Oceanos

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Oceanos"
na nova versão do site.

toalhas

Oceanos

Mensagem por toalhas »

Hong Kong e Algarve juntos na investigação da poluição
A Universidade do Algarve participa numa experiência para descobrir até que ponto o mar está poluído com metais pesados. A experiência, que recorre a um sistema com características semelhantes às dos mexilhões, vai decorrer na costa algarvia, na baía de Hong Kong, na costa australiana e em locais do litoral europeu, dos Estados Unidos e da China.

Os resultados dos estudos destes diferentes mares e oceanos vão, depois, ser analisados em conjunto pelas universidades de Hong Kong e do Algarve.

Como os mexilhões são considerados bons instrumentos para avaliar a poluição marinha com metais tóxicos, a universidade de Hong Kong lançou um protótipo artificial destes bivalves.

São pequenos tubos de acrílico com dois centímetros e meio de diâmetro e seis de comprimento que têm uma pequena porção de resina gelatinosa no seu interior. Essa resina funciona como o estômago dos mexilhões, e vai absorver os metais poluentes.

Maria João Bebiano, professora do centro de investigação marinha do Algarve, acredita que a experiência vai funcionar. «Vamos colocar estes mexilhões artificiais onde já sabemos os níveis de contaminação metálica e vamos pô-los ao pé dos mexilhões naturais», explica.

«Depois tanto os artificiais como os naturais vão ser recolhidos para se analisar os teores metálicos. Isto vai evitar a necessidade de recorrer a espécies vivas, no futuro», salienta.

Além de poupar as espécies vivas, a experiência será também útil para medir a poluição onde não há bivalves.

Peritos universitários recorrem a uma espécie de mexilhões artificiais para descobrirem até que ponto os oceanos estão poluídos.

in:
http://www.tsf.pt/online/ciencia/interi ... =TSF185754
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Ora bem Luís este é um feliz texto para se iniciar uma mesa redonda á volta da poluição e ameaça dos oceanos pela Poluição seja ela de que quadrante for.

Os Oceanos, a fonte de vida primigénia da terra, cobrem 71% da sua superfície, albergam pelo menos 80% da vida do Planeta e produzem mais de metade do oxigénio que respiramos. Na actualidade encontram-se ameaçados pelo efeito de estufa, que provocou um aumento da temperatura das águas e também um processo de acidificação pela absorção de dióxido de carbono.
A pesca excessiva, a pressão urbanística e a poluição das águas constituem outros factores que afectam a saúde dos Oceanos: 50% dos recifes de coral podem mesmo chegar a desaparecer, espécies como as Baleias, as Tartarugas, as Focas ou até os Golfinhos estão seriamente ameaçadas e cerca de 75% das espécies comerciais encontram-se sobre exploradas ou até mesmos esgotadas.
A poluição, tanto industrial como urbana ou agrícola, atinge todos os recantos do Planeta e é especialmente grave nos Oceanos, que recebem por ano cerca de 1,3 milhões de toneladas de petróleo procedentes de fugas naturais, extracções, transporte e consumo, e não são capazes de diluir ou absorver muitos dos mais de 100.000 compostos químicos gerados pela actividade humana sob a forma de resíduos. As rotas de navegação e o tráfego da aviação comercial e dos automóveis são outra grande fonte de poluição, enquanto a actividade industrial lança, todos os anos, para a atmosfera milhões de toneladas de gases que contribuem para acelerar o efeito de estufa e o aquecimento Global.
Pós esta realidade é muitíssimo bem-vindo todos os processos de e para avaliação da poluição dos mares a fim comprovarem o estado de sítio e poder ser estudadas alternativas para salvar o que ainda for possível.



Saudações Desportivas
Carpa Real
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Boas para todos, esta questão trazida aqui pelo Luís é deveras interessante, mas eu gostava de ver a mesma com mais intervenção dos membros do site que pode dar uma boa discussão, ou não!?

Um Abraço
Carpa Real
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Todas as medidas tomadas que ajudem a tornar este planeta melhor são bem vindas. Esta parece ter pernas para andar e ainda por cima sem recurso a seres vivos.

Vamos ver os resultados (que acho não serem animadores, vá lá saber-se porquê?!!) a ver se algum po coofff cccooofff ccoooof litico toma alguma iniciativa para melhorar a "nossa casa".

Rui
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Por mim aplaudo todos os estudos, etc, etc, etc. Onde já não tenho fé nenhuma é na classe política. Desculpem ser assim curto e grosso mas é o que penso. Como dizia o outro "Eles falam, falam mas não os vejo a fazer nada." :roll: :evil:
karva

Mensagem por karva »

Ramiro Escreveu:Por mim aplaudo todos os estudos, etc, etc, etc. Onde já não tenho fé nenhuma é na classe política. Desculpem ser assim curto e grosso mas é o que penso. Como dizia o outro "Eles falam, falam mas não os vejo a fazer nada." :roll: :evil:
Pois e é bom não esquecer, não me refiro a este caso, mas muitos estudos são encomendados e os seus resultados pagos para o que mais convier. :wink: :wink:

karva
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Ramiro Escreveu:Por mim aplaudo todos os estudos, etc, etc, etc. Onde já não tenho fé nenhuma é na classe política. Desculpem ser assim curto e grosso mas é o que penso. Como dizia o outro "Eles falam, falam mas não os vejo a fazer nada." :roll: :evil:
Boas Amigo Ramiro, é de facto uma pena termos que dizer que já não temos fé nos nossos políticos, depois de tantos anos de democracia e ser essa a conclusão, talvêz da maioria dos portugueses, mas, certo que que a culpa é total dessa classe que se tem perdido no tempo com coisas mesquinhas e até infantis por vêzes, e enquanto não provarem o contrário este sentimento infelizmente vai-se mantendo ou até crescer mais. Mas enfim, é o que temos e em democracia a grande vantagem é que somos nós a provocar essa alternancia se é que pode valer alguma coisa. Eles mudam mas a coisa (...) é sempre a mesma.

Um Abraço
Carpa Real
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Tira a mão do queixo, não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou, ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas para dar
E enquanto alguns fazem figura
Outros sucumbem à batota
Chega aonde tu quiseres
Mas goza bem a tua rota

Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém, não
Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem
Que a dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo

Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

...o meu amigo Palma tem sempre uma bem a propósito :wink:

...haja esperança que sem ela :?


cumps salgados
Responder