Página 1 de 2

Cuidado com o congro

Enviado: quarta dez 18, 2013 11:35 pm
por Jazz
Tenho ido fazer umas pescarias ao congro, mas o maior exemplar que tirei até agora foi um safio de 1 metro e 2,3 quilos. Toda a gente com quem falo me tem avisado para ter muito cuidado com esta espécie, que nos pode magoar com facilidade. Na loja de pesca que costumo frequentar, bem como nos sítios onde pesco, os avisos são sempre os mesmos. Cuidado com as mãos, que um menino destes facilmente arranca um dedo.

Quem olha de perto para um animal daqueles (principalmente um exemplar de grande porte) fica com muito respeitinho pelo peixe, quanto mais não seja pelo "ar de mau" que ele tem. Os dentes não parecem grande coisa, mas toda a gente garante que são como lâminas que, aliadas à força de mordida do congro, causam danos terríveis.


Ora, numa pesquisa pela net acerca deste peixe, encontrei uma notícia que vem confirmar o que me têm contado. É sobre um praticante de mergulho que foi atacado por um congro e que em consequência disso ficou com uma lesão bastante grave na face:

Imagem


Já tinha muito respeito por este peixe, mas agora ainda mais!


A história aqui: http://www.mirror.co.uk/news/world-news ... re-2048058

Re: Cuidado com o congro

Enviado: quinta dez 19, 2013 12:27 am
por DCautosport
Atenção que as moreias são igualmente perigosíssimas... Se não piores...
Não é uma pesca que eu pratique nem tenha praticado, mas segundo sei deve-se andar munido de uma moca, e pregar imediatamente umas mocadas na cabeça desses peixes... :pau: :pau: :pau: :moca: :moca: :moca: :moca: a fim de abater de imediato o peixe....

Re: Cuidado com o congro

Enviado: quinta dez 19, 2013 1:24 am
por Lmagina
Boas!

Efectivamente o congro é um animal perigoso se não se souber manipulá-lo ou se, no caso do mergulho, não se souber respeitar o espaço dele.
Mas isto é válido para muitas espécies, não só para congros ou moreias. Nenhum deles faz ataques repentinos, costumam sempre "avisar" que estamos demasiado próximos (cada espécie tem o seu tipo de aviso). Nestes 15 anos em que faço mergulho (recreativo, técnico ou científico) deparo-me muitas vezes com eles, mas nunca vi ponta de agressividade, excepto por moreias juvenis (as adultas até gostam de posar para as fotos!). Normalmente, e pelo que já vi, estes acidentes acontecem por incúria do mergulhador. Simplesmente porque facilita!
No entanto, qualquer acidente é sempre de lamentar.

Cump's

Re: Cuidado com o congro

Enviado: quinta dez 19, 2013 6:20 pm
por CASEBLOCK
Boas, realmente para manusear esses peixes (moreias, congros...) e preciso mt cuidado, no caso das moreias uma moca torna-se indispensavel, qto ao congro a moca nao se aplica, este deve ser degolado, ou seja, cortar atras da cabeça ate trespassar na totalidade a coluna vertebral, de modo a que este morra rapidamente. No entanto eu pessoalmente ja assisti a um incidente provocado por um congro de 12Kgs, que mesmo depois de degolado mordeu um individuo que tentava retirar o anzol da boca do mesmo, a sorte foi que ele tinha um alicate na mao, o que ajudou parcialmente a proteger-se da potencia da mordedura (a perigosidade da mordedura nao deriva dos dentes, pq estes sao pequenos, mas sim da potencia/força extrema da mesma), o aperto foi tao grande que imediatamente o sangue invadiu varias unhas da mao, que posteriormente acabaram por cair, so nao trespassou os dedos devido ao alicate. Concluindo manusear o peixinho com cuidado, e degolar na totalidade, nunca meter os dedos na boca do peixe, utilizar sempre um alicate. Tb ja assisti a varias mordeduras de moreia, que sao extremamente perigosas, provavelmente pior do que o congro, os dentes destas sao como laminas de bisturi, e possivelmente cheios de bacterias que posteriormente causam infeçao de dificil tratamento. Outro caso que assisti foi na captura de um mero de bom porte a partir da costa, em que na altura de encalhar o peixe houve um individuo que caiu na patetice de meter as maos na guelrra do peixe...ops..saiu-sse mal, ficou com a mao toda cheia de golpes e ensanguentada, por isso cuidado amigos...

Saudaçoes dos Açores e boas festas para todos... :fixe:

Re: Cuidado com o congro

Enviado: quinta dez 19, 2013 8:15 pm
por NelsonP
Txiiiii :119: É arrepiante :hummm: Não faço pesca submarina mas já ouvi falar que há espécies que é preciso ter cuidado. Esse golpe é muito feio. Fica o alerta :fixe:

Re: Cuidado com o congro

Enviado: quinta dez 19, 2013 11:32 pm
por jose elvas
Todo o pescador deve (pelo menos deveria) estar consciente para os perigos inerentes a esta actividade que nos apaixona, existem muitas especies perigosas, tanto no mar como em agua doce, que podem ferir através de dentes, espinhos ou veneno.
É muito importante conhece-las e manuseá-las de forma apropriada para não corrermos o risco de estragar o que se pretende que seja um momento bem passado...

PS-Uma pessoa minha conhecida teve que levar 8 pontos numa mão á conta das dentolas de um Lucio, tudo porque, lá está, não teve o devido cuidado e tentou apanha-lo pelas guelras com a mão... :no2:

Re: Cuidado com o congro

Enviado: sexta dez 20, 2013 12:06 am
por suchi
boas , tenho pescado algumas espécies dessas de bom porte mas nunca caí na tentação de retirar o anzol , só de pois de morto e bem morto , quanto ao matar o congro o mais eficaz é uma facada na nuca e é a morte do artista , quanto as moreias muito cuidado elas têm dois pares de maxilares e arrancam dedos .

:nono: :nono: http://www.youtube.com/watch?v=GxrJpVqYRHY

cumpts

Renato Sá

Re: Cuidado com o congro

Enviado: sexta dez 20, 2013 12:32 am
por ffgsoares
Só por uma vez me deparei com um quando fazia submarina, e foi tipo, um tiro e desvia-te, só depois de alguns minutos fui ver o resultado e mesmo assim foi com um gancho que bati no arpão e lá estava um belo safio/congro de oito quilos mas bem morto.

Sempre tive muito cuidado/respeito com esses bichos e as moreias mais ainda, um companheiro meu de sub, um dia trazia uma espetada no arpão para a colocar em terra e ela veio pelo arpão abaixo e junto á mão virou a cabeça e ferrou-lhe o polegar que ficou cortado até ao osso.

É preciso muita atenção e respeito com os animais, eles estão no seu meio ambiente e defenden-se naturalmente !

Boas Festas a todos :fixe: