Os povos que viviam junto ao litoral do Atlântico notaram há muito tempo que o nível do oceano subia e descia duas vezes por dia, se bem que nem sempre à mesma hora, mas, no entanto, regularmente. Deram a este fenómeno, cujas causas desconheciam, o nome de «maré». Verificaram, porém, que havia uma certa relação entre as fases da Lua e as marés. Sabemos hoje que a causa principal das marés é a atração exercida, sobre a Terra e seus oceanos, pela Lua e pelo Sol (muito menos fortemente, porque está muito mais longe).
A maré ocorre, em geral, duas vezes por dia. Se a maré alta (preia-mar) for um dia às doze horas, será de novo alta à noite, pelas vinte e quatro horas e vinte e cinco minutos. Mais ou menos a meio do intervalo entre as duas marés altas, as águas recuam até ao seu nível mais baixo; é o que se chama baixa-mar.
Duas vezes por mês, na altura da Lua Cheia e da Lua Nova, o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados; nessa altura, a atração da Lua e do Sol exercem-se na mesma direção sobre os oceanos, do que resultam grandes marés (as marés-vivas).
Nas duas épocas do mês em que vemos apenas metade da Lua (Primeiro e último quarto) o Sol e a Lua situam-se em ângulo reto em relação a nós; a atração exercida sobre a água do oceano está, portanto, no seu ponto mais fraco, pois se exerce em sentido contrário. É então que temos as pequenas marés chamadas marés-mortas.
A diferença de nível entre preia-mar e baixa-mar pode não passar de 30 a 60 cm em certos locais, mas pode também atingir 18 m noutros sítios.
Na opinião dos cientistas, são as dimensões do oceano, a sua forma e profundidade, que determinam, num dado ponto, a amplitude da maré.
Se inclinarmos uma tijela com água primeiro para um lado e depois para o outro, a água subirá de um lado oposto; mas o nível da água no centro da tijela é sempre o mesmo, qualquer que seja a maneira como inclinemos o recipiente.
Passa-se o mesmo com as bacias dos oceanos: se uma ilha se encontrar no meio do oceano, o nível de água aí pouco varia; pelo contrário, se uma bacia pouco profunda é limitada por uma zona costeira, a maré atingirá nessa zona o seu máximo.
In: Livro : O Mar . Lincoln Barnett . Editorial Verbo. 1965
---------------------------------------------------------------
Boas Pescarias
Marés_Ano_1965
Re: Marés_Ano_1965
Tá ok, boa explicação do fluxo das marés e o porquê da sua existência !
- DCautosport
- Mensagens: 553
- Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am
Re: Marés_Ano_1965
Bom texto explicativo sobre o porque das marés para alguém curioso como eu que gosta de saber essas coisas......
Obrigado.
=D> =D> =D>
Obrigado.
=D> =D> =D>
- Tainhaalgarve
- Mensagens: 138
- Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am
Re: Marés_Ano_1965
Muito bem.
Tá simples!
=D> =D>
Tá simples!
=D> =D>
- pintassilgo
- Utilizador Regular
- Mensagens: 2018
- Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm
Re: Marés_Ano_1965
boa explicação... =D> =D> =D>
Re: Marés_Ano_1965
ffgsoares Escreveu:Tá ok, boa explicação do fluxo das marés e o porquê da sua existência !
- nunopontes
- Utilizador Regular
- Mensagens: 4567
- Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am
Re: Marés_Ano_1965
Ora ai esta a explicação cientifica