Como corricar de noite/visão dos robalos

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como corricar de noite/visão dos robalos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por pfzeca »

Boas

Não é preciso veres a boia, interessa é lançar para lá e corrica, interessa é que o peixe se ferre, o resto... bem o resto é magia , nunca mais te lembras da boia. ;)

Agora mais a serio, não importa ver a boia, vais corricando e a boia vem ter contigo, nao precisas de ver a boia, precisas sim de saber se a amostra/borrachinha esta a trabalhar bem.


Abraço
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por atsimoes »

gamboa Escreveu:Boa noite

Eu sou um principiante, por isso vou fazer uma pergunta, que se calhar não tem lógica.
De noite, como é que vejo a boia de corrico? Há boias fluorescentes?
Desculpem a ignorância
Cumprimentos

Jorge Gamboa

Boas Jorge,
Nada receies, os ignorantes são aqueles que não vêem , cegos que estão pela sua soberba e vaidade..
Não precisas de nada fosforoscente na agua. Agora tem aparecido uns rapazes que metem um starlight no boiao.. Isso desconcentra-me, perturba-me, e não consigo pescar com aquele rasto daquele cometa incandescente em rodopios varridos... Fujo logo dali para fora, e procuro os sentidos, os meus, que serão os teus, no silencio da noite . Vem e segue os meus passos:
Ponto 1: Jamais deixes de sentir o boiao enquanto ele estiver na agua. Corrica conforme o andamento da vaga ou corrente. Jamais largues o sentido da pressão da agua no boiao.Isso quererá dizer que a borracha vem a trabalhar direito.
Ponto 2: Andamento do carreto: A velocidade e o tamanho do estralho darão a profundidade que a borracha virá a trabalhar. Eu utilizo uma de 4.20 m, logo colocas o boião na ponteira e medes até á base da cana.Aí terás o tamanho do estralho onde colocas a borracha. Numa cana de 4.50 m fazes o mesmo mas mede o estralho até ao carreto, chega , é suficiente.
Maior velocidade a borracha vem mais acima, menor velocidade a borracha vai abaixo e com paragens intercalares a corricar , a borracha bate no fundo, assim estarás a sondar o pesqueiro e a "vêr" onde eles andam.. Mas se deixares de sentir o boião corrica rapido para não o perderes a sentir.Ele é o teu guia, não precisas de olhar para nada, fixa o chão de areia e concentra-te...sim..concentra-te e verás como tudo é tão simples. Ambos, (tu e o boião) firmarão uma cumplicidade unica, conseguirás com o tempo e paciencia, ter a " mão" nos robalos e aí serás temivel , pois quem não tiver esse sexto sentido de noite, apurado, refinado, é a diferença de tirares nenhum, algum, um, dois, ou um cardume inteiro a teus pés...Há quem pense que um, dois robalos magnificos, de noite,numa noite inteira, quer dizer que não tem mais nenhum ou que deixaram de comer, ou que não ferravam , se ferravam , era mal, etc, etc.. Mas não é assim tão linear..Depende tanta coisa, de tanta explicação, que me é impossivel explicar-te num post.
aqui e agora.

Espero que comeces a praticar e assim que tiveres duvidas, vai- as colocando por aqui. Se eu não estiver, está alguém por cá. Jamais deixaremos de pescar.

Um abraço
António Simões
Gato

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por Gato »

atsimoes Escreveu:

