Os pescadores de raias de Portugal

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Os pescadores de raias de Portugal"
na nova versão do site.

atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Os pescadores de raias de Portugal

Mensagem por atsimoes »

Os pescadores de raias de Portugal


A alegria de um pescador de costa não se mede pela nobreza e classe do peixe que tenta pescar , mas sim pela sua felicidade de comungar com um oceano repleto de vida , onde até as espécies menos nobres são belas e delicadas no seu voo submerso cumprindo o seu ciclo de vida, o seu ritual marinho.
Todos os seres marinhos tem algo de misterioso e excitante quando os capturamos desportivamente. O brilho dos seus olhos que nos fixa, observando o mundo exterior que termina numa praia algures por aí , são os olhos da redenção do criador pela grandeza de tão perto estarmos nós junto dele . A solidão de um pescador de costa quando observa o seu peixe capturado é proporcional á solidão de um peixe que atravessou mares e oceanos perigosos para cumprir o seu ciclo de vida. Ambos tem um destino que os une; Ambos pertencem e destinaram as suas vidas ao mundo da agua, até que o seu ciclo termine e se renove.

As raias mais comuns de Portugal


A raia é um peixe bentónico que habita fundos arenosos. O mar remançoso de Inverno , quando já a mudança do Equinócio se prolonga, provoca o surgimento perto da costa de algumas espécies comuns de raias que geralmente a maior parte do ano se refugiam em aguas mais profundas e que não estão ao alcance de um pescador de costa. Nesta época do ano durante os meses de Outubro/Novembro,Dezembro começa a dança nupcial de enormes cardumes que se juntam em zonas dunares onde existam praias abertas com poços fundos e procurem alimento tais como; Crustáceos ,pequenos peixes, lulas etc.
O seu acasalamento e eclusão dos ovos pode variar de espécie para espécie, mas podemos afirmar que é durante os meses de Dezemnbro até Maio e durante a primavera, que as “bolsas de sereia”, designação dada aos ovos das raias eclodem. Estas bolsas são cápsulas oblongas com os chifres apontados duros nos cantos e depositados em planos arenosos ou enlameados. Cerca de 80/154 ovos são colocados por um individuo num ano.

As Espécies:

Raia Pontuada/raia comum( Raja Brachyura) :
Frequente nas nossas aguas , pode atingir profundidades até aos 100 metros.Tem um tamanho médio de 80 a 90 cms e um máximo de 120 cms. Possui uma pelo grossa , áspera, de coloração castanha avermelhada e na parte inferior uma coloração rosada esbranquiçada. Desova entre Fevereiro e Agosto e a eclosão da larva completa-se num período de 7 meses.
Dai a designação de as raias neste período serem avermelhadas ou “menstruadas” na gíria popular, pelo que não se devem comer nesta altura do ano. Nos exemplares jovens hão-de reparar que a parte inferior de uma raia se assemelha á cara de uma criança. Há pescadores na zona do Mediterrâneo que as secam e empalam em estacas para procurar assustar quem passa….

Raia –lenga(Raja clavata)
Esta espécie também chamada raia de espinhos, é a raia mais comum das aguas Europeias. É um membro da família dos raiídeos que vive no fundo do mar a profundidades de 10 a a 60 metros e que deve o seu nome aos numerosos espinhos que possui na cauda, dorso e barbatanas peitorais. Os exemplares mais jovens vivem em aguas superficiais e alimentam-se de pequenos crustáceos. Á medida que vão crescendo, deslocam-se para aguas mais profundas e começam a alimentar-se de presas maiores , tais como caranguejos e peixe. Crescem até aos 18 kgs.
A cor da raia –lenga é muito variável, mas a maior parte dos exemplares são castanhos mosqueados. A sua presença na costa Portuguesa é ocasional.

