limpeza dos pesqueiros

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"limpeza dos pesqueiros"
na nova versão do site.

monteiro
Mensagens: 22
Registado: domingo abr 09, 2006 8:28 pm

limpeza dos pesqueiros

Mensagem por monteiro »

Boas,como pescador desportivo lamento muito que existam pessoas na pesca desportiva,que depois de utilizarem os sitios para pescar os abandonem,deixando nos locais todo o tipo de detritos,que em nada ajudam o ambiente do pescador,como prova disso tive junto de mim um pescador que depois de beber a sua cerveja atirou a garrafa para as rochas,partindo a mesma.Vamos todos juntos conseguir criar um ambiente mais limpo,será bom pra todos.
Abraço.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Pois é... será que esse senhor faz a mesma javardice em casa? Se calhar. :roll:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Realmente que coisa mais parva que esse animal fez, sim animal porque não posso lhe chamar outra coisa :twisted:
Avatar do Utilizador
ATLANTIS
Mensagens: 297
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Mensagem por ATLANTIS »

Este assunto já foi mencionado várias vezes, mas nunca é de mais voltar a tocar nele. Isto faz-me lembrar a história de quase todos os fumadores que dizem que não atiram as beatas para o chão, mas o certo é que elas estão lá sempre mesmo com cinzeiros por perto.

Eu digo isto porque já assisti a companheiros de pesca que tambem falam assim, mas que tambem já os vi a deixarem garrafas e outro lixo nos locais de pesca.

Atenção que eu não estou a querer dizer que o amigo Monteiro faça o mesmo, porque eu sei o que faço e tambem sei que não sou o unico. O saco que eu levo para tranporte do isco, do farnel, cervejas,etc, tambem serve para por o lixo e no caminho de casa há sempre um cxt do lixo para o por o saco.
Avatar do Utilizador
Chacal
Mensagens: 642
Registado: sexta out 05, 2001 11:00 pm

Mensagem por Chacal »

Eu tenho um lema que é o seguinte: Se as cervejas não pesam cheias a caminho do pesqueiro, muito menos pesam vazias a sair do mesmo!

Por causa de uma garrafa que foi atirada para as rochas, já pedi a desqualificação de um pescador em prova!

Ainda hoje me deve rogar pragas!!! :twisted:

Mas não sei se voltará a fazer a mesma coisa, pelo menos em competição......
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Boas. 8)

Eu nesta questão do lixo adopto posições conforme o local onde me encontro,passo a explicar;

Se por ventura eu me encontar num local onde não possa ser feita a recolha do lixo por pessoas,simplesmente não atiro lixo para o chão...nem mesmo beatas para o mar quando estou a pescar de barco e garanto-vos qye já tive discusões com amigos e não só por o fazerem perto de mim e quem diz beatas diz todo o tipo de lixo que não seja biodegradávél,atenção com este aspecto.

Depois existe a minha outra atitude que pode ser condenavél por alguns,compreendo-o e respeito mas tenho as minhas convicções que é.

Se estiver nun local,por exemplo 1 meio de transporte,1 espaço de atendimento publico que não tenha caixotes de lixo tal como os transportes,podem ter a certeza que o deixo ali mesmo,mas tem uma explicação esta minha atitude e a passo aexplicar.

Seá que num local onde dezenas de pessoas passam não deveria ter 1 local para por lixo??

Será que as empressas que por o lixo ser pouco não dispensam trabalhadores obrigando os que ficam a fazer o trabalho do dobro??
Por exemplo,quando a cortes de orçamento numa empresa,os 1ºs a lixarem-se são sempre empregados de impeza e depois lá esta o que fica a fazer o trabalho de 3,não será.

E é exactamente por esta atitude que deixo o lixo e obrigo a empresa a contratar mais empregados de limpeza,pois já alguma vez pensaram que se não fizerem lixo em determinados locais,o pessoal da limpeza passa logo a ser reduzido em nº pessoal :wink:

Atenção que não aplico esta norma a todos os locais,só aos quais sei que as empresas exploram as pessoal,pagam-lhes mal e obrigam o pessoal em questao a trabalhar pelo triplo do pessoal que seria nessecario para efectuar a limpeza daquele espaço.

Porque será que denro dos autocarros não existe 1 local para colocar lixo???
Pensem lá bem. :wink:
Avatar do Utilizador
Chacal
Mensagens: 642
Registado: sexta out 05, 2001 11:00 pm

Mensagem por Chacal »

Deixares lixo num local tipo rep de finanças, não estás a "lixar" o meio ambiente! Estás simplesmente a fazer um protesto silencioso...
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Mensagem por Humbfish »

É uma realidade bastante óbvia aqui na zona de Aveiro, cada vez mais os pesqueiros são deixados com detritos de todo o tipo, iscos, garrafas, latas, papéis, cartões, starlights! Já por algumas vezes alertei alguns pescadores que o fazem a minha frente e parecem que ainda ficam com razão. :twisted: :twisted: A capitania penso que também havia de intervir neste sentido, mas ao que me parece pouco ou nada tem sido feito até à data. A colocação de painéis informativos nos vários pesqueiros alertando para os aspectos negativos do lixo ali deixado, até mesmo do tempo de decomposição dos vários materiais, talvez desse para alertar algumas mentes mais depravadas! :idea:
Há que ter civismo, e deixar os pesqueiros sempre limpos, como os gostaríamos de encontrar! :wink:

Abraço,
Humberto Pinho.
Responder