anzol X para isco Y

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"anzol X para isco Y"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
mikie30
Mensagens: 363
Registado: quarta out 11, 2006 2:03 pm

anzol X para isco Y

Mensagem por mikie30 »

caros amigos, ainda ontem estava eu na loja de volta dos anzois para tentar escolher algum que me satisfizesse quer pela forma do anzol em si com ou sem barbela atras costas mais largas ou mais curtas mais curvado ou menos, com toda a panafernália de modelos, marcas e tamanhos que nos sao oferecidos nas lojas de pesca venho aqui colocar uma questao que se deve tornar interessante ao longo da discussao o anzol que usamos estara mais ligado ao peixe que procuramos ou ao isco que vamos usar? no caso deste ultimo. que anzol usar para cada isco?

vamos lá ver no que isto dá.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

é um bom tema :roll:

o anzol tem que ser escolhido conforme o isco que vais usar e comforme o peixe que vais tentar capturar

se o peixe é daqueles que comem muito e vais usar iscr volumosas, claro, anzol grande, se o peixe tem boca pequena..anzol pequeno

a barbela é para segurar melhor no anzol o isco, principalmente anelidios

claro que, á outros factores, que na minha forma de ver o assunto podem influenciar tambem a escolha do anzol

isto é a minha opiniao e o que tenho aprendido aqui no SITIO. :wink:
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Se se se se, isso são muitos ses :lol:
So experimentando muitos é que se vê quais os mais eficazes em cada tecnica de pesca... 8)
E depois à os gostos pessoais de cada um, e isso já não discuto. :roll:
Mas aconselho a veres com "olhos de ver" os anzois utilizados no Rio... 8)
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

MAis Gratis só á borlix :lol: :wink:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Também acho que o anzol deve ser adaptado ao peixe que queremos capturar, ao tipo de pesca que estamos a realizar e ao tipo de iscada que queremos apresentar.

Por exemplo na pesca à chumbadinha, uma anzol de haste comprida consegue fazer uma iscada de camarão com uma melhor apresentação que um anzol de haste curta.

Agora a apresentação não é tudo, para certos tipos de peixe os anzóis de haste curta (tipo chinu) costumam ter melhores resultados na ferragem.

Outro exemplo, quando pescava Salemas à bóia para a diversão utilizava um anzol de haste comprida, para as meninas morderem na haste e não no fio, aumentando assim as hipóteses de tirar o peixe sem partir.

Na pesca ao carapau gosto de anzóis finos, bastante abertos e de haste curta, as iscadas normalmente são pequenas e muitas das vezes o bico fica de fora para os conseguir ferrar mais facilmente.

Vá agora metam vocês mais umas coisas....

PS: Por falar em anzóis de rio, um dos meus preferidos para a chumbadinha são os anzóis de Carpa da VNC (com olhal para fazer o palomar)
karva

Mensagem por karva »

Viva mickie.
Pois realmente é um tema, muito interessante, onde haveria muito a comentar. :roll: Apesar de que como em tudo na pesca não certezas absolutas e também funciona ao gosto de cada um, no entanto há muita coisa que se pode falar com uma certa confiança.

Como o Paulo disse "...o anzol deve ser adaptado ao peixe que queremos capturar, ao tipo de pesca que estamos a realizar e ao tipo de iscada que queremos apresentar."

Deves ter en conta, em termos de anatomia, o tipo de boca e a forma como o peixe alvo ataca a isca. Por outro lado e em termos gerais os anzois mais finos serão melhores para iscar , " iscos" mais delicados, como são os casos de muitos Anelideos, tem que se ter em conta nestes casos a resistência do isco ao anzol, isto em termos de lançamentos.

A curvatura e a abertura do anzol também é importante em função da dimensão da boca do peixe alvo. Para bocas pequenas, tipo Sargo, anzol com abertura pequena, para bocas grandes abertura grande. As farpas nas hastes têm só a função de segurar os iscos e são adequadas para iscar Anelideos, daí que estes anzois apresentem uma haste comprida para uma boa apresentação das minhocas.

Muito mais haveria para dizer, escalas de tamanho, tipos de bico, de olhal, diâmetros, resistências, etc., até dava para fazer um artigo, mas se tiveres dúvidas mais especificas diz, pode ser que saiba. :wink:

Ab

karva
Avatar do Utilizador
mikie30
Mensagens: 363
Registado: quarta out 11, 2006 2:03 pm

Mensagem por mikie30 »

caro amigo karva nao foi propriamente uma questao de duvidas, mas sim um assunto que me pareceu bom para discutir tirar outras opinioes e aprender mais um pouco.

pessoalmente quando vou em busca de um bom robalo uso anzois 3/0 com as costas altas, isto para que a iscada de sardinha (um bom filete )se mantenha direita e nao escorregue pelo fio, já na pesca embarcada tenho testado varios ainda estou em busca do meu preferido embora tenha tido bons resultados com uns chinu penso que da sasame martelados, optei por estes pela dificuldade que teriam(pensei eu) em abrir, os resultados acabaram por ser muito satisfatórios a nivel da ferragem do peixe.

mas as buscas continuam.quem sabe tirarei deste post razoes mais especificas para testar estes ou aqueles modelos .
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Boas.
Eu na minha fraca expriençia,tento sempre aliar o anzol ao tamnho do que pretendo apanhar e consiga apresentar a iscada o mais natural possivel.

Ou seja.......
Na pesca embarcada,uso uns anzois da playway nº4(acho eu) super fininhos e pretos mas com 1 poder de perfuração enorme e bastante resistentes apesar da fragil imagem k têm.
Se for para a praia,já prefiro usar 1 anzol tipo chinu ou moruseigo,depois consuante o que levo para iscar tento aliar o tamnho da haste e nº de barbelas.
Existem uns anzois com varias barbelas nas costas da haste para iscar anelidios e que para mim deixam d fazer sentido para outros iscos.
Prefiro 1 bom anzol nº6/8 tipo moruseigo ou chinu bem aberto e torcido para iscar sardinha ou camarão ou fazer chuchas para apanhar 1 robalo ou corvina.

P-S. Existe uma coisa k nunca consigo acertar em quais são,ou seja......Quais os mais duradouros ou k não enforrujam.?.....Não é por questão económica mas sim de rentabilidade e não tanto pelo anzol que vai á agua mas sim aqueles k guardamos na caixa que com a humidade aliada ao tempo acabam também por se estragar.

Abraços
Nuno
Responder