Sustos na pesca

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sustos na pesca"
na nova versão do site.

RF
Registado: terça nov 13, 2007 8:32 am

Sustos na pesca

Mensagem por RF »

Olá pessoal,

Fica aqui um episódio que me aconteceu, e que o mesmo possa servir de aviso ou alerta para os amantes da pesca desportiva, como é o meu caso.
Por vezes julgamos que os acidentes só acontecem aos outros, que nós até somos bastante cuidadosos, que cumprimos á risca os procedimentos de segurança blá blá blá e quando menos esperamos, bate-nos á porta.

Domingo 23-12-07 combinei uma pescaria na arrábida com o meu cunhado. Levei duas canas para pescar ao fundo, e como já tinha mergulhado naquela zona há uns anos, levei uma terceira cana para polvos e safios. As duas canas ao fundo não deram sinal, apenas a cana pequena tocava o guizo: primeiro um polvo, a seguir outro polvo, depois um safio, e quando já tinhamos quase tudo arrumado para vir embora, eram cerca das 23h00 a cana bateu de novo. Comecei a recolhê-la, e deparo-me com a linha bamba ( solta ) pensei: é mais um polvo grande que ali está...á medida que o fio estica, sinto pancadas fortes e vi logo que não se tratava de polvo, mas sim de um animal de grande porte.
Um peso enorme, e quando descobriu á superficie, vi então a boca e cabeça de um enorme congro, que se torcia na água mostrando então um dorso brutal. Nunca tinha visto ao vivo nada igual, já pesquisei na net, e seria certamente um animal para cima de 20kg. Estava a cerca de 4/5 metros de distância da água, gritei ao meu cunhado para me segurar na cana enquanto eu com a linha 0,90 na mão, tentava passar para cima das rochas e evitar que o peixe fosse ás rochas, e não roçar com a linha, na tentativa de o levar para um local onde tivesse oportunidade de lhe chegar e dar umas navalhadas. Ao passar para as rochas, segurei-me num ferro que outrora servia de varandim, e quando lhe deito a mão, vem o ferro e uma "sapata" de cimento atrás de mim para a água. Um mergulho de 4 ou 5 metros, e o bater nas rochas antes de chegar á água. Não me recordo de ter batido nas rochas, mas as mazelas que ainda tenho não me deixam esquecer. Apenas recordo o meu cunhado aos gritos, e de ter batido na água e sentir o gelo que tava. Tambem me lembro de tentar proteger a cabeça para não bater nas pedras. Ainda hoje não sei onde fui buscar forças para trepar as rochas e sair da água, foi uma sorte não ter batido com a cabeça, e o mar não estar agitado com corrente. Conclusão, 2 polvos de +/- 1,5k cada um, um safio com 6,3k, mãos, braços e pernas esfoladas e com escoriações, e um susto enorme. Valeu o meu cunhado ter levado outra muda de roupa, pois entrei num estado de hiportermia, note-se que na viagem para casa o carro marcava 5 graus. Enfim, posso dizer que tive uma grande prenda neste natal ( estar vivo ). Vim a saber depois que no mesmo local morreu um rapaz de setúbal.
Voltei lá no outro dia pra recuperar a cana e carreto...passadores todos partidos etc
A mim serviu-me de aviso, por vezes nem damos conta do perigo que corremos, quando tudo corre bem parece que nada é perigoso, mas quando nos vemos numa situação destas, temos a consciência que a vida está por um fio.
É evidente que não estou livre de outros acidentes, mas pelo menos terei na memória o que me aconteceu, e tentarei ao máximo não facilitar as coisas, e jogar mais pelo seguro, peixe há muito, e a vida é só esta.

Abraço
Rui Fernandes
JAMar
Registado: terça out 02, 2007 12:42 pm

Mensagem por JAMar »

Viva Rui Fernandes
Na pesca, a euforia de determinados momentos ou a tomada de decisões precipitadas e erradas noutros leva-nos por vezes a cometer erros gravíssimos em matéria de segurança
Ainda bem que sobreviveu e sem mazelas de maior
Que o seu relato sirva de lição a todos nós no futuro
Obrigado por o ter escrito

João Martins
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

JAMar Escreveu:Viva Rui Fernandes
Na pesca, a euforia de determinados momentos ou a tomada de decisões precipitadas e erradas noutros leva-nos por vezes a cometer erros gravíssimos em matéria de segurança
Ainda bem que sobreviveu e sem mazelas de maior
Que o seu relato sirva de lição a todos nós no futuro
Obrigado por o ter escrito

João Martins
Assino por baixo :wink:
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

é pena ter perdido o trofeu, mas melhor estar vivo(axo eu) alem do acidente.. o perigo está sempre ao nosso lado e por vezes muito bem camuflado, é preciso estar sempre de cabeça fria, a euforia do momento por vezes levanos a azer coisas sem pensar e depois...

ainda bem que escreveu este episodio, nunca é demais termos estes casos em mente, gracias :wink:
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

As melhoras Rui e obrigado por ter partilhado este relato/aviso com todos nós.
Ab
Manel
BARROSOPESCA
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Mensagem por BARROSOPESCA »

Nunca sabemos aonde as temos.Todo o cuidado é pouco,mas em zonas assim devemos redobrar a cautela.Mas volta e meia lá estamos nós desprevenidos e pumba.Mas fico contente em ser o meu amigo a relatar este episodio porque tirando as nodoas negras está vivo.
Gato

Mensagem por Gato »

Ainda bem que o amigo está vivo e é o próprio a contar esta história com final feliz!Um bem haja !!

É preciso ter muito cuidado com estas situações.

Eu pessoalmente sou um cagão do caraças nestas situações.Tenho um respeitinho pelo sr. Mar...prefiro ter os pés bem assentes na terra do que estar a fazer equilibrio numa rocha.Sei que isso muitas vezes faz a diferença entre tirar peixe ou não mas,são opções...
Juizinho pessoal...
Abraços
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Infelizmente.....também já passei por 1 episodio destes em Sesimbra e tenho muita sorte em estar vivo e principalmente não estar paraplégico.

Fomos pescar á noite para cima das rochas na ribeira de cavalo......entretanto e ao fim de 2horas,cria-se a sensação de já estarmos perfeitamente cientes onde colocamos os pés,do espaço envolvente.
Na káboiada com a malta e com a cana a uma distançia de 3 mtrs encostada a 1 rocha,vejo a cana a dar os esticoes de peixe bom.
Na estupida da ansia e ir o mais rapido possivel e com laternas de cabeça,faço 1 olhar na horizontal em direção á ponteira e arranco.
Conclusão.....
Coloco o pé Esq em falso no espaço que (não) havia de uma rocha para a outra e o mar e a escarpa ficavam também á Esq....dou uma queda de uma altura de 2 mtrs para cima de 1 rochedo que ficava antes do mar e bato de chapa de costassos(bacia e coluna e nuca) na lage.
A minha sorte foi a lage apesar de ser enrrugada,ser mais ou menos plana,se fosse em bico já não contava a história.
Resultado,cabeça partida,bacia completamente pissada e costelas bem amassadas...........a malta toda assustada,pois só me ouviram 1 grito,não me viram a cair por causa do escuro.
Após o acidente,assentei-me já cá em cima com todo de volta de mim a limpar-me a tola e a vermos as escoriações............. :shock: .a cana?????

Pois é...... :shock: na cana estava.....................1 BOGA.

P.S-A este tipo de coisas costumo chamar de :shock: ABRE OLHOS.
Responder