Rotores de Aço para montagens

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Rotores de Aço para montagens"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ruda
Mensagens: 138
Registado: segunda dez 10, 2007 11:05 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por ruda »

Tens-te aplicado no crochet de montagens . =D> =D>

Olá MANEL.
Nem te passa pela cabeça, o quanto me tenho aplicado.
Arranjei uma cena de esferovite para preparar as montagens (cópia quase fiel do que vi numa apresentação tua) e agora, com este tempo, à noite, é sempre a dar-lhe...
Fios de montagem:
Como para travamento, uso aquelas cenas (que não sei o nome) de borrachinhas, e se nos fios 0,35 mm, em 10 consigo enfiar 5 (é que só consigo arranjar modelo S ou M), imagina num fio 0,40 , 0,50 ou + ... Estou lixado...
Tenho mesmo de me virar para a colagem...
Um grande abraço e até breve, ao vivo...
Rui
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por portista »

Só um apergunta, como é uqe vocês conseguem fazer com que a tercina fique toda enrolada? é que não faz grande sentido porque isso é um laço torcido e isso acaba por vir para laço de novo....
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por joseafonso »

portista Escreveu:Só um apergunta, como é uqe vocês conseguem fazer com que a tercina fique toda enrolada? é que não faz grande sentido porque isso é um laço torcido e isso acaba por vir para laço de novo....
Não percebi o que quiz dizer??????
Ab
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por portista »

José Afonso,
A tercina é basicamente enrolar um laço e dar-lhe um nó de forma a ficar "encaracolada" e fazer de mola correcto? A minha pergunta prende-se com o facto de se torcer-mos um laço este se destorcer automaticamente não ficando com a tal forma encaracolada/torcida da tercina. Como se faz então para a tercina se manter torcida e não se destorcer?

Já agora que fio é esse? Pergunto isto porque isso deve ser um fio bastante rígido para não se deformar, onde arranjam?

Cumps
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por jm_araujo »

Quando quero fazer uma tercina(que é raro usar) para ficar bem enroladinha em vez de torcer o laço, torço o fio sobre si próprio. Fixo um lado e rodo a ponta. Com essa torção ao dares um pouco de folga o laço forma-se sozinho e depois podes dar o nó à vontade que não se desfaz.

Deu para entender? Senão faço um boneco...
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por joseafonso »

Como fazer uma tercina
Imagem
Ab
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por portista »

José Afonso,
Eu sei como se faz a tercina pois já tinha visto isso. O que me deixa em dúvida é o facto de a tercina poder perder a forma helicoidal pois no fundo é um laço torcido....
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por jm_araujo »

Não perde a forma porque não é o laço que está torcido mas sim a linha, e como tem as duas pontas amarradas no nó, não destorce. O laço torcido é a forma que a linha tem de se "arrumar" de forma mais simples.
Mas nada como fazer uns testes com uma ponta de linha.
Responder