Rotores de Aço para montagens

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Rotores de Aço para montagens"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por pedrolourenco79 »

hum mas entao para travar as missangas por dentro, como as vais travar ? coladas ou com nó?
A minha duvida é... será que vai haver diferença de rendimento muito diferente das cross beads?
Será que o tempo necessario para efectuar cada montagem não vai aumentar? e diferença de custos haverá? :roll:
karva

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por karva »

pedrolourenco79 Escreveu:hum mas entao para travar as missangas por dentro, como as vais travar ? coladas ou com nó?
A minha duvida é... será que vai haver diferença de rendimento muito diferente das cross beads?
Será que o tempo necessario para efectuar cada montagem não vai aumentar? e diferença de custos haverá? :roll:

Colocamos os posts quase ao mesmo tempo, não sei se a tua pergunta é para mim. Eu faço um nó oito por dentro e coloco uma micromissanga para ficar na parte de cima do nó.
Perco menos tempo a fazer a montagem e até agora tem resultado.
A diferença de rendimento ser muito diferente é relativa, mas que o rotor em termos de rotação é mais eficaz que a crossbread é. Eu uso as duas coisas.

Os custos são mais baratos, o zé vende os rotores baratos. :lol:

Numa das vossas saídas para treinos é que podias experimentar as várias opções, até tens á mão aqui o Zé Afonso para qualquer esclarecimento ou ajuda para fazeres a montagem bem feita, ele não se nega a ajudar. :wink:

Ab
Paulo karva
toalhas

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por toalhas »

flex Escreveu:#-o ò Luis os rotores ZA trabalham com o nó \ missangas DENTRO do rotor, qq solução que tenha os apoios fora do rotor vai embrulhar. Os rotores (ao contrário das cross beds) são flexiveis, e assim quando em esforço e com os nós\missangas por fora ficam a trabalhar em compressão....logo não destorcem. (tou a ver que não fizeste o teste do algodon :mrgreen: )
Qq solução com o travamento interior deve funcionar na perfeição...
Não foi experimentado ainda com peixe, vai ser amanha, em relação a embrulhar, podes crer que não embrulha, 2 micro perolas de cada lado, nada de cola,(elas têm de rolar) nó de oito em cima e em baixo. Em relação ás que uso normalmente a única coisa que mudou foi em vez de cross beads foi os rotores.

José Afonso não pus as perolas dentro porque já acho suficiente usar 3. 1 em cada lado e 1 para o estralho, no entanto se não funcionar logo experimento com as perolas dentro.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por pisões »

Eu já fiz com o nó de oito no meio do rotor e uma só pérola em cima e funciona bem. Tinha duas montagens para barco e tirei bons peixes. Sargos, choupas, besugos, gorazes, cavalas, carapaus e fanecas e não se queixou nem houve ensarilhanço. São sempre uma alternativa aos Crossbead.
Para surfcasting tinha duas também. A última montagem foi gasta no encontro. Enquanto a tive tirei dois peixes. Quando rebentou (estava a usar 0,35 com nós de oito) com a força do lançamento acabaram-se os rotores. A partir daí não tirei mais peixe nenhum. Agora tenho ali uns mas não são ZA. Vou ver como se portam.
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por flex »

Luis ....se olhares bem para um rotor e pensares como funciona quando está sobre tensão, vais ver que a montagem com as missangas e nós por fora não é uma boa solução. Quando há esforço, e admitindo que este não é perpendicular á trave, a aste de baixo do rotor está á compressão(empurra no sentido da madre) e a superior á tração(puxa a madre)...quanto maior o afastamento entre as astes maior a torção na madre(chama-se momento a este tipo de esforços). A solução com as missangas por fora agrava este problema (o apoio inferior fica a fazer de alavanca) , até porque os rotores se deformam (ao contrário das cross beads)....isto é coisa de Engenheiro :mrgreen:...mas não tenho dúvidas que os rotores com a montagens "por fora" funcionam bem pior que as cross beds 8)
Teóricamente, os rotores de ZèAfonso trabalham melhor com o minimo de folga entre as astes( 3 missangas) ...mas como a dimensão é muito reduzida penso que na prática 2 servem perfeitamente(claro que que o sistema está no seu melhor com a central colada e as outras soltas).
PedrasSalgadas

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por PedrasSalgadas »

flex Escreveu:Luis ....se olhares bem para um rotor e pensares como funciona quando está sobre tensão, vais ver que a montagem com as missangas e nós por fora não é uma boa solução. Quando há esforço, e admitindo que este não é perpendicular á trave, a aste de baixo do rotor está á compressão(empurra no sentido da madre) e a superior á tração(puxa a madre)...quanto maior o afastamento entre as astes maior a torção na madre(chama-se momento a este tipo de esforços). A solução com as missangas por fora agrava este problema (o apoio inferior fica a fazer de alavanca) , até porque os rotores se deformam (ao contrário das cross beads)....isto é coisa de Engenheiro :mrgreen:...mas não tenho dúvidas que os rotores com a montagens "por fora" funcionam bem pior que as cross beds 8)
Teóricamente, os rotores de ZèAfonso trabalham melhor com o minimo de folga entre as astes( 3 missangas) ...mas como a dimensão é muito reduzida penso que na prática 2 servem perfeitamente(claro que que o sistema está no seu melhor com a central colada e as outras soltas).
:? =; :-k =D> =D> =D> 8) :mrgreen:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por pedrolourenco79 »

epá voltando a bater no mesmo e se nao colarmos ? será que funciona ao nivel duma crossbead? porque se formos colar perola a perola a fazer montagens para o barco nunca mais saimos dali... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Rotores de Aço para montagens

Mensagem por joseafonso »

pedrolourenco79 Escreveu:epá voltando a bater no mesmo e se nao colarmos ? será que funciona ao nivel duma crossbead? porque se formos colar perola a perola a fazer montagens para o barco nunca mais saimos dali... :mrgreen:
A pesca principalmente a de competição dá sempre algum trabalho.
Sem cola o problema é o da resistência das madres. Se os nós funcionam com os cross beads, também vão funcionar com os rotores.
Os cross Beads na praia não funcionam muito bem. A areia enfia-se em tudo quanto é buraco e atrapalha :D :D :D .

Flex, os rorotres do José Afonso, deformam muito pouco, é por isso que são feitos os mais pequenos com aço 0,45 e os maiores 0,50. Em tempos usei diâmetros mais finos mas neste tipo de rotores deram alguns problemas por causa da deformação.

Ab
Responder