Chicote

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chicote"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rl24
Mensagens: 22
Registado: quinta nov 14, 2013 11:49 pm

Chicote

Mensagem por rl24 »

Boas pessoal !

Alguém por ai pode me explicar melhor a montagem ?

Eu tenho um trabucco 0,35 no carreto para surfcasting como devo fazer?

Abraço
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Chicote

Mensagem por DCautosport »

Eu também não sabia, mas explicaram-me e percebi que portanto o chicote consiste nos últimos cerca de 15 metros adicionares um fio mais grosso de modo ao fio conseguir suportar o impacto do lançamento da chumbada... depois existe chicotes "caseiros" feitos com um fio de medida superior tal como referi ou chicote cónico que é nada mais nada menos do que esses 15 metros (pode ter medida diferente) onde numa ponta do fio começa por exemplo na medida de 0.26mm, e vai aumentando gradualmente ao longo do fio até à outra ponta ficar um 0.57mm por exemplo (as medidas de inicio do fio e final do fio podem variar) chama-se chicote cónico por isso mesmo porque ao longo do fio é como se fizesse a forma de um cone, estes últimos (cónicos) têm mais vantagens porque o fio como tem inicio numa medida mais baixa, logo será mais fácil conseguir dar um nó que una a linha do carreto ao chicote com segurança pois as linhas terão medidas semelhantes. Para se unir o chicote à linha do carreto costuma-se fazer os seguintes nós:

Duplo Uni nó.

Nó de Sangue.

Nó Albright.

Tens aqui um excelente site (no meu ponto de vista) que explica detalhadamente como se faz cada um dos nós acima indicados.
http://www.snookfishing.com.br/nos.htm


DCautosport
Avatar do Utilizador
rl24
Mensagens: 22
Registado: quinta nov 14, 2013 11:49 pm

Re: Chicote

Mensagem por rl24 »

Obrigado pela dica foi baste útil pois pk eu pensava que tinha que ligar o chicote com um destorcedor mas ficava sempre na dúvida se não iria partir.

Abraço :beer:
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Chicote

Mensagem por DCautosport »

rl24 Escreveu:Obrigado pela dica foi baste útil pois pk eu pensava que tinha que ligar o chicote com um destorcedor mas ficava sempre na dúvida se não iria partir.

Abraço :beer:
Sempre ás ordens companheiro...
Destorcedor com clip meto no fim do chicote, (na suposta ponta mais grossa) e deixo ai o destorcedor sempre posto, convém verificares é se o destorcedor passa em todos os passadores da tua cana, se passar podes deixar sempre montado, se não passar tens de montar só após o fio passado nos passadores... depois abres o clip e é só ligares lá as montagens... se quiseres trocar de montagem e fazer a troca ai... rápido...
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Chicote

Mensagem por jm_araujo »

Com 0.35 em principio não precisas de chicote, exceto se rebentares nos lançamentos. Para partir 0.35 no lançamento só chumbadas muito pesadas e/ou braços muito fortes é que pode acontecer.
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Chicote

Mensagem por Rider »

Com 0.35 no carreto, também não usaria chicote, se for uma linha de boa qualidade.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chicote

Mensagem por ffgsoares »

Pois é,... esse 0,35 se fôr uma linha boa, resistente, se calhar não precisas de chicote, isto para lançares 120 g mais ou menos, se fôr 150/160 g isso vai ser um problema.

Os chicotes usam-se mais nas linhas de 0,30 pra baixo, até 0,20/0,18, aí os chicotes cónicos são os ideais porque começam fino.

Um 0,35, eu experimentava sem chicote, se partisse no lançamento, atava um bocado de 0,40 na ponta, aí com 10 metros e a partir daí vinham então as montagens, um, dois ou três anzois.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
rl24
Mensagens: 22
Registado: quinta nov 14, 2013 11:49 pm

Re: Chicote

Mensagem por rl24 »

A linha que estou a utilizar e TRABUCCO T FORCE 0.35
Responder