Derivação do Nó GT.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Derivação do Nó GT."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por jm_araujo »

Tens neste post explicação em video e imagens:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 72#p202772

Esses nós é uma confusão a nomenclatura, desta vez chamei-lhe FJ mas é mais conhecido por FG.
Avatar do Utilizador
rolamento
Mensagens: 13
Registado: sábado abr 27, 2013 11:01 am

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por rolamento »

Olá jm_araujo,

O link que envias do teu post é mesmo muito bom, e vejo que o meu video já lá estava (entre outros). =D>
Esse nó FJ/FG também me parece excelente e de fácil execução.

Obrigado.
Júlio
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por Josy »

Boas,
Aqui têm muito bem exemplificado o GT Knot

http://www.youtube.com/watch?v=rCDooHRD6-M

Já agora o que utilizo no meu Albright modificado para o travar são aquelas ultimas voltas por dentro da argola no mesmo sentido do enrolamento que apareçem no video, embora possam haver Albright dobrados pelo seio, dobrados pelo chicote e outros tipos de modificações, cada um inventa a que quer.

Tanto quanto consegui apurar o GT vem de ser o nó que se começou a generalizar na pesca ao Giant Trevally que para quem não sabe é um peixe que faz uma força tremenda e ponha-se tremenda nisso especialmente os grandes exemplares e que tem de ser travado muito depressa para não seguirem o seu instinto natural de ir á pedra e já era...

Este nó não seria muitas vezes suficiente e não é pelo que, julga-se, com origem e difusão na Àsia começou-se a utilizar um outro que quando difundido para o Ocidente por ser um nó extremamente resistente se deu a designação de Premium Knot (aqui utilizado no sentido de ser o primeiro entre os melhores) e dai o seu nome de PR Knot essencial para a pesca de Jigging pesado e Popping pesado.

http://www.youtube.com/watch?v=HztcIp1LluI

Os nós e a resistência em especial das linhas, são coisas a que dou muita importância por duas ordens de factores;

-Uma é que podem fazer a diferenção entre pescar o peixe de uma vida e vê-lo ir-se embora;

- A segunda é que não há nada que me deixe mais mal disposto na pesca do prejudicar um peixe deixando com um anjol cravado e não o capturar pelo que tento não pescar um peixe a qualquer preço.

Já se fizeram vários nós desses em preparativos para viagens de pesca tropical e, pelo que tenho tido conhecimento, hoje em dia quem vai para este tipo de pesca e não utiliza um PR Knot, não é gente. :lol: :lol:

Cumprimentos. :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por Josy »

Boas,

Tinha-me esquecido....

Do anterior decorre uma outra coisa óbviamente;

Quando alguém apareçe gabando-se por exemplo (não penso em nenhum caso concreto) que vai há pesca de corvinas de não sei quantos kilos e a capturou com um zero fininho, há quem o considere um feito de extrema habilidade e quem o considere uma idiotiçe, cada um escolhe a opção que quiser.

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por CANIVETE »

Utilizo o nó albrigth,com dois remates no final em vez de um,simples.
Amigo Josy,a minha experiência na captura de grandes corvinas é nula,mas já ando cá algum tempo, essa história de finos finos só está ao alcance de muitoooooooooooooooo poucos é como os pargos.
Exemplo :vamos imaginar um cenário de 100 pargos´de 6 a 7kg em linhas de 0,30 como dizem por aí qual a taxa de sucesso? é muito importante o local onde nos encontramos a pescar,tem corais, tem escarpas,etc fico por aqui.



abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por joaonumberone »

Mais vale aprender a fazer 2 ou 3 nós bem feitos do que andar a experimentar muito. Para mim albright mono/multi seja o simples ou o duplo e blood knot na união mono/mono, bem feitos de certeza que não vão partir por aí.
Mas cada um é que sabe é claro :hummm:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por CANIVETE »

Concordo, até prova em contrário qualquer um dos que mencionaste :fixe:



abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por ffgsoares »

Estou como o João, sou um bocado conservador na questão dos nós, uso dois ou três e servem-me para tudo, (duplo uni nó, para unir linhas e trilene para todas as argolas e terminais) considero-os fiáveis (com a prática melhor ficam e tiramos disso mais fiabilidade) para quê inventar ! :join:

Um abraço a todos :fixe:
Responder