Eu tenho feito a manutenção aos meus regularmente e não só.
Os carretos não nos podemos esquecer que são mais ou menos como um motor de um carro. Ou seja possuem partes metálicas em fricção, que dependem do estado do óleo para atenuar o desgaste dessas mesmas peças metálicas...
Uma manutenção mais cuidada deve ser feita por vários motivos... Para trocarmos o óleo, para observarmos o desgaste das peças do interior, para podermos "agendar" a sua troca, prevenir a criação de "verdete", limpeza das bobines ( fio e bobine ) etc.. E deve ser feita por alguém com algum "calo" nisto, uma vez que é fácil, perder uma peça, ou montar alguma mal...
Em relação a intervalos não nos podemos esquecer, que por norma, quanto mais caros os carretos, melhores "interiores" têm, ou seja, de melhor qualidade são as suas rodas de coroa, os pinhões, etc... E temos de ver se o carreto apanha água ( mesmo da chuva )etc, uma vez que a água vai fazer com que o óleo fique preto, e perca as suas características. Também é importante mudar o óleo mesmo que não tenha apanhado água, uma vez que o óleo quando é novo , as suas moléculas estão arranjadas de uma maneira, ou seja, "mais juntas" o que permite mais protecção na fricção. Quando o óleo é usado muito tempo, estas ficam mais afastadas, fazendo com que o óleo não proteja tanto as partes metálicas criando mais desgaste...
Algumas fotos...
Revisão completa ao Aerlex.
Óleo bastante velho em Tournament Surf 45QD e com água
Tournament Surf 45QD depois de limpo
Aero Technium Mgs Xsa pronto para a pesca... como novo
Estas são das primeiras partes a ficar "picadas" de corrosão... Quanto fizerem a revisão, limpem bem esta parte...
Passar a bobine por água ajuda a preservar o fio, e também a bobine... Estas ganham salitre, o que pode resultar em bobines picadas e fios partidos...
Para quem não quiser aventurar-se tanto... Podem sempre seguir um plano básico de manutenções...
Passagem por Água doce da Bobine - Todas as Pescas
Passagem de Pincel pelo carreto ( Tirar Areia ) - Todas as Pescas
Lubrificação do Rodizio ( 5 em 5 Pescas )
Em termos da troca de óleo, podem retirar a bobine, o rotor, a tampa lateral, e com um desengordurante ou QD40, e um pincel retirar o óleo velho com muita paciencia e colocar novo, e óleo fininho nos rolamentos.
Eu faço a muda de óleo de 2 em 2 meses +-... E se apanhar água, troco antes claro.
Em termos da massa/óleo, uso uma à base de LITIO e nos rolamentos, óleo fininho tipo das máquinas de costura.. Outra coisa, tenham a noção que perdem a garantia dos carretos ao abrir os mesmos...
E garanto-vos... Ao fim de algumas boas pescas, a diferença é notória, entre um carreto bem estimado e um mal estimado... e se calhar ao fim de 2 ou 3 anos, num shimano ou outro de gama media-baixa, poupamos 30 ou 40€ em peças... portanto...