpas pela forma como me expus. Foi ingénuo da minha parte não ter absorvido as formas de intervenção antes de responder a alguém, também ele principiante nestas lides.
Mas se por um lado este Site proporciona fascínio para muitos, por outro repele outras tantas que não querem estar sujeitas a criticas menos construtivas. A sensação geral que se optem deste vosso trabalho é de um grupo de pessoas amigas, unidas por uma causa comum – Pesca, e que se defendem uns aos outros, até no bota-a-baixo.
Não quis, nem quero publicitar seja o que for, muito menos apresentar o meu hipotético monologo. Mas uma mensagem gostaria deixar também por este lado, exactamente a real intenção do outro Site:
A pesca não pode ser comparada à culinária. Não se pode estar sempre à procura de receitas. De receitas para isto, receitas para aquilo… uma colher de sopa de um produto XPTO, meio litro de água… uma linhinha desta marca; uma canhinha daquela…
O talvez seja realmente importante é apresentar as nossas ideias, muitas vezes regionais; da zona onde vivemos, de modo a provocar um entendimento geral…que afinal de contas o que realmente é necessário é pensar pesca, ou seja pensar no porquê das coisas e não usarmos simplesmente as receitas dos outros sem pensarmos no assunto.
Claramente se percebe que esta vossa paixão tem sentido, mas esta não é só vossa, é também nossa, e minha também… e muito fascinante, tão fascinante que aproxima-se de uma ciência muito pouco exacta, o que a torna ainda mais deslumbrante.
Duarte Nuno Nóbrega
Caro Duarte, concordo consigo em muito, e dou-lhe desde já os meus parabéns pela sua postura nesta mensagem. Peço só que perceba que ninguém o quiz ofender em nada, apenas chamar à atenção que poderia ter colocado a informação de uma outra forma. :wink:

Fico a aguardar mais participações suas... estamos cá todos para aprender com todos, e todas as ideias são bem-vindas.

Já agora aproveito para lhe colocar uma questão, quando fala de cracas no engodo, está a referir-se ao que nós aqui chamamos lapas (Patella sp.) ou é mesmo cracas (Balanus sp. ou Chthamalus sp.)? É que tenho a ideia, provavelmente até errada, que na Madeira chamam Cracas às Lapas?
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por sargalhão »

Paulo
…já é passado as circunstâncias recentes…
Passando à frente…
Balanus ou craca são os micros-seres a que me refiro.
Não sei se já comeu este crustáceo (tamanho família).Penso que no Algarve também se come esta iguaria. Têm um sabor intenso a marisco, mais ainda que os Percebes.
Por essa razão quando estes entram em decomposição exalam um cheiro intenso a maresia, detectável a muitos metros de distância. Se considerarmos que na água o cheiro propaga-se muito mais…consegue-se adivinhar o resultado.
O Sargo pertence a uma família de peixes capazes de triturar crustáceos; como a Dourada; a Salema…por exemplo, visto possuírem dentes fortíssimos e sempre que o meio ambiente lhes proporciona este tipo de alimento não hesita em devora-lo.
Já fiz inúmeras experiências com a utilização deste “engodo” e os resultados são sempre satisfatórios.
Já que se fala neste assunto, eu pessoalmente gostava de ver esclarecida esta minha teoria por essas bandas. Que alguém experimente para ver se resulta.
Já usei em plena competição (Campeonato Nacional de Bóia), em Belém e consegui por nos meus pés muitas Sarguetas e peixe-porco → Fiz 2º no sector. Cá na Madeira (este ano na Taça de Portugal) fiz 1º de sector / 2º geral, mas isto foram situações singulares. Estas situações não fazem exemplo, antes pelo contrário aumenta as dúvidas.
Mas se por ventura tiver curiosidade em experimentar não se esqueça da parte fundamental que é de por a craca dentro de um saco de plástico transparente fechado e ao sol durante uma horas.
Diga-me qualquer coisa após resultados.
DNN
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Paulo »

