Derivação do Nó GT.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Derivação do Nó GT."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rolamento
Mensagens: 13
Registado: sábado abr 27, 2013 11:01 am

Derivação do Nó GT.

Mensagem por rolamento »

Boas,

Pela pesquisa não apanhei este video por aqui, se já cá estiver apaguem este post à vontade.

Deixo um pequeno video de um nó que me parece muito interessante, e que desconhecia (não é que perceba muito disto... :hummm:).
Segundo o autor é o nó mais pequeno e mais resistente conhecido pela humanidade e arredores, serve para interligar quaisquer linhas independentemente do tipo ou do tamanho de cada.

- Mono<->Mono;
- Mono <-> Multi
- etc



Espero que vos seja útil.
Júlio
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Júlio, se puderes coloca o endereço do vídeo para eu conseguir ver o dito,
tenho aqui uns problemas e não dá para ver assim!

Obrigado e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
rolamento
Mensagens: 13
Registado: sábado abr 27, 2013 11:01 am

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por rolamento »

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por Joao Rodrigues »

ffgsoares Escreveu:Ó companheiro Júlio, se puderes coloca o endereço do vídeo para eu conseguir ver o dito,
tenho aqui uns problemas e não dá para ver assim!

Obrigado e boas pescarias :fixe:
Não troques a cafeteira por uma maquina de café que não é preciso!!!
:hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por jm_araujo »

O nó é basicamente igual ao FJ, mas com umas diferenças que me parece o tornam inferior:
-junta as voltas todas, o que faz que o multi morda a linha num espaço mais concentrado, o que a pode enfraquecer;
-só dá 2 nós para fixar as voltas e corta as linhas rente a esses nós. Não fica com qualquer margem. Quando o nó reajustar em esforço (porque com as mãos não consegues dar a tensão máxima sem te cortares), os nós vão fugir e o nó solta-se. O FJ resolve com um conjunto grande de nós antes e depois do mono.

Além disso discordo do que o gajo diz de o nó ser universal. É excelente para ligar multi a mono, com o multi de fora, e mais nada. Se usares mono por "fora", vai-se cortar a si próprio nas voltas. Se usares multi por "dentro", vai escorregar porque a linha de fora não vai conseguir tração. E boa sorte a atá-lo sobre uma linha flexível como os multis...
Avatar do Utilizador
rolamento
Mensagens: 13
Registado: sábado abr 27, 2013 11:01 am

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por rolamento »

Caro jm_araujo,
Como disse inicialmente, não sou dos mais entendidos na arte, só tive a "ousadia" de fazer este post (fora da area dos tótos, onde me enquadro), porque achei este nó curioso.

Esse tal nó FJ que descreves e que desconheço, parece também muito interessante, há por ai algum video ou instruções do mesmo?

Obrigado,
Júlio
CASEBLOCK
Mensagens: 94
Registado: quarta out 13, 2010 6:16 pm

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por CASEBLOCK »

Avatar do Utilizador
rolamento
Mensagens: 13
Registado: sábado abr 27, 2013 11:01 am

Re: Derivação do Nó GT.

Mensagem por rolamento »

É para ver com muita calma, à primeira vista parece mais complicado.

Obrigado! :fixe:
Responder