Raia manchada(Raja montagui):

Tal como a raia-lenga, a manchada é um membro europeu da família dos raídeos. Vive em águas mais profundas do que a sua congénere, preferindo os 60 a 120 metros., e é um peixe mais pequeno com um peso máximo que ronda os 3,8 kgs. Tem um tamanho máximo de 80 cms e a sua dieta alimentar consiste sobretudo em crustáceos mas também come peixe-miudo. É uma espécie frequente das nossas aguas.

Raia de dois olhos ( Raja naevus)

Uma das raias mais facilmente identificavéis, de cor amarelada apresenta uma mancha redonda em cada asa dando a semelhança de serem dois olhos.. Habita profundidades desde os 30 a 150 mtos. Um peso médio que ronda as 0.900 grs ao 1,800 kg.. Frequente nas nossas aguas alimenta-se de pequenos crustáceos, minhocas e pequenos peixes

Acasalamento :
As raias reproduzem-se por fertilização interna. O macho apresenta um par de extensões modificadas nas barbatanas pélvicas denominadas pterigopódios, com os quais insere o esperma no interior da fêmea.. Os raídeos constituem uma excepção na ordem dos raiformes, uma vez que os ovos são fertilizados internamente são expulsos antes da eclosão.

Notas sobre a sua pesca :

A pesca ao fundo é a mais adaptável para esta espécie. A maior parte das raias vive e alimenta-se no fundo.
As raias não gostam de mares cavados grossos, que remexam as areias e os fundos. Mares de Inverno mansos em noites de luas novas e aguas um pouco tapadas com a temperatura da agua moderada , são o suficiente para que elas se agasalhem e amontoem em zonas de abertas com fundos arenosos . A preia-mar é o melhor ponto de agua, pois elas andam pela beirada tranquilamente procurando alimento. Na vaza também se podem localizar em regos fundos com coroas de areia circundantes. A sua pesca é produtiva preferencialmente de noite, mas não é raro serem capturadas de dia.

Equipamento :

Canas robustas de 5 metros de preferência e suporte alto bem espetado na areia. A linha da madre deve ser fiável 0,40, 0,45. Chunbadas triangulares de 120, 150 grs e linha bem esticada para poder provocar a mordidela da raia perceptível…. Se uma raia na ordem dos 5 kgs, engolir o v/isco e alapar no fundo arenoso sem darem conta, vai ser muito difícil desaloja-la, pois a pressão que exerce com as suas asas é o mesmo efeito de uma ventosa. Ao menor sinal da ponteira devem correr para a cana levanta-la bem alto e começar a luta sem lhe dar espaço de executar a manobra atrás referida.. Lembrem-se que as mandíbulas das raias tem dentes dispostos em filas bem adaptados para esmagar e triturar os peixes, as lagostas os caranguejos e os moluscos de que se alimentam.
Devemos usar uma baixada de 1, 5 metro a dois metros em fluorcarbono no minino 0,40, ligada a um destorcedor triplo resistente ao clipe da cumbada. Este tipo de linha evitará enrolamentos e manterá o v/isco em perfeição rondando o local de eleição onde elas vão entrar. É uma pesca de paciência e sofrimento. Pois nestas alturas do ano as temperaturas nos areais provocados pelos ventos lestes e nordestes são bastante baixas.

Iscos :

De preferência frescos , imaculadamente frescos. A maior parte das raias são capturadas com peixe fresco. A cavala é particularmente eficaz. Grandes tiras de lula e choco também são eficazes. O isco de eleição é a pequena lula de bico, fresca do dia , da lota , da arte xavega. Pode ser utilizada a congelada mas para mim já não é tão eficaz.
Os anzóis de 2/0 a 4/0 para as raias médias até 5, 6 kgs e anzóis 6/0 a 8/0 para os grandes exemplares. A raia tem boca grande pelo que são capazes de engolir facilmente os vossos apetitosos iscos.


Este artigo é dedicado aos grandes pescadores de raias de Portugal.

