Multi e chicote para embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Multi e chicote para embarcada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
troublemaker
Mensagens: 19
Registado: quarta abr 08, 2009 3:58 pm

Multi e chicote para embarcada

Mensagem por troublemaker »

Quero adquirir uma bobine de Sufix 832 para a embarcada, mas tenho duvidas em relação ao diâmetro que devo de utilizar.
A duvida está entre o 0.20 e o 0.24.
Se as tabelas estão corretas, o 0.20 dá para 13.5kg e o 0.24 para 17.7kg

O meu medo de ruptura é devido ao chicote.
O Chicote que uso é de gorilla uc4 0.45, o problema é que dizem que dá para 31kg (duvido)
As montagens que uso são de fluoro 0.40 que dão para 13kg


O que acham que devo de utilizar para a coisa ficar equilibrada, de maneira a que quando a pesca enrrochar não me parta o multi.
Se usarem estas linhas deixem a vossa opinião, porque como se sabe as publicidades das linhas são uma treta.


Resumindo,
Que linha e diâmetro seria a mais indicada para o chicote?
No Sufix 832 qual o melhor diâmetro 0.20 ou 0.24?


ps. Não respondam apenas baseados nos números que as publicidades indicam, essas contas são fáceis de fazer.
jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por jppinto »

0,20 em multi, com essa resistência chega e sobra para a embarcada, mesmo para as douradas!
Como chicote, na minha opinião, deves usar um nylon com um diâmetro o mais aproximado possível do multi, e com uma carga de rotura também aproximada.
Diâmetro semelhante para que o nó de união não fique muito grande.
Carga de rotura semelhante para que não rebente o chicote todo.

Depois as madres e estralhos da montagem é que devem ter cargas de rotura mais baixos do que o multi e chicote.

Eu uso, como referência que, conforme "desço" no fio, ir tendo sempre cargas cada vez mais baixas, exemplo:

Multi com 13Kgs
Chicote com 12kgs
Madre com 10kgs
Estralhos com 8kgs

Assim, teoricamente, se prender um anzol, ou rebenta o estralho, ou a madre da montagem. Pode ainda rebentar o chicote mas dificilmente chega ao multi.

Espero que me tenha feito entender.
Avatar do Utilizador
troublemaker
Mensagens: 19
Registado: quarta abr 08, 2009 3:58 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por troublemaker »

troublemaker Escreveu:ps. Não respondam apenas baseados nos números que as publicidades indicam, essas contas são fáceis de fazer.
Até ai é fácil de chegar jppinto,o que queria mesmo era a opinião de quem já pescasse com este multi e me disse-se algo do género,
"com o 0.24 podes meter à confiança um chicote de 0.45/.0.40 x,y ou z... que apesar de anunciar uma carga superior ao multi nunca ira partir o multi porque na verdade a carga é bem inferior"


Já agora um 0.20 de multi para pescar com montagens de 0.40 não será arriscar demais?
Também depende muito do multi que usarmos, já vi certos 0.20 que na realidade são no mínimo 0.30.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por joaonumberone »

Marco, tenho pena de não poder ajudar, mas o que eu uso é o multi climax haruna 0,20 e diz que aguenta 15 kgs, posso dizer-te que gosto muito da linha e é muito suave a passar nos passadores, mais que outras muito famosas.
No chicote uso o Yuki Invisible 0,30 e ontem mudei para o invisible 0,45, linhas boas.
Ainda no sábado perdi 2 ou 3 montagens com o chicote 0,30 e o chicote nunca partiu, ou seja partiu no nó do clip.
As minhas montagens são também com o invisible 0,30, sei que é igual mas se pensarmos é menos linha pelo que é por aí que vai partir.

Pronto assim parte sempre na montagem ou nos estralhos, o chicote vem sempre para cima.

Marco, dá uma olhada no multi climax o amarelo, olha que é boa linha :fixe:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por pedrolourenco79 »

Chicotes 0.45? Qual a logica de usar um chicote de 0.45?!?!?!?! :122:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por joaonumberone »

pedrolourenco79 Escreveu:Chicotes 0.45? Qual a logica de usar um chicote de 0.45?!?!?!?! :122:
Podias ajudar o nosso companheiro em vez de :122: porque isso não diz nada, só diz que não é boa ideia :hummm:

Mas nas douradas em setubal, há muita malta que pesca bem e usa medidas dessas.

Aproveito para perguntar a todos se tem lógica diminuir o tamanho do chicote e aumentar o diametro, como opção/gosto pessoal.
Avatar do Utilizador
troublemaker
Mensagens: 19
Registado: quarta abr 08, 2009 3:58 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por troublemaker »

Qual é a logica de uma resposta destas, quando o que pedi ao pessoal foi apenas concelhos. :122:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Multi e chicote para embarcada

Mensagem por pedrolourenco79 »

joaonumberone Escreveu:Podias ajudar o nosso companheiro em vez de porque isso não diz nada, só diz que não é boa ideia

Mas nas douradas em setubal, há muita malta que pesca bem e usa medidas dessas.

Aproveito para perguntar a todos se tem lógica diminuir o tamanho do chicote e aumentar o diametro, como opção/gosto pessoal.
Vamos calma que portugal ainda é nosso hein...Eu perguntei qual a vossa logica.. depois contraponho a minha....
Caro joao tambem há muita gente a pescar com cabo de aço e linha de mao e apanha peixe na mesma, mas nao o vejo a fazer isso que saiba.... Por isso calma nas respostas que nao lhe faltei ao respeito...

Alem disso joao se querias dar uma resposta tecnica em condiçoes perguntavas primeiro ao pescador para que tipo de pesca era o multi e chicote... :pay:
Responder