sargalhão Escreveu:Paulo
…já é passado as circunstâncias recentes…
Passando à frente…
Balanus ou craca são os micros-seres a que me refiro.
Não sei se já comeu este crustáceo (tamanho família).Penso que no Algarve também se come esta iguaria. Têm um sabor intenso a marisco, mais ainda que os Percebes.
Por essa razão quando estes entram em decomposição exalam um cheiro intenso a maresia, detectável a muitos metros de distância. Se considerarmos que na água o cheiro propaga-se muito mais…consegue-se adivinhar o resultado.
O Sargo pertence a uma família de peixes capazes de triturar crustáceos; como a Dourada; a Salema…por exemplo, visto possuírem dentes fortíssimos e sempre que o meio ambiente lhes proporciona este tipo de alimento não hesita em devora-lo.
Já fiz inúmeras experiências com a utilização deste “engodo” e os resultados são sempre satisfatórios.
Já que se fala neste assunto, eu pessoalmente gostava de ver esclarecida esta minha teoria por essas bandas. Que alguém experimente para ver se resulta.
Já usei em plena competição (Campeonato Nacional de Bóia), em Belém e consegui por nos meus pés muitas Sarguetas e peixe-porco → Fiz 2º no sector. Cá na Madeira (este ano na Taça de Portugal) fiz 1º de sector / 2º geral, mas isto foram situações singulares. Estas situações não fazem exemplo, antes pelo contrário aumenta as dúvidas.
Mas se por ventura tiver curiosidade em experimentar não se esqueça da parte fundamental que é de por a craca dentro de um saco de plástico transparente fechado e ao sol durante uma horas.
Diga-me qualquer coisa após resultados.
DNN
Terei todo o gosto em testar (claro que farei isso mais que uma vez para tirar conclusões), numas das minhas idas ao sargo. Então são mesmo as cracas, penso que elas aqui são mais pequenas que na Madeira e nos Açores, vou tentar arranjar algumas nas pedras e depois faço como foi explicado.

Na receita junta pão para dar consistência ao engodo. Acontece que costumo pescar à chumbadinha e necessitava de engodar "mais fundo", o juntar areia (para fazer bolas) não deve fazer diferença?

Tenho só um recio na utilização deste tipo ingredientes nos engodos (caso funcionem e sejam muito publicitados), receio dos abusos por parte dos pescadores, receio que caso sejam um "caso de sucesso", muitos resolvam começar a limpar as pedras todas para fazer engodo. :roll:
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por sargalhão »

Penso que encontrará com melhores condições de apanhar nas pedras lisas ou melhor ainda nos pontões, nas escadas dos mesmos, etc.
O facto de juntar pão ou farelo de trigo / milho tem a ver com querer direccionar melhor a colherada de engodo, pois esta matéria para além de ser orgânica possui glucose o que provoca uma goma.
A areia, se é para ir mais rapidamente para o fundo… penso que a craca só por si já tem um peso relativo que rapidamente vai para o fundo, visto que resultará num amontoado de pequenas carcaças calcárias de microorganismos.
Os seus receios…esqueça… A maioria dos pescadores são vadios e não se dão a grandes maçadas, visto que neste caso a apanha de craca é muito maçadora. A Sardinha ou outra coisa qualquer está mais à mão…e é barata por essas bandas.
Francamente eu nas minhas pescas de fim-de-semana também não a uso, pela mesma razão da vadiagem…a cavala está mais à mão…
Mas em competição nenhuma Regional prescindo desta alquimia. Faço sempre a diferença no sector. Até digo mais…comparado com o ouriço → 10 a zero. Embora o ouriço seja apetecível pela maioria dos peixes, produz um cheiro inócuo, pouco detectável por nós, a não ser que seja salgado.
Dos quase 400 pescadores de competição que existe cá na Região, mais os milhares “de fim-de-semana” muitos já conhecem este meu “truque” e garanto-lhe que só uma percentagem ínfima, penso mesmo que só 2 ou 3 elementos do meu clube usam…dá muita maçada…compadre.
Um abraço
Duarte Nuno Nóbrega
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Paulo »

sargalhão Escreveu:…dá muita maçada…compadre.
:lol: :lol: :lol:

Durante os próximos 15 dias vai ser difícil testar uma vez que estou a dar Formação.

Mas mal tenha um tempinho mais livre vou experimentar. :wink:

Abraço.

PS: Por ter falado em ouriço, gostei de ler a teoria para o ditado "Com engodo de ouriço hoje pescas amanha não". Quanto ao truque da teia de aranha fiquei de boca aberta, mas esse não experimento que não sou muito dado a teias de aranha. :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por aranha »

paulo Escreveu:não sou muito dado a teias de aranha. :lol: :lol: :lol:
nem eu :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol:
Responder