Autor : António Simões, 24/11/2007
Anexos
RAIASAOJACINTO.jpg
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Mestre António

Que delícia de texto, ainda mais acompanhado d'um exemplar pescado em noite de grandes companhias.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

=D> =D> mais um excelente artigo, parabens

um dia destes temos que voltar ao local do "creme" :lol: :wink:
Avatar do Utilizador
BARROSOPESCA
Mensagens: 641
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Mensagem por BARROSOPESCA »

Os meus parabens pelo artigo amigo SIMÕES.JÁ reparei que gosta de relatar com todos os pormenores.Sim senhor,gostava de escrever assim.O muinto obrigado pela partilha, é com artigos destes que nos prendemos ao computador.Já agora pode-me dizer de que espécie é esta raia que apanhei em CASTELO DO NEIVA(VIANA DO CASTELO)com 7,5kg.Isco sardinha ,0.40 na madre estralho da sunsete(9.5kg)com chumbada triangular de 120gr.Foi em Maio deste ano,pelos visto epoca da desova .Para meu descontentamento estava cheia de ovas e 1 raia já formada,fiquei triste pois sem querer impedi que ela fizesse o seu trabalho(procriar).E como disse e bem foi muinto dificil tira-la cá para fora.Obrigado.
Anexos
Sem título.JPG
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Mais um belíssimo artigo.
À laia de aviso faltou talvez só mencionar o Ratão, que é um tipo de Raia que possui um ou vários espinhos venenosos na zona da cauda, conforme a espécie.
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Meu caro Simões. Vossa Mercê deixa-me sem palavras ao ler tão eloquentes textos. Continue assim. =D>
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

Ramiro Escreveu:Mais um belíssimo artigo.
À laia de aviso faltou talvez só mencionar o Ratão, que é um tipo de Raia que possui um ou vários espinhos venenosos na zona da cauda, conforme a espécie.
Boas Mestre Ramiro, a saude está tudo bem, tudo operacional??
Sim de facto , podia ter mencionado o ratão, mas as raias propriamente ditas são membros dos raiídeos que compreendem mais de cem espécies!!! O meu trabalho de investigação debruçou-se sobre as mais numerosas e comercialmente apeteciveis no nosso País. Ocasionalmente temos espécies competitivas ao longo da costa, numerosas até de dificil identificação, mas que não são mensuraveis para estatisticas. Seria um trabalho para um estagiário de uma Faculdade de Biologia marinha ...Eu não sou um experto da matéria apenas um autodidacta que procura rasgar caminhos de trabalho para que todos possamos melhorar os nossos conhecimentos!!
Quanto á especie em questão para identificação , eu não vejo foto alguma, não percebo , mas não vejo nada :?

Abraço
António
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

BARROSOPESCA Escreveu:Os meus parabens pelo artigo amigo SIMÕES.JÁ reparei que gosta de relatar com todos os pormenores.Sim senhor,gostava de escrever assim.O muinto obrigado pela partilha, é com artigos destes que nos prendemos ao computador.Já agora pode-me dizer de que espécie é esta raia que apanhei em CASTELO DO NEIVA(VIANA DO CASTELO)com 7,5kg.Isco sardinha ,0.40 na madre estralho da sunsete(9.5kg)com chumbada triangular de 120gr.Foi em Maio deste ano,pelos visto epoca da desova .Para meu descontentamento estava cheia de ovas e 1 raia já formada,fiquei triste pois sem querer impedi que ela fizesse o seu trabalho(procriar).E como disse e bem foi muinto dificil tira-la cá para fora.Obrigado.
Há já a vi !!! Meu caro apanhou uma bela e jovem raia-oirega. Jovem porque é a enorme raia que transita entre a Islandia até á Madeira e Mediterraneo!!! Os machos podem atingir os 2,8 mtros e os 103 kgs de peso!!! O dorso é verde-azeitona escuro com manchas claras e a face ventral de um tom pálido cinzento-azulado!!Bingo!!!

PARABÉNS!!!Pescador de raias de Portugal!!!

Abraço
António Simões
Responder