Obrigado a todos.
Já tenho informação para me entreter.
Abraços,
Duarte
Partir a a linha madre no lançamento
Re: Partir a a linha madre no lançamento
Concordo com a opinião do Filipe, a linha deve estar muito tercinada no carreto e na saída com o vento trava nos passadores e rebenta. E nem os passadores low rider lhe valem.
No entanto eu ainda estaria atento a outras questões como a largura dos passadores e a distância do primeiro passador ao carreto, bem como as características do carreto, dimensão e qualidade do enrolamento, tipo de fio usado, se tem muito silicone ou se tem pouca elasticidade, etc....
Muitos se esquecem que a principal função dum carreto é arrecadar e dispensar a linha, não é rebocar o peixe a montagem, barulhinhos zero, suavidade extra, etc etc ..... e isso no surfcasting nota-se muito.
Depois, ah e tal, preciso duma cana que lance mais ........
No entanto eu ainda estaria atento a outras questões como a largura dos passadores e a distância do primeiro passador ao carreto, bem como as características do carreto, dimensão e qualidade do enrolamento, tipo de fio usado, se tem muito silicone ou se tem pouca elasticidade, etc....
Muitos se esquecem que a principal função dum carreto é arrecadar e dispensar a linha, não é rebocar o peixe a montagem, barulhinhos zero, suavidade extra, etc etc ..... e isso no surfcasting nota-se muito.
Depois, ah e tal, preciso duma cana que lance mais ........
Re: Partir a a linha madre no lançamento
Já passei por o mesmo dilema.
Não tem nada a ver com a linha no carreto, tem a ver com o nó. Quando efectuamos o lançamento o nó e um ponto mais pesado da linha é faz com que exista uma espécie de ´´looping´´ quando este esta a passar por os passadores, este nó sai fora quado esta a passar no ultimo passador e faz a tal ruptura de linha.
Para compensar isto as minhas soluções foram:
1: Shock leader knot: https://www.youtube.com/watch?v=J2L0vMQ0K_w
Este nó consiste em dois nós, isto faz reduzir o ´´looping´´ da linha. Temos 2 nós, o peso esta reduzido um uma área maior da linha.
2: O passador de saída tem de ser substituído por um passador maior. (O maior que conseguir arranjar).
Não tenho mais problemas com ruptura de linha. Fiz isto com as 3 canas que tenho.
Não tem nada a ver com a linha no carreto, tem a ver com o nó. Quando efectuamos o lançamento o nó e um ponto mais pesado da linha é faz com que exista uma espécie de ´´looping´´ quando este esta a passar por os passadores, este nó sai fora quado esta a passar no ultimo passador e faz a tal ruptura de linha.
Para compensar isto as minhas soluções foram:
1: Shock leader knot: https://www.youtube.com/watch?v=J2L0vMQ0K_w
Este nó consiste em dois nós, isto faz reduzir o ´´looping´´ da linha. Temos 2 nós, o peso esta reduzido um uma área maior da linha.
2: O passador de saída tem de ser substituído por um passador maior. (O maior que conseguir arranjar).
Não tenho mais problemas com ruptura de linha. Fiz isto com as 3 canas que tenho.
Re: Partir a a linha madre no lançamento
Muita gente não tem este problema porque não sabem carregar bem as suas canas no acto do lançamento. Basta ver as canas fabricadas na Inglaterra, todas elas tem os últimos passadores ligeiramente maiores.
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Mensagens: 4222
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
Re: Partir a a linha madre no lançamento
pode até ser, mas há mais qualquer coisa porque muita gente usa low rider e não parte linhas.jsengxx Escreveu:Muita gente não tem este problema porque não sabem carregar bem as suas canas no acto do lançamento. Basta ver as canas fabricadas na Inglaterra, todas elas tem os últimos passadores ligeiramente maiores.
