Como corricar de noite/visão dos robalos

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como corricar de noite/visão dos robalos"
na nova versão do site.

guigas
Mensagens: 112
Registado: quinta out 16, 2008 6:10 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por guigas »

Ah okok obrigado, tenho que ir ai esprementar e depois mando as fotos se ter alguma coisa :P
ilicium
Mensagens: 131
Registado: sexta nov 27, 2009 10:26 am

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por ilicium »

:playboy: =D> gGostei muito da sua partilha ,obrigado e con tinue sempre com essa postura e filosofia de vida. :fixe:
Avatar do Utilizador
MeCCa
Mensagens: 28
Registado: terça mar 02, 2010 8:08 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por MeCCa »

Muito bom o texto, para uma amante de corrico como eu até me faz vibrar dando uma enorme vontade de pegar na cana e ir para o mar mas infelismente não posso :chora: .. melhores dias.. :lol:
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por atsimoes »

MeCCa Escreveu:Muito bom o texto, para uma amante de corrico como eu até me faz vibrar dando uma enorme vontade de pegar na cana e ir para o mar mas infelismente não posso :chora: .. melhores dias.. :lol:

Caro colega,

Agradeço as suas palavras.É bom saber que ainda existem corricadores puros nesta arte tão artesanal. Embora esteja já praticamente reformado de os perseguir, depois de longos anos, pelo menos fica o registo neste forum de como se deve executar tecnicamente esta arte.Espero que esta arte não morra em detrimento do spinning, são voçês jovens pescadores o futuro , a voçês pertence, proteger, conservar , preservar,educar, libertar os jovens robalos sem tamanho minino, para que no futuro hajam mais peixes e pescadores.

Disponha, por aqui haverá sempre alguém que o leve ao "Sitio" indicado.

Cumprimentos
António Simões
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por Panca »

Dpois de ter lido este tópico umas 2 vezes e de me ter informados por outros foruns e etc... não é que finalmente ontem à noite lá me sairam 2 belos bichos com a borrachinha, realmente viciante e ainda me falta qualquer coisa que agora tenho de explorar mais ainda pois esta foi a 3ª vez que pesquei ao currico, é que senti varios toques e faltou qq coisa para eles ferrarem mas valeu mesmo a pena :lol: :nubone:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por Ramiro »

Panca Escreveu:Dpois de ter lido este tópico umas 2 vezes e de me ter informados por outros foruns e etc... não é que finalmente ontem à noite lá me sairam 2 belos bichos com a borrachinha, realmente viciante e ainda me falta qualquer coisa que agora tenho de explorar mais ainda pois esta foi a 3ª vez que pesquei ao currico, é que senti varios toques e faltou qq coisa para eles ferrarem mas valeu mesmo a pena :lol: :nubone:
Como nas outras artes, o corrico não é infalível. Por vezes o peixe ataca a amostra mas não ferra. Para fazeres uma ideia, mesmo nas amostras de spinning (com 2 e 3 fateixas) por vezes o peixe não fica.
Quanto à pescaria, parabéns. :fixe:

Agora quer é insistência. :wink:
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por atsimoes »

Por vezes nem a veterania é sinal de certezas ou infaliveis retoricas sobre o que quer que seja na arte da pesca. Nesta situação o que eu geralmente fazia (quando ferravam mal) cortava-lhe a ponta da borracha, ou encurtava o estralho apenas com dois metros...Ou endireitava a borracha (o anzol curvo tornava-o direito) ou dava ao casco na manivela rapidez e eficiencia. Estes pequenos truques ajudavam a ferrar o peixe. E ..mesmo assim os robalos ainda nos surpreendem....Há quinze dias assistiu-se a algo insólito...Mestre Zé Maria, meu mestre de antigamente e amigo, em agua como uma pia, ao lado de outro veterano de igual calibre arrematava gordos e grandes robalos de noite ..com uma zagaia acopolada a uma borracha ...Mestre Zé ao lado no sistema normal(pingalim, boiao de agua e estralho tamanho da cana, (4,5m)) nem um...Durante a noite mudou para o mesmo sistema e fez 30 ou 40 kgs de robalos.. Jamais se tinha pescado á zagaia de noite com mar tão manso..Por vezes uma pequena diferença faz a diferença. Em 1998 eu e Mestre Zé em equipa talvez tenhamos pescado em apeado á borracha uma das maiores caçadas de robalos da nossa zona.Durante uma semana cobramos juntos entre os 100/150 kgs no mesmo pesqueiro, mas com o peixe aos pés o primeiro a levar o arco cheio ao carro no primeiro dia fui eu...Mestre Zé esperou que retornasse e com o arco ainda vazio, cigarro na ponta da boca quase queimando os labios , lentamente deslizou o olhar penetrante de matador e caçador furtivo de anos de experiencia e acutilante frieza sem encher a alma de nada a não ser eficácia e rentabilidade..me perguntou; .."António estás a usar calibragem??!!(2 grs de chumbo fendido junto á borracha..) Sim..Mestre ..!!porque?
- Ok, vou já mudar...Rapidamente encheu o arco, e esfrangalha-mos o enorme cardume, em silencio como máquinas besuntadas de oleo, saliva, besum do peixe, sangue e escamas...
A razao de tão enorme quantidade de robalos??? A explosões subterraneas da monoboia para acostagem dos superpetroleiros em construção a duas tres milhas
provocou a fuga do peixe para terra...


Parabéns pelos peixes e não desanime se demorar mais algum tempo a tirar mais alguns...Um corricador puro é um artista, não é um holograma.. :hummm:


Cumprimentos
António Simões(pescador de robalos aposentado)
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Como corricar de noite/visão dos robalos

Mensagem por Panca »

Desanimar nunca, a pesca é algo que não consigo explicar, cada vez aumenta mais o vicio, sempre pesquei ao fundo mas ontem realmente dei a voz à razão e ao arriscar em comprar a cana o carreto e o restante material pensei, se calhar estas a fazer asneira mas não, são duas maneiras de pescar muito diferentes e depois desta experiência digo, ainda bem que investi :fixe: e estas novidades na pesca, o aprender uma técnica nova é ainda mais viciante :fishcool: :lol:
Responder