Pesca à boia na ria

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à boia na ria"
na nova versão do site.

Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Pesca à boia na ria

Mensagem por Andrezio »

Queria vos perguntar se a pesca à boia resulta bem nos molhes, mas voltados para o lado do rio, com corrente lateral?
Eu já experimenteie cheguei à conclusão que só resulta dom boias tipo peão, com as outras corre muito.
E aqui na minha zona é habitual pescar-se com estralhos ao comprimento da cana, mas será que resulta bem na ria.Sei que essa montagem tem sucesso mas é em Sagres.Eu com estralhos desse tamanho parece que perdia material pois com não é uma falésia para se tirar a pesca a prumo acabava por prender nas rochas que tem a frente, pelo menos com a maré mais vazia.
Já agora recomendam pescar com o estralho a roçar o fundo ou com ele ligeiramente acima do fundo.
O local irá ser em Ferragudo

Gostava que me dessem uma opinião de como fazem ou acham correcto.
Avatar do Utilizador
cesar luis
Mensagens: 182
Registado: sábado set 18, 2010 5:47 pm

Re: Pesca à boia na ria

Mensagem por cesar luis »

entao o malta dos algarves,deem la dicas ao rapaz, :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesca à boia na ria

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, dizes que é habitual a pesca com estralhos do tamanho da cana, mas, não será sempre assim, um exemplo, a cana tem 5 metros mas podemos pescar a seis ou sete metros de profundidade, imagina, dois pescadores no pesqueiro, um cana de 5 m, outro cana de 6 m, eles terão de pescar á mesma fundura portanto não podem pescar só com o tamanho da cana, acho que o estralho pode ter um metro ou dois embora o anzol possa ir até aos metros que forem necessários porque esses metros terão de ser em função da profundidade do pesqueiro.

Ou seja, a profundidade do pesqueiro que escolhemos é que vai determinar quanto ao tamanho que vai da boia ao anzol e também se queremos o anzol a arrastar, perto do fundo ou a meia água.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Pesca à boia na ria

Mensagem por NelsonP »

Não percebo nada de pesca á boia mas parece-me que o estralho do tamanho da cana têm haver com a profundidade do local onde se pesca. O mais fácil é veres como fazem. Pouca gente vejo pescar á boia nos molhes que dizes. No entanto, o peixe entoca nos buracos dos molhes e pode ser boa opção. Mas a agua não pode estar lusa como têm estado por cá. Ainda hoje estive no molhe da meia praia e um individuo que estava a fazer pesca submarina dizia-nos que já tinha visto mais de 20 douradas nos buracos e o que foi certo é que elas não pegavam. Ele safou-se, claro...
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Pesca à boia na ria

Mensagem por Andrezio »

Pois eu também tenho visto pouca gente à pesca no molhe.E para o lado do rio só vi uma pessoa.Se calhar o melhor é mesmo pescar ao fundo.Para boia há melhores opções.Era só numa de experimentar.
Pode se pescar no molhe da meia praia para o lado da ria ou é só para o lado do mar.
Entretanto vou espreitando a ver se alguém pesca lá a boia e ver como fazem.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Pesca à boia na ria

Mensagem por NelsonP »

Andrezio Escreveu:Pois eu também tenho visto pouca gente à pesca no molhe.E para o lado do rio só vi uma pessoa.Se calhar o melhor é mesmo pescar ao fundo.Para boia há melhores opções.Era só numa de experimentar.
Pode se pescar no molhe da meia praia para o lado da ria ou é só para o lado do mar.
Entretanto vou espreitando a ver se alguém pesca lá a boia e ver como fazem.
Eu pesquei para os dois lado, passou lá a policia maritima e não disse nada. E estavam lá bem uns 10 pescadores.... :fixe:
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Pesca à boia na ria

Mensagem por luipeq II »

NelsonP Escreveu:Não percebo nada de pesca á boia mas parece-me que o estralho do tamanho da cana têm haver com a profundidade do local onde se pesca. O mais fácil é veres como fazem. Pouca gente vejo pescar á boia nos molhes que dizes. No entanto, o peixe entoca nos buracos dos molhes e pode ser boa opção. Mas a agua não pode estar lusa como têm estado por cá. Ainda hoje estive no molhe da meia praia e um individuo que estava a fazer pesca submarina dizia-nos que já tinha visto mais de 20 douradas nos buracos e o que foi certo é que elas não pegavam. Ele safou-se, claro...
As douradas não pegavam ao fundo, lançando para longe do molhe?

Tenho ideia que as douradas, sargos, safias... são peixes "marisqueiros", que comem junto à rocha, os mexilhões, lapas, caranguejos, percebes ("unterstands"), logo faz sentido pescar junto às rochas... Estou certo?
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Pesca à boia na ria

Mensagem por luipeq II »

Andrezio Escreveu:Pois eu também tenho visto pouca gente à pesca no molhe.E para o lado do rio só vi uma pessoa.Se calhar o melhor é mesmo pescar ao fundo.Para boia há melhores opções.Era só numa de experimentar.
Pode se pescar no molhe da meia praia para o lado da ria ou é só para o lado do mar.
Entretanto vou espreitando a ver se alguém pesca lá a boia e ver como fazem.
Se queres respeitar a lei e evitar possíveis multas, nos molhes só podes pescar para a praia. Antes da curva do molhe podes pescar à vontade. Fiz estas perguntas a dois GNR da unidade de guarda costeira (ou um nome assim semelhante) e foi isso que me disseram. No molhe, virado para a ria não podes pescar porque é um canal de navegação.
Responder