Montagens surfcasting e seus problemas

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Montagens surfcasting e seus problemas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por Panca »

luismoreno Escreveu:Mandei f"#$er tudo passei-me. meto so o destrocedor e ta andar ( isto quando corre )

acordei pa vida :olaaa:

uma gajo ia pa descansar saia stressado !
E mai nada :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por DCautosport »

luismoreno Escreveu:Mandei f$#er tudo passei-me. meto so o destrocedor e ta andar ( isto quando corre )

acordei pa vida :olaaa:

uma gajo ia pa descansar saia stressado !

As vezes tanto queremos fazer as coisas bem de por isto e aquilo e colocar mais aquela coisa e esta para funcionar, que só acabamos é por complicar....
Uma coisa é certa se retirar-mos opiniões de quem pesca há imensos anos que conhece o mar como ninguém, estaremos sempre a aprender, é obvio que depois de todo o conhecimento absorvido poderemos dicidir o que fazer de melhor com outros factores que podem influenciar como o tempo o sitio onde se pesca.. etc... Mas a malta cá do sitio tem muita experiencia nós mais novos temos de absorve-la e fazer o que nos dizem.... :hahaha:
lrds
Mensagens: 19
Registado: quarta out 09, 2013 1:07 pm

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por lrds »

Conheço um tipo que não usa acessórios de espécie alguma. Apenas chumbadas e anzóis. Os estralhos são atados à madre. E quando pesca, junto com outros tipos, tem vezes que apanha mais e outras menos. Portanto, tirem as vossas conclusões
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por Panca »

Por vezes nos é que complicamos a pesca e quanto a mim quanto mais simples melhor :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por Rider »

lrds Escreveu:Conheço um tipo que não usa acessórios de espécie alguma. Apenas chumbadas e anzóis. Os estralhos são atados à madre. E quando pesca, junto com outros tipos, tem vezes que apanha mais e outras menos. Portanto, tirem as vossas conclusões
A zona onde pesco, o pessoal de mais idade não usas destorcedores, clips, etc.., é pescar forte e feio.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por ffgsoares »

Ó pessoal, essa coisa de pescar simples é verdade, quanto mais simples melhor, só que isso tem varias nuances.

Quando falamos que a malta antiga pesca sem qualquer acessório é verdade, mas também reparem que pescam com linhas muito mais grossas que aquelas com que pescamos e os estralhos são regra geral de uma linha normalíssima e bem grossa.

Mas pescam acima de 0,40/0,50 mm na madre e os estralhos também estão nessa bitola, logo, o que é que eles fazem,... dobram a ponta da linha madre, uma vez, duas vezes e dão o nó, ficam com duas laçadas, numa penduram a chumbada e na outra o estralho, que é sempre regra geral nunca superior a um metro, isto é o básico, não tem a ver com o facto, se apanha peixe ou não (claro que como todos, umas vezes apanha outras nem tanto).

Agora nós (eu pelo menos) pesco com linhas madre de 0,20/0,30 mm com chicote cónico, se andasse a fazer laçadas duplas no material depressa ficava sem o chicote (por isso na ponta deste coloco um clip ou um destorcedor e, ponto final, não lhe mexo mais), depois ou uso montagens ou urfes e vá de pescar.

Depois vêm os estralhos, usamos fluorocarbono ou Amnesias mas (e aí é que muda tudo) gostamos de medidas mais selecionadas, se está corrente, se o mar embrulha por baixo, se estão águas lusas, se estão tapadas, se o peixe que ali anda é miúdo, enfim uma série de situações que gostamos de observar e tentar tirar daí o melhor proveito, logo, não podemos fazer o que fazem esses pescadores mais rústicos, atenção não é uma observação de crítica, é apenas uma constatação (cada um pesca como quer e gosta), mas,... reparem estamos a querer usar um estralho fino 0,25/0,29 mm, com 1,5/2 metros de comprimento, se não colocamos destorcedores ou rotors como vai sair essa linha quando recuperamos,... um molho embrulhado :122:

É aí que está a diferença, se queremos tirar proveito das linhas finas, dos vários tipos de montagens em acção de pesca, para tentar sacar uns peixes temos de usar esses acessórios que nos facilitam a apresentação das pescas e das iscas lá em baixo onde o peixe anda.

No entanto também devemos reduzir ao essencial esses acessórios, se não andamos a mandar material que só nos dificulta os lançamentos e por aí fora, ... eu uso um clip na ponta da linha madre (que é o chicote), nesse clip penduro uma montagem, 1,50/1,80m de linha 0,40 onde tenho um ou dois estralhos conforme quero pescar na hora, essa montagem engata no clip com uma argola em tercina e em baixo tem um clip onde penduro a chumbada e, está feito, se uso uma urfe, é igual,... penduro a urfe no clip da madre e por baixo penduro a chumbada, nas duas situações cada estralho está atado a um destorcedor que se move livre para poder ser eficaz como falava mais atrás.

