O belo do bacalhau

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O belo do bacalhau"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bodao
Mensagens: 1286
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

O belo do bacalhau

Mensagem por bodao »

Boas pessoal.

hoje vinha no Jornal Destak um belo artigo sobre o bacalhau, e resolvi partilhar com vocês, leiam depois digam o que acham :wink:


Jornal Destak quarta feira 28 de Novembro 2007


No Natal, aumenta o consumo de bacalhau, e cada vez mais nos rendemos a uma variante do habitual seco e salgado. Os portugueses estão a abrir as suas cozinhas a uma nova proposta, por isso o Destak foi à Noruega, para perceber de onde vem o fiel amigo,
em versão fresca.

Aproxima-se a altura do ano em que os portugueses mais consomem bacalhau. Na noite da consoada, são poucos os que prescindem deste petisco cozido. Neste caso, a tradição ainda é o que era, e é aquele que vem da Noruega que enche os lares portugueses. Mas cada vez mais compramos o fiel amigo fresco, e os restaurantes apostam na sua confecção. Foi para saber mais sobre o bacalhau fresco que o Destak viajou até à Noruega. Já que é de lá que mais o importamos, preparámo-nos para o frio e fomos em busca do bacalhau.
O objectivo era perceber como chega fresco até às nossas mesas. Para isso, nada melhor do que apanhar três aviões, seguidos de um barco, e ir até à remota ilha norueguesa de Lovund, na região de Helgeland. Foram precisas 12 horas por ar, terra e mar, mas compensou. Lá encontrámos Aino Olaisen, uma orgulhosa produtora de bacalhau. Aos 33 anos, dedica-se de corpo e alma à sua criação em cativeiro. E é com um brilho nos olhos que nos fala dos seus “bebés”: «A semana passada, chegaram novos peixes, que estão agora nos tanques berçários.
É bom ver que estão cheios de energia e vontade de crescer.» Todos os dias visita os seus recém-nascidos, que já passaram por um processo de vacinação. E, atenção, para aumentar a eficácia no combate às doenças, cada peixe é vacinado um a um, e não escapa nenhum dos milhares de exemplares presentes. Assim reduz-se a utilização de antibióticos.

O PORCO DO MAR

Depois de um período de adaptação e crescimento em tanques, os jovens bacalhaus são levados para os viveiros no mar. O local de eleição para ficarem a crescer é nos fiordes
noruegueses, uma espécie de baía com constante renovação das águas das marés, ricas sem oxigénio e fracas em poluição. Aino explica: «Ali os peixes não estão expostos ao vento e às ondas e a temperatura da água, por volta dos 10º C é a ideal.» Conta também que não é por acaso que o bacalhau é considerado o porco do mar. É que, «à semelhança dos suínos, aqui aproveita-se praticamente tudo». As línguas, as caras, as ovas, o fígado, enfim, tudo serve de iguaria. Um dos produtos que é amplamente consumido na Noruega é o caviar de bacalhau. Vem numas bisnagas e é espalhado pelo pão. Uma vantagem em relação ao caviar de esturjão? Este é bastante económico e chega a quase todas as bolsas.

CATIVEIRO VERSUS SELVAGEM
Apesar de esta criação em viveiro estar a dar os primeiros passos na Noruega – comparada com a de salmão, que já tem décadas –, está a crescer de dia para dia. Ainda continua o debate sobre se o bacalhau selvagem é mais “natural” e saboroso que o de cativeiro, e essa questão foi-nos esclarecida por alguém que nos soou familiar. Viajámos mais para Norte e encontrámos Ignacio Vasquez, que tem à partida um nome pouco norueguês.
Na verdade, é um espanhol que trocou o clima ameno da Península Ibérica pelo frio nórdico. Trabalha na empresa Cod Farmers, que é a maior produtora de bacalhau em viveiro do país, e não tem dúvidas: «O sabor é semelhante e até há quem diga que este vai substituir o selvagem em breve.» Para satisfazer os gostos dos consumidores que preferem o bacalhau seco e salgado, esta empresa já está a fazer testes nos seus peixes, de modo a exportar não só frescos. Aguardemos. Nos viveiros encontram-se milhares de bacalhaus, que são alimentados actualmente de forma mecanizada. Lá vai o tempo em que homens munidos de pás faziam este processo, agora há unidades flutuantes de alimentação, que a distribuem para as gaiolas através de tubos. Soubemos a este propósito que o bacalhau é um peixe especialmente comilão. Sempre que lhe dão comida, ele aproveita! Três a cinco dias depois de ter sido capturado, segue em camiões até à Europa, e daí para as nossas mesas. Para que todo o processo de descoberta do bacalhau fresco ficasse concluído, a última etapa ficou também preenchida. Bacalhau fresco cozido, acompanhado por vegetais e batatas com casca foi então saboreado nesta reportagem. Podemos garantir que vale a pena experimentar.


In "Jornal Destak quarta feira 28 de Novembro 2007"
Anexos
Nova imagem.png
Avatar do Utilizador
bodao
Mensagens: 1286
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

Aumento da aquacultura

À semelhança de outras espécies, o bacalhau está em vias de extinção. Para combater esta tendência, foram instituídas quotas de pesca, que não poderão ser ultrapassadas. Como o selvagem tem de ser preservado, assiste-se a um fenómeno que há muitos anos se passa com espécies como o salmão ou a truta: o aumento de criação de bacalhau em viveiros, a aquacultura. Deste modo, há peixe fresco todo o ano e a natureza fica protegida. Para os portugueses só um senão: o bacalhau proveniente de aquacultura ainda
não é seco e salgado.


In "Jornal Destak quarta feira 28 de Novembro 2007"
Anexos
Nova imagem (2).png
Avatar do Utilizador
bodao
Mensagens: 1286
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

Os números do bacalhau

Até Agosto, Portugal tinha importado da Noruega 25,2 mil toneladas de bacalhau (correspondente a 191,3 milhões de euros), das quais 1,1 mil toneladas (4 milhões de euros) eram de bacalhau fresco, o que representa um acréscimo de 67% neste caso, e de 25% no que respeita ao bacalhau seco/salgado. Cada português come todos os anos sete quilos de bacalhau salgado e seco, o que equivale a 20 quilos de bacalhau fresco, de acordo com o Conselho de Exportadores de Produtos domar da Noruega.


In "Jornal Destak quarta feira 28 de Novembro 2007"
Anexos
Nova imagem (4).png
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

:wink:

Obrigado gonçalo.
Desconheçia esta do bacalhau tambem puder ser criado em viveiros
:roll:
Realmente,não há como dar vazão a tanta boca a comer bacalhau.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

...e ate acho que o Bacalhau quer alho na sua confecção assado no forno. :lol:
Mas a serio isto é uma realidade incontornável e cada vez existirão mais especies "domesticadas", mas não é assim que se resolve o problema da falta de peixe. :roll:
Penso eu de que 8)
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

nao é soluçao mas por enquanto ainda é a que melhor que se encontra.
e enquanto que a pesca concienciosa (se isso alguma vez poder vir acontecer) nao começa a funceminar. 8)
enquanto isso podemos ir comendo bacalhau o que ja nao é mau 8)
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Bom trabalho Gonçalo. Estás sempre em cima do acontecimento.
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

jopinto Escreveu:...e ate acho que o Bacalhau quer alho na sua confecção assado no forno. :lol:
Mas a serio isto é uma realidade incontornável e cada vez existirão mais especies "domesticadas", mas não é assim que se resolve o problema da falta de peixe. :roll:
Penso eu de que 8)
E enton, patron.......quáré a soroção pró sinhô??
:lol:
Responder