Rotores de Aço para montagens

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Rotores de Aço para montagens"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ruda
Mensagens: 138
Registado: segunda dez 10, 2007 11:05 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por ruda »

PedrasSalgadas Escreveu:Boas Rui
ruda Escreveu:4º - Porque são coladas missangas para travamento do rotor? Não era possível substituir essas colagens pelo "nó cego" ou os "Cross+qualquer coisa" ?
Para a pesca embarcada, seja com crossbeads ou rotores, fazer um nó para fixar o acessório é uma prática corrente e eficaz. Mas neste caso não existe o arremesso, logo a montagem não está sujeita aos esforços de tracção como no surfcasting. A fazer um nó nunca um nó cego, esse é bom é para cortar linhas, deve-se fazer um nó de oito, de preferência cruzado.

Ab e manda sempre
Manel
Olá Manel.
Estou a fazer umas montagens com uns rotores que comprei na loja em Espinho.
São da HIRO e menciona na embalagem que são brasileiros (julgo, que são semelhantes aos que te vi a usar).
Só consigo travar rotores, com borrachinhas que não sei o nome técnico mas são umas cenas de borracha, com menos de 1 cm, passadas por um fio metálico mui fino...
Além de colagem das missangas, como posso executar esses travamentos???
Com nó de oito ???
Sei-o executar, mas na linha madre, não estou a ver como !!!!!
Abraço
Rui
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por pedrolourenco79 »

ruda tens que vir mais uma vez com a brigada do norte que isso é facil de se ensinar :join: :join: :join:
karva

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por karva »

Podes colocar o nó de oito no lugar de uma das missangas, ou seja dentro das hastes do Rotor, para isso pegas na linha e enfias num dos buracos do rotor, depois enfias uma missanga que fica solta sem a colares, depois fazes um nó de oito á altura na Madre que quiseres, e finalmente voltas enfiar a ponta da linha no outro buraco do Rotor.

Fica assim dentro do Rotor a missanga + o nó de oito em sequência. Deves tomar atenção para o facto de que a missanga que fica livre, deve ficar por cima do nó de oito quando tiveres a montagem na posição vertical e pronta a pescar. Isto serve para que o rotor faça a sua função (rodar bem) sem os atritos causados pelo nó devido á pressão que o peso da iscada exerce ( de cima para baixo) na parte superior do rotor contra o nó, daí colocar-se uma missanga solta para o rotor girar melhor.

Não sei se deu para perceber ou se ainda ficas-te mais confuso. :hahaha:

Depois diz qualquer coisa. :fixe:

Ab
PedrasSalgadas

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por PedrasSalgadas »

Só acrescentar à boa explicação do Karva para teres atenção à espessura das linhas das montagens. Se for para casting, e o nó é sempre uma fraqueza na linha, podes ficar a ver a montagem a ir lá prós Açores. :huuum: :huuum: :huuum:
Qt ao resto, agarra-te ao crochet e toca a bulir. :mrgreen: :mrgreen:
Ab :beer:
Manel
Avatar do Utilizador
ruda
Mensagens: 138
Registado: segunda dez 10, 2007 11:05 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por ruda »

pedrolourenco79 Escreveu:ruda tens que vir mais uma vez com a brigada do norte que isso é facil de se ensinar :join: :join: :join:
Olá PEDRO.
Para quem sabe, é sempre fácil ensinar, mas... para quem está do outro lado (a aprender), nem sempre é assim tttttããããoooo fácil :122: :122: :122:
Mas, tenho estado em contacto com o Xô Polícia (Abel) e hoje com o MICKEY (Miguel) à espera que marquem qualquer coisinha :fishcool: :beer: :ko: para a BN.
Abraço
Rui
Avatar do Utilizador
ruda
Mensagens: 138
Registado: segunda dez 10, 2007 11:05 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por ruda »

karva Escreveu:Podes colocar o nó de oito no lugar de uma das missangas, ou seja dentro das hastes do Rotor, para isso pegas na linha e enfias num dos buracos do rotor, depois enfias uma missanga que fica solta sem a colares, depois fazes um nó de oito á altura na Madre que quiseres, e finalmente voltas enfiar a ponta da linha no outro buraco do Rotor.

Fica assim dentro do Rotor a missanga + o nó de oito em sequência. Deves tomar atenção para o facto de que a missanga que fica livre, deve ficar por cima do nó de oito quando tiveres a montagem na posição vertical e pronta a pescar. Isto serve para que o rotor faça a sua função (rodar bem) sem os atritos causados pelo nó devido á pressão que o peso da iscada exerce ( de cima para baixo) na parte superior do rotor contra o nó, daí colocar-se uma missanga solta para o rotor girar melhor.

Não sei se deu para perceber ou se ainda ficas-te mais confuso. :hahaha:

Depois diz qualquer coisa. :fixe:

Ab
Ó que carago...
Amigo Karva:
Os rotores que comprei, são muito pequeninos, não sei se lá vail caber, missanga + nó oito, ETC...
E já agora, desculpa a ignorância, a sequência na vertical, conforme referes, é vista de baixo para cima ou ao contrário ???
Eu até entendo que há perguntas que são um bocado embaraçosas para quem as faz (MANEL, esta foi uma das bocas que me mandaste), mas se não as fizer, fico a perceber um c......

MANEL:
Nas montagens, uso fio 0,35 e nos tensos, 0,30 ...
Achas errado estas medidas utilizadas???

Digam-me qualquer coisinha, para quando ouver ataque, já levar isto tudo feitinho e corrigir para uma próxima o que estiver errado...
Abraços ao pessoal
Rui
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por pedrolourenco79 »

Eu se usar nós nas madres das montagens subo o diametro da linha para 0.40 pois costumo lançar com 150 grs :fixe:
karva

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por karva »

Rui olhas para a montagem na vertical como se ela estivesse pronta a pescar, isto é, ficas com o destordedor ou clip de engate á linha do carreto em cima e o clip de engate da chumbada em baixo. A sequência de cima para baixo é, clip de engate ou destorcedor + Rotor com missanga e nó de oito dentro do rotor + mais clip de engate da chumbada.

Eu uso so Rotores do Zé Afonso , o número mais pequeno e não tem problema o nó lá dentro, apertas bem. Mas de facto o melhor mesmo são as duas missangas, sendo uma colada, como as fotos que o Manel tem no inicio deste tópico.

Isto vendo fazer ao vivo e a cores aprende-se em 2 minutos. :fixe:
Responder