Linha para enxer o carreto
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- Registado: segunda jul 08, 2013 11:09 pm
Linha para enxer o carreto
Gostaria de saber qual a melhor linha para enxer o carreto, normalmente faço mais boia em rochas!
Re: Linha para enxer o carreto
A malta usa invariavelmente o multifilamento para a bóia, mas também há quem use mono, (eu uso mas pesco pouco á boia) há no entanto um pormenor que eu acho fundamental, a linha mono que usares deves procurar que tenha pouca memória, porque como a linha trabalha solta, sem tensão, muitas vezes encaracola e faz cabeleiras.
Compra uma linha macia, mas não te sei dizer em que medida porque isso depende da pesca que vais fazer, eu uso para peixe miúdo (carapaus, cavalas e se surgir uns sarguinhos...) 0,28 mm.
Boas pescarias
Compra uma linha macia, mas não te sei dizer em que medida porque isso depende da pesca que vais fazer, eu uso para peixe miúdo (carapaus, cavalas e se surgir uns sarguinhos...) 0,28 mm.
Boas pescarias
Re: Linha para enxer o carreto
multifilamento em que medida?
Re: Linha para enxer o carreto
Boas
Multi entre o 0,15 e e o 0,20.
Eu uso 0.19 Power Pro.
Abraços
Multi entre o 0,15 e e o 0,20.
Eu uso 0.19 Power Pro.
Abraços
Re: Linha para enxer o carreto
o multi de 0,20 corresponde a que medida no mono?
Quais as vantagens de usar o multi? (já que a diferença de preço é uma desvantagem colossal!)
Quais as vantagens de usar o multi? (já que a diferença de preço é uma desvantagem colossal!)
Re: Linha para enxer o carreto
Boas.
Quanto à primeira pergunta. 0,20 é mesmo a medida. Logo um 0.20 de nylon é igual.
Começando também a responder à segunda pergunta, uma das grandes diferenças em o multi e o nylon, é que o multi na mesma medida que o nylon, por exemplo o 0.20, tem uma carga de ruptura muito superior. E aí a meu ver uma das grandes vantagens do nylon. Porque evitamos a perde de material quando o anzol fica preso. Porque nesse caso se tiver de rebentar vai partir o nylon do empate do anzol (claro se o nylon tiver uma carga de ruptura inferior o que é normal) e aí é só repor um anzol e não perdemos a boia.
Outras vantagem é como é uma linha fina, ajuda no lançamento, o vento não lhe pega tanto, e como é uma linha sem memória e elasticidade dá-nos mais sensibilidade e uma ferragem mais rápida.
O multi tem também as suas desvantagens. O facto de não ter elasticidade não permite tantos eros do pescador quando ferramos um bom peixe, mas aí as canas de boia ajudam a compensar e também o drag do carreto.
Tem também a desvantagem das cabeleiras, embora com mono também aconteçam, as do multi são mais comuns e normalmente impossiveis de resolver. É corta e pronto. Mas se o carreto estiver bobinado como deve ser, e o seu enrolamento for bom, quase nunca acontecem.
Na minha opinião vale bem o investimento.
Tens bobines com diferentes quantidades. Para a boia podes optar pelas bobines com mais ou menos 125metros e fazes enchimento com niloy barato por baixo. Assim ainda poupas uns trocos.
Mas para veres como o fio dura, eu tenho o meu carreto de boia com 0.19 da power pro se não me engano à mais de 3 anos e aínda está bom.
Abraços
Quanto à primeira pergunta. 0,20 é mesmo a medida. Logo um 0.20 de nylon é igual.
Começando também a responder à segunda pergunta, uma das grandes diferenças em o multi e o nylon, é que o multi na mesma medida que o nylon, por exemplo o 0.20, tem uma carga de ruptura muito superior. E aí a meu ver uma das grandes vantagens do nylon. Porque evitamos a perde de material quando o anzol fica preso. Porque nesse caso se tiver de rebentar vai partir o nylon do empate do anzol (claro se o nylon tiver uma carga de ruptura inferior o que é normal) e aí é só repor um anzol e não perdemos a boia.
Outras vantagem é como é uma linha fina, ajuda no lançamento, o vento não lhe pega tanto, e como é uma linha sem memória e elasticidade dá-nos mais sensibilidade e uma ferragem mais rápida.
O multi tem também as suas desvantagens. O facto de não ter elasticidade não permite tantos eros do pescador quando ferramos um bom peixe, mas aí as canas de boia ajudam a compensar e também o drag do carreto.
Tem também a desvantagem das cabeleiras, embora com mono também aconteçam, as do multi são mais comuns e normalmente impossiveis de resolver. É corta e pronto. Mas se o carreto estiver bobinado como deve ser, e o seu enrolamento for bom, quase nunca acontecem.
Na minha opinião vale bem o investimento.
Tens bobines com diferentes quantidades. Para a boia podes optar pelas bobines com mais ou menos 125metros e fazes enchimento com niloy barato por baixo. Assim ainda poupas uns trocos.
Mas para veres como o fio dura, eu tenho o meu carreto de boia com 0.19 da power pro se não me engano à mais de 3 anos e aínda está bom.
Abraços
Re: Linha para enxer o carreto
acho que para bóia/pião/chumbadinha não deve valer muito a pena investir num multi... digo eu, claro!
Re: Linha para enxer o carreto
Para a boia e pião acho que vale a pena
Para a chumbadinha acho que é melhor o mono.
Para a chumbadinha acho que é melhor o mono.