Boas Jorge,
Nada receies, os ignorantes são aqueles que não vêem , cegos que estão pela sua soberba e vaidade..
Não precisas de nada fosforoscente na agua. Agora tem aparecido uns rapazes que metem um starlight no boiao.. Isso desconcentra-me, perturba-me, e não consigo pescar com aquele rasto daquele cometa incandescente em rodopios varridos... Fujo logo dali para fora, e procuro os sentidos, os meus, que serão os teus, no silencio da noite . Vem e segue os meus passos:
Ponto 1: Jamais deixes de sentir o boiao enquanto ele estiver na agua. Corrica conforme o andamento da vaga ou corrente. Jamais largues o sentido da pressão da agua no boiao.Isso quererá dizer que a borracha vem a trabalhar direito.
Ponto 2: Andamento do carreto: A velocidade e o tamanho do estralho darão a profundidade que a borracha virá a trabalhar. Eu utilizo uma de 4.20 m, logo colocas o boião na ponteira e medes até á base da cana.Aí terás o tamanho do estralho onde colocas a borracha. Numa cana de 4.50 m fazes o mesmo mas mede o estralho até ao carreto, chega , é suficiente.
Maior velocidade a borracha vem mais acima, menor velocidade a borracha vai abaixo e com paragens intercalares a corricar , a borracha bate no fundo, assim estarás a sondar o pesqueiro e a "vêr" onde eles andam.. Mas se deixares de sentir o boião corrica rapido para não o perderes a sentir.Ele é o teu guia, não precisas de olhar para nada, fixa o chão de areia e concentra-te...sim..concentra-te e verás como tudo é tão simples. Ambos, (tu e o boião) firmarão uma cumplicidade unica, conseguirás com o tempo e paciencia, ter a " mão" nos robalos e aí serás temivel , pois quem não tiver esse sexto sentido de noite, apurado, refinado, é a diferença de tirares nenhum, algum, um, dois, ou um cardume inteiro a teus pés...Há quem pense que um, dois robalos magnificos, de noite,numa noite inteira, quer dizer que não tem mais nenhum ou que deixaram de comer, ou que não ferravam , se ferravam , era mal, etc, etc.. Mas não é assim tão linear..Depende tanta coisa, de tanta explicação, que me é impossivel explicar-te num post.
aqui e agora.

Espero que comeces a praticar e assim que tiveres duvidas, vai- as colocando por aqui. Se eu não estiver, está alguém por cá. Jamais deixaremos de pescar.

Um abraço
António Simões
:201: :201: Espetaculo...só apetece ir fazer uns lançamentos do boião ali á praia á procura de um robalinho :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por Paulo »

atsimoes Escreveu: Espero que comeces a praticar e assim que tiveres duvidas, vai- as colocando por aqui. Se eu não estiver, está alguém por cá. Jamais deixaremos de pescar.
Nem mais António. =D> =D> =D>

Grande Abraço. :fixe:
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por atsimoes »

Mesmo pescando pouco,hehe.Por aqui...Agora passo mais horas na terra de Pepe o Galego, que pesco mais lá do que por cá. Mas o que se aprendeu não se desaprende. O problema não é da aprendizagem, o problema é a falta de peixe e as consecutivas grades em mares perfeitos que não permitem a evolução dos pescadores iniciados.
Vejam o meu exemplo. Comecei este ano na pesca diabolica do pião, em mares sempre a bater sargos, a aprendizagem e adaptação ao meio foi rapida. fAntástico!!


Um abraço, até breve :fixe:
Simões
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por Ramiro »

atsimoes Escreveu:O problema não é da aprendizagem, o problema é a falta de peixe e as consecutivas grades em mares perfeitos que não permitem a evolução dos pescadores iniciados.
Ora aí está uma grande verdade. E os iniciados facilmente esmorecem perante a actual dificuldade.
JorgePereira
Mensagens: 20
Registado: quinta jun 25, 2009 2:46 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por JorgePereira »

Amigo Simões,
Que bom tornar a ler coisas tuas. Fazes-me (nos) falta. Leio, memorizo, fecho os olhos, e aí estou eu a pescar.
Lanço, e começo a sentir o boião, a amostra a trabalhar, o toque , a ferragem, a luta leal. Ele puxa, eu dou linha, ele cansa-se eu puxo, jogo com as ondas, brincamos às cavalitas com as coroas e depois, na areia, olhamo-nos.
Magia, nada mais. E como a consegues descrever e fazer-nos viver, apenas com o Verbo.
Contigo é " e no principio era o Verbo e o Verbo se fez peixe"

Abraço forte (e aparece mais)
Jorge Pereira
aopinho
Mensagens: 4
Registado: quinta ago 28, 2003 11:00 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por aopinho »

Caro Amigo Simões

Que bom ler as tuas crónicas.
Consegues transmitir a arte correcta de corricar, levando-nos a pescar no imaginário.
Quanto às grades, é um facto. Ainda esta semana, na praia do Furadouro havia redes no seco..... mas as autoridades são...cegas.
Já agora quando é que vamos fazer uma noite de corrico?
è bom sentir o peixe, mas também é importante pormos a conversa em diqa.

Um grande abraço.
Amaro
:boia:
Responder