Eu só tenho canas com low rider e nos ultimos 300 lançamentos se partiu uma vez foi muito, é que nem me lembro.
Mas é só o que eu acho.
- pedrodasilva
- Mensagens: 761
- Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm
Re: Partir a a linha madre no lançamento
Subscrevojoaonumberone Escreveu:pode até ser, mas há mais qualquer coisa porque muita gente usa low rider e não parte linhas.jsengxx Escreveu:Muita gente não tem este problema porque não sabem carregar bem as suas canas no acto do lançamento. Basta ver as canas fabricadas na Inglaterra, todas elas tem os últimos passadores ligeiramente maiores.
Eu só tenho canas com low rider e nos ultimos 300 lançamentos se partiu uma vez foi muito, é que nem me lembro.
Mas é só o que eu acho.
Re: Partir a a linha madre no lançamento
Esse pode ser um motivo, a juntar a tantos outros já aqui mencionados.joaonumberone Escreveu:pode até ser, mas há mais qualquer coisa porque muita gente usa low rider e não parte linhas.jsengxx Escreveu:Muita gente não tem este problema porque não sabem carregar bem as suas canas no acto do lançamento. Basta ver as canas fabricadas na Inglaterra, todas elas tem os últimos passadores ligeiramente maiores.
Eu só tenho canas com low rider e nos ultimos 300 lançamentos se partiu uma vez foi muito, é que nem me lembro.
Mas é só o que eu acho.
Tive uma noite, e só numa cana, cada lançamento que fazia partia, até que a encostei e passei a pescar só com uma. Por curiosidade essa cana têm os passadores mais largos que a outra. E partia em sítios completamente distintos, junto ao nó, metros antes do nó, metros depois do nó. Fiz vários testes, e não cheguei a conclusão nenhuma. Na pesca seguinte correu tudo bem. O que terá sido?
Por vezes é mais complexo do pensamos e não é assim tão fácil. Se partisse sempre no mesmo sitio, era mais evidente.
Re: Partir a a linha madre no lançamento
Ó Filipe, dá para meteres o endereço dos vídeos aqui no post, é que eu não consigo ver sem ter o endereço, faz lá esse favor.FilipePais Escreveu:Boas,
A mim acontece-me isso quando a linha está torcida.
pode ficar torcida logo no bobinamento ou ir ficando com o tempo devido a vários fatores, mas quanto mais fina a linha mais tendencia tem para ganhar memória.
experimenta desenrolar um bocado de linha do carreto e ver se ela têm tendencia para se enrolar sobre ela própria como está na figura abaixo.
se tens muita linha na bobine podes tirar uns 50 a 80 metros fora que deve ser onde está mais torcida e já ganhou mais memória, e aproveitares o resto. senão tens que trocar de linha.
tenho linha num carreto mais barato onde isso me acontece com mais frequencia. quando me começa a acontecer isso com frequência é porque está na hora de trocar de linha.
solução para evitar:
bobinar corretamente a linha no carreto
usar linhas com pouca memória
Usar carretos com bom bobinamento e boa saida de linha
Ver se o rodizio da asa de cesto esta a funcionar bem
Com linhas finas usar canas com passadores lowrider
Usar destrocedor para ligar a montagem à madre e destrocedor na chumbada.
uns videos da linha a passar nos passadores
Abraço
Quanto ao problema do companheiro, a mim também já me aconteceu uma ou outra vez a linha partir ou quase fazer cabeleira e o que penso sobre isso é precisamente o que dizes, a linha vai ficando torcida (ganhando tercina com o lançar/recolher) e quando está livre a tendência é enrolar sobre si própria.
O que faço é, de vez em quando, em casa liberto 40/50 m de linha (solta, sem chumbada) e volto a enrolar mas com a linha a passar por um pano húmido apertado com a mão, o que faz com que a linha vá desenrolando e entrando direita na bobine, nos últimos metros nota-se o quanto ela está em espiral.
Boas pescarias