Multi e chicote para embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Multi e chicote para embarcada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
troublemaker
Mensagens: 19
Registado: quarta abr 08, 2009 3:58 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por troublemaker »

pedrodasilva Escreveu: Pelo que a conclusão a que cheguei foi que os chicotes com o mesmo tamanho, quanto mais grosso for o chicote, menos elasticidade tem. Esta é a conclusão a que cheguei
Sim Pedro, isso é física. Dai no surf-casting se com 0.20 ou menos se conseguir trabalhar grandes troféus.
Agora o que é importante é saber de que material estamos a falar, as publicidades são uma treta (diâmetros, capacidade carga resistência a brasão etc...)

Neste tópico já muita gente falou de medidas que usa, mas uma vez que não disseram marca/modelo que usa, acaba por ser tudo muito relativo.


pedrolourenco79 Escreveu:È como eu ja disse... façam um teste com 2 ou 3 kg de peso as linhas e testem por voces mesmos..:
Está respondido em cima, e por norma prefiro fazer os meus testes em acção de pesca, ou partilhar informações com amigos.

pedrolourenco79 Escreveu:Ja agora engane-se que acha que vai as douradas e só as via tirar de 3 kg para cima... por que se fosse assim era um espetaculo... agora se fizerem montagem para essas douradas e depois não conseguirem tirar as de kg ou kg e pouco porque os tensos rebentam ou os anzois desferram por falta de elasticidade........aí talvez percebam melhor a coisa...
Pedro por norma prefiro estar preparado para trabalhar um bom peixe e no fim do dia trazer um troféu para casa, que limitar-me a mais pequenos e depois estar horas para tirar um bom peixe ou acabar por perde-lo.
Por exemplo nas corvinas, vi muita gente a gabar-se de tirar peixe de com +30kg com 0.20, mas para tirarem o peixe estão lá 1hora e tal... para mim isso não é nada, que piada tem estar a li a ver o peixe levar fio cada vez que se aperta um bocado, e no fim puxar apenas um peso morto.
E a minha opinião, agora se respeito as pescas dos outros, claro que sim!

Quem fala nesta pesca fala noutras, eu à boia já pesquei com medidas mais finas ás douradas mas agora prefiro apanhar menos mas mete-las a seco da maneira que me dá mais prazer.
O que interessa é que nos sintamos bem com a nossa pesca.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por pedrolourenco79 »

Após esta resposta está terminada a minha participação no tópico... nada a acrescentar a quem tanto sabe :201:
Avatar do Utilizador
troublemaker
Mensagens: 19
Registado: quarta abr 08, 2009 3:58 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por troublemaker »

pedrolourenco79 Escreveu: nada a acrescentar a quem tanto sabe :201:
Com certeza que essa resposta é uma ironia, se me conhecesses minimamente nunca dirias isso companheiro.

Os fóruns têm dois tipos de pescadores, os que gostam de partilhar e os que gostam de alimentar o seu ego.
Eu se há coisa que me dá prazer é partilhar ideias/experiências de pesca, o dia em que deixar de ter este prazer deixo de participar em fóruns.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por pedrolourenco79 »

troublemaker Escreveu:
pedrolourenco79 Escreveu: nada a acrescentar a quem tanto sabe :201:
Com certeza que essa resposta é uma ironia, se me conhecesses minimamente nunca dirias isso companheiro.

Os fóruns têm dois tipos de pescadores, os que gostam de partilhar e os que gostam de alimentar o seu ego.
Eu se há coisa que me dá prazer é partilhar ideias/experiências de pesca, o dia em que deixar de ter este prazer deixo de participar em fóruns.
Com um registo de 2009 e 13 msgs no forum esta visto o quanto tu partilhas.te aqui no sitio do pescador.... :pay:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por Joao Rodrigues »

