Aberta Foz do Arelho

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Aberta Foz do Arelho"
na nova versão do site.

canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Aberta Foz do Arelho

Mensagem por canudo »

Boas a todos,
Faz alguns dias que me disseram que a aberta está fechada ao mar,será que ninguem vé o impacto que isso poderá causar a todos os niveis?!!!!!!!
Gostava que fizessem algumas consideraçoes,está aberta a discussao a todos...
Para quando a resoluçao da coisa :hummm: :huuum: ? Mais uma prova da belissima governaçao que temos vindo a assistir :2dedos: :2dedos: :2dedos: FUCK OFF
Cumprimentos a todos
Canudo
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Aberta Foz do Arelho

Mensagem por ffgsoares »

É o que constatamos amigo Canudo, infelizmente neste canto á beira mar plantado tudo se passa e ninguém tem responsabilidades, desconhecia completamente essa situação e o que tenho a dizer é que é mais um atentado á nossa causa, ao ambiente e á proteção piscícola, agora que vem aí algumas das espécies que utilizam os estuários e as lagoas para desovar protegidos é que isso está fechado.

Espero que quem de direito trate urgentemente de mandar abrir a boca da Foz !!!

Um grande abraço e Boas Festas para ti e os teus :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Aberta Foz do Arelho

Mensagem por joaonumberone »

Isso nao pode ser visto assim, foi natural ou artificialmente que fechou?
Acho que os robalos desovam na praia mesmo.
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Aberta Foz do Arelho

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Infelizmente é verdade...

Tenho assistido, nos últimos tempos, um fecho gradual da boca da aberta, bem como a migração desta para sul (está quase em frente à pedra do gronho).
Em Novembro e com a maré quase vazia
Em Novembro e com a maré quase vazia
13_11_2013.jpg (96.19 KiB) Visto 1380 vezes
Em novembro já era possível observar à maré vazia o crescimento da coroa.
Em Dezembro e com a maré cheia!!!
Em Dezembro e com a maré cheia!!!
11_12_2013.JPG (98.3 KiB) Visto 1380 vezes
Agora em Dezembro, mesmo com a maré cheia, está quase tudo tapado...

Este ano, não houve corrico para niguém... mas nem é isso que me preocupa, a lagoa está a morrer!
Na zona do Vau as lamas estão a apodrecer, os organismos dependentes de água salgada estão a morrer por execesso de água doce e os locais dizem que já não há berbigão nessa zona...

Está obviamente alguma coisa mal, têm sido gastos milhões, em movimentos de areia incompreensíveis, pelo menos para mim e o resultado está à vista!
As útimas obras realizadas, que duraram quase um ano, custaram 4 milhões de euros, não percebi na altura o que se estava a fazer e menos percebo agora...
O que é facto é que o movimento de libertação de areias dentro da lagoa, originou o aparecimento desta mega coroa em frente à aberta.

Existem canais dentro da lagoa, alinhados com as chapas que ainda têm a profundidade necessária para manter a lagoa viva mas, a ligação ao mar, devia ter sido rasgada antes do inverno para que o mar levásse as coisas ao sítio.
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Aberta Foz do Arelho

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
joaonumberone Escreveu:Isso nao pode ser visto assim, foi natural ou artificialmente que fechou?
Acho que os robalos desovam na praia mesmo.
A partir do momento em que o homem interviu nas obras que fez, tem responsabilidades directas no resultado...

Cumprimentos,
Roberto
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Aberta Foz do Arelho

Mensagem por canudo »

Boas a todos,
Obrigado pelas consideraçoes malta,faz amanha duas semanas que está fechada,em conversa com pessoas do bom sucesso,há cerca de uma vintena de anos era normal a aberta fechar-se todos os anos,depois o mar encarregava-se de abrir o que tinha fechado...
Só gostava de saber era porque fazem todos os anos obras de milhoes de euros em desaçoreamentos e canais e remoçoes de areias,blá blá blá,sim milhoes de euros que saiem dos bolsos de todos nós para depois estarem a fazer o mesmo e o mesmo e mais do mesmo,quem é que enche os bolso á força toda,sim quem é que enche os bolsos pois é a mesma coisa ano apos ano.
Para mim só há uma soluçao,é deixar a aberta correr onde sempre foi normal,só que há um grande problema,deixa de existir praia da foz do arelho!!!!!
Praia essa que tem custado milhoes e milhoes de euros ano apos ano,num pais como o nosso será isso viável,penso eu de que ,que nada percebo do assunto :nono:
Só quero pescar uns peixitos mas estas coisas revoltam-me...
Boas festas para todos malta boa ,e vamos malhando neles .... :fixe:
Gostava de conhecer alguem na comunicaçao social,parece.me que daria pano para mangas,um pouco á semelhança dos esporoes da costa da caparica,e fico por aqui...
Canudo
Carlos Vitor
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Aberta Foz do Arelho

Mensagem por canudo »

Boas a todos,
Ontem apos uma tonteira a seguir á janta decidi ir fazer a maré cheia e viragem ao super,nem toque,tambem com o mar e condiçoes que estavam seria quase impossivel qualquer coisita que fosse.
Como era cedo á vinda pra casa fui á foz comer e fui á lagoa espreitar,bem a agua estava rés vés com o cais da foz, nunca vi a lagoa tao cheia,está literalmente a rebentar pelas costuras!!!!
Se vierem uns dias de chuva valente poderá tornar-se um problema com consequencias que nem imagino,uma vez que os terrenos á volta do perimetro da lagoa devem ficar inundados,pra quem conhece o luis do café do bom sucesso já deve de ter a agua á porta nao tarda muito...
Promessas há muitas mas acçoes nao vejo nenhumas,pra quando a abertura da lagoa?,já sei,quando vierem mais quatro milhoes! :fixe: :hahaha: :hahaha: :hahaha: É pra rir,nao é?!!!!!!
Cumprimentos e votos de bom ano pra todos
Canudo
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Aberta Foz do Arelho

Mensagem por canudo »

Boas,
Pelo que soube há pouco vao máquinas já quinta feira tratar de abrir a aberta,estava a ver que nao! :fixe:
Seria mesmo muito mau se nada se fizesse mas mais vale tarde do que nunca!
Baoas festas a todos
Canudo
Responder