Boas pescarias a todos :fixe:

PS: As linhas finas, na madre tem a vantagem de, lançamos melhor e mais um pouco na distancia, tem menos atrito na aguagem e no remexer do mar, fazem menos esforço a suportar a ondulação, fazem menos esforço (fola) se está vento lateral, não usamos linhas finas por estar na moda :join:
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por DCautosport »

ffgsoares Escreveu:Ó pessoal, essa coisa de pescar simples é verdade, quanto mais simples melhor, só que isso tem varias nuances.

Quando falamos que a malta antiga pesca sem qualquer acessório é verdade, mas também reparem que pescam com linhas muito mais grossas que aquelas com que pescamos e os estralhos são regra geral de uma linha normalíssima e bem grossa.

Mas pescam acima de 0,40/0,50 mm na madre e os estralhos também estão nessa bitola, logo, o que é que eles fazem,... dobram a ponta da linha madre, uma vez, duas vezes e dão o nó, ficam com duas laçadas, numa penduram a chumbada e na outra o estralho, que é sempre regra geral nunca superior a um metro, isto é o básico, não tem a ver com o facto, se apanha peixe ou não (claro que como todos, umas vezes apanha outras nem tanto).

Agora nós (eu pelo menos) pesco com linhas madre de 0,20/0,30 mm com chicote cónico, se andasse a fazer laçadas duplas no material depressa ficava sem o chicote (por isso na ponta deste coloco um clip ou um destorcedor e, ponto final, não lhe mexo mais), depois ou uso montagens ou urfes e vá de pescar.

Depois vêm os estralhos, usamos fluorocarbono ou Amnesias mas (e aí é que muda tudo) gostamos de medidas mais selecionadas, se está corrente, se o mar embrulha por baixo, se estão águas lusas, se estão tapadas, se o peixe que ali anda é miúdo, enfim uma série de situações que gostamos de observar e tentar tirar daí o melhor proveito, logo, não podemos fazer o que fazem esses pescadores mais rústicos, atenção não é uma observação de crítica, é apenas uma constatação (cada um pesca como quer e gosta), mas,... reparem estamos a querer usar um estralho fino 0,25/0,29 mm, com 1,5/2 metros de comprimento, se não colocamos destorcedores ou rotors como vai sair essa linha quando recuperamos,... um molho embrulhado :122:

É aí que está a diferença, se queremos tirar proveito das linhas finas, dos vários tipos de montagens em acção de pesca, para tentar sacar uns peixes temos de usar esses acessórios que nos facilitam a apresentação das pescas e das iscas lá em baixo onde o peixe anda.

No entanto também devemos reduzir ao essencial esses acessórios, se não andamos a mandar material que só nos dificulta os lançamentos e por aí fora, ... eu uso um clip na ponta da linha madre (que é o chicote), nesse clip penduro uma montagem, 1,50/1,80m de linha 0,40 onde tenho um ou dois estralhos conforme quero pescar na hora, essa montagem engata no clip com uma argola em tercina e em baixo tem um clip onde penduro a chumbada e, está feito, se uso uma urfe, é igual,... penduro a urfe no clip da madre e por baixo penduro a chumbada, nas duas situações cada estralho está atado a um destorcedor que se move livre para poder ser eficaz como falava mais atrás.

Boas pescarias a todos :fixe:

PS: As linhas finas, na madre tem a vantagem de, lançamos melhor e mais um pouco na distancia, tem menos atrito na aguagem e no remexer do mar, fazem menos esforço a suportar a ondulação, fazem menos esforço (fola) se está vento lateral, não usamos linhas finas por estar na moda :join:

Mais uma vez uma excelente intervenção......
Que só pode merecer uma salva de =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Montagens surfcasting e seus problemas

Mensagem por ffgsoares »

Ó malta, mais um pequeno pormenor, eu faço sempre o trabalho de casa, em dias que não há ou não se pode ir á pesca;
refaço montagens, verifico-as e faço outras, empato vários anzois em vários tipos de estralho (comprimentos e espessuras de linha e tamanhos e tipos de anzol) e quando vou pescar raramente tenho necessidade de empatar um anzol, daí que as coisas se tornam simples, é só montar o material que escolhemos para aquela situação e pescar,... não querendo dizer que não empato um anzol para uma situação específica lá na hora, para experimentar se resulta, mas, é raro.

Assim desfrutamos mais da pesca, e não estamos muito tempo com as pescas cá fora a mudar seja o que fôr, porque lá dentro é que estão os peixes á nossa espera :join: (ás vezes :122: )

Boas pescarias :fixe:
Responder