Bom dia.
Já ando todo baralhado com esta treta.....e a culpa é vossa :hahaha:
Então o chicote não serve para amortecer as pancadas do peixe?
Por isso, o mesmo convem ser um pouco elástico, certo?
Em relação ao diametro não vou comentar pois acho que cada um faz o que quer, se bem que existe a maneira mais correcta e a menos correcta.
Se bem que acho não ter muita logica pescar com pescas em 0,25 ou 0,30 e ter baixadas em 0,40 ou 0,50... :hummm:
Como já tinha dito anteriormente uso o PowerPro em 0,23 e tenho uma baixada de 8 ou 9mts em 0,35 da tubertini gorilla UC-4.
Até aqui tenho me dado bem e nunca parti o chicote, mesmo quando a chumbada ou um anzol prende na pedra, o que parte é sempre a montagem e por onde estava preso.
Importa referir que as minhas montagens têm a madre em 0,285 seagur FXR e estralhos em 0,26 tambem em FXR.
Agora vamos supor o seguinte:
Faço uma pesca especifica para o Pargo com madre em 0,45 e estralhos em 0,37!
Convem alterar o diametro da baixada, certo? Em vez de 0,35 por o quê ?

(ajudem lá aqui o "je" que ele agradeçe :fixe: )
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
Joao Rodrigues Escreveu:Bom dia.
Já ando todo baralhado com esta treta.....e a culpa é vossa :hahaha:
Então o chicote não serve para amortecer as pancadas do peixe?
Por isso, o mesmo convem ser um pouco elástico, certo?
Em relação ao diametro não vou comentar pois acho que cada um faz o que quer, se bem que existe a maneira mais correcta e a menos correcta.
Se bem que acho não ter muita logica pescar com pescas em 0,25 ou 0,30 e ter baixadas em 0,40 ou 0,50... :hummm:
Como já tinha dito anteriormente uso o PowerPro em 0,23 e tenho uma baixada de 8 ou 9mts em 0,35 da tubertini gorilla UC-4.
Até aqui tenho me dado bem e nunca parti o chicote, mesmo quando a chumbada ou um anzol prende na pedra, o que parte é sempre a montagem e por onde estava preso.
Importa referir que as minhas montagens têm a madre em 0,285 seagur FXR e estralhos em 0,26 tambem em FXR.
Agora vamos supor o seguinte:
Faço uma pesca especifica para o Pargo com madre em 0,45 e estralhos em 0,37!
Convem alterar o diametro da baixada, certo? Em vez de 0,35 por o quê ?

(ajudem lá aqui o "je" que ele agradeçe :fixe: )
Olha João, vale o que vale, mas eu pessoalmente, para as pescas que faço, mesmo que a montagem seja 0,50, o chicote nunca passa do 0,40 porque são linhas diferentes com comportamentos diferentes e em tamanhos diferentes.
As montagens são normalmente em fluorcarbono logo mais rijo e com menor resistência comparando com um mono ou fluorcoated da mesmo espessura, além disso, a montagem tem +/- 2m no máximo e o chicote tem 8 a 10 metros, logo o chicote, além de ser mais forte e mais elástico, é também maior, logo mais dificil de quebrar.
Como disse anteriormente, já quebrei por diversas vezes, montagens em 0,40 e mesmo 0,50 a pescar com chicotes em 0,35 e 0,40. :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por Joao Rodrigues »

Obrigado Roberto
Pois tens razão.......sendo o chicote bem maior que as montagens, faz todo o sentido em ser mais resistente que as mesmas.....apesar de ser de diametro inferior....não tinha pensado nisso :hummm:

Fixe :fixe:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por CANIVETE »

Não João é como diz o lourenço parte pelo fluo,na ultima saída que fizemos fiz sempre a pesca com montagens com madre 37 e 40 e estava a usar chicote 35 perdi várias montagens e nunca partiu pelo chicote.
Pedro,quem trocou post contigo é gente boa á procura de mais valias para melhorar, é natural este questionamento.Imagina o andamento de um ferrari com um mini,não tenho o prazer de te conhecer,mas a malta sabe das tuas capacidades e essas fazem falta a este forum



abraço









Manuel Matos
Responder