Cana para Ultrega XSA 10000

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana para Ultrega XSA 10000"
na nova versão do site.

Jteodoro
Mensagens: 94
Registado: sexta ago 23, 2013 6:10 pm

Re: Cana para Ultrega XSA 10000

Mensagem por Jteodoro »

Gansomon Escreveu:Em relação à SAT 425 BX H, precisava só de alguns esclarecimentos, visto que é já uma cana de uma gama superior, se seria o ideal para alguém se iniciar nesta pesca!
Também em relação à cana, e como o próprio proprietário, é daqui do Algarve diz que não será a cana mais indicada para estes mares! Certo é que também vou pescar muitas vezes na costa ocidental nomeadamente na zona de Sines e Melides, e aí as vezes o mar é bem bruto!

Agradecia que pudessemos fazer uma pequena reflexão, sobre se seria uma boa cana para iniciar, ou então procurar na gama média, e canas para gramagens mais leves, para começar aqui nas pescas no Algarve!

Agradeço desde já a ajuda!

Boa Tarde

Gonçalo Alvarenga

Se a cana é muito boa? Sim, isso claramente que é.

Se é a indicada para quem vai começar agora? Depende, se já tiveres experiência noutros tipo de pesca e agora quiseres começar o surfcasting sim, se nunca pescaste ou o fizeste com pouca regularidade e agora te interessas pelo surfcasting e queres começar a praticar ai talvez não seja.

Como qualquer cana todas elas podem partir, mas quem vai começar e anda a aprender o básico, lançamentos, desprender a linda etc etc, era preferível arranjares uma coisa mais baratinha para ires treinando e te habituando, e daqui a uns meses ai investes em algo realmente bom.

Em relação ao modelo em si é uma grande cana e ficas muito bem servido durante uns bons anos, em relação a especificação da cana isso eu não estou muito dentro do assunto até porque há varias versões dessa cana, tubular/hibrida, mais rija menos rija e não sei ao certo qual te aconselhar, em relação ao tamanho penso que serve perfeitamente para o que queres, não precisas de algo muito grande porque ondulação grande pelo algarve é algo meio raro e quando fores para um mar mais bruto um espeto maior também resolve isso, mas por outro lado 425 por norma são mais difíceis de 'domar' do que 450 e é preciso um pouco mais técnica no lançamento, porém assim que a domares por norma lançaras + longe do que com uma de 450.
Avatar do Utilizador
Gansomon
Mensagens: 19
Registado: quinta out 03, 2013 1:03 am

Re: Cana para Ultrega XSA 10000

Mensagem por Gansomon »

Jteodoro, muito obrigado pelo seu esclarecimento!

Já pesco à muitos anos, assim como já fui praticante de surfcasting, apenas o fazia de uma forma esporádica, mas conheço as bases, por isso o meu medo não será partir a cana no lançamento! Apenas não tenho técnicas de lançamentos apuradas, fazendo normalmente o lançamento por cima da cabeça! Em relação a esta cana, assim como também dito pelo proprietário que está a vende-la é se não será uma cana algo rija, requerendo gramagens mais elevadas e uma tecnica mais apurada para se fazer lançamentos razoáveis! O próprio dono está a vende-la porque pesca aqui no algarve, e como normalmente não precisa de lançar com muitas gramas devido ao mar daqui, deixa-a em casa em detrimento de outras canas mais adequadas!

Mas sendo uma cana de qualidade penso que pelo menos com 130/140g já devo conseguir fazer lançamentos, e também não me lembro de alguma vez ter pescado com menos de 120g! Por isto estou tentado em comprar a cana! Por 200€ as alternativas que por aqui encontro são canas de menor qualidade!
E com esta já estaria preparado para enfrentar as incursões pelas praias ocidentais, coisa que com a shimano ultrega surf 425 bx já percebi que talvez não me safasse tão bem!

Obrigado

Gonçalo Alvarenga
Avatar do Utilizador
Gansomon
Mensagens: 19
Registado: quinta out 03, 2013 1:03 am

Re: Cana para Ultrega XSA 10000

Mensagem por Gansomon »

Jteodoro, muito obrigado pelo seu esclarecimento!

Já pesco à muitos anos, assim como já fui praticante de surfcasting, apenas o fazia de uma forma esporádica, mas conheço as bases, por isso o meu medo não será partir a cana no lançamento! Apenas não tenho técnicas de lançamentos apuradas, fazendo normalmente o lançamento por cima da cabeça! Em relação a esta cana, assim como também dito pelo proprietário que está a vende-la é se não será uma cana algo rija, requerendo gramagens mais elevadas e uma tecnica mais apurada para se fazer lançamentos razoáveis! O próprio dono está a vende-la porque pesca aqui no algarve, e como normalmente não precisa de lançar com muitas gramas devido ao mar daqui, deixa-a em casa em detrimento de outras canas mais adequadas!

Mas sendo uma cana de qualidade penso que pelo menos com 130/140g já devo conseguir fazer lançamentos, e também não me lembro de alguma vez ter pescado com menos de 120g! Por isto estou tentado em comprar a cana! Por 200€ as alternativas que por aqui encontro são canas de menor qualidade!
E com esta já estaria preparado para enfrentar as incursões pelas praias ocidentais, coisa que com a shimano ultrega surf 425 bx já percebi que talvez não me safasse tão bem!

Obrigado

Gonçalo Alvarenga
Jteodoro
Mensagens: 94
Registado: sexta ago 23, 2013 6:10 pm

Re: Cana para Ultrega XSA 10000

Mensagem por Jteodoro »

Gansomon Escreveu:Jteodoro, muito obrigado pelo seu esclarecimento!

Já pesco à muitos anos, assim como já fui praticante de surfcasting, apenas o fazia de uma forma esporádica, mas conheço as bases, por isso o meu medo não será partir a cana no lançamento! Apenas não tenho técnicas de lançamentos apuradas, fazendo normalmente o lançamento por cima da cabeça! Em relação a esta cana, assim como também dito pelo proprietário que está a vende-la é se não será uma cana algo rija, requerendo gramagens mais elevadas e uma tecnica mais apurada para se fazer lançamentos razoáveis! O próprio dono está a vende-la porque pesca aqui no algarve, e como normalmente não precisa de lançar com muitas gramas devido ao mar daqui, deixa-a em casa em detrimento de outras canas mais adequadas!

Mas sendo uma cana de qualidade penso que pelo menos com 130/140g já devo conseguir fazer lançamentos, e também não me lembro de alguma vez ter pescado com menos de 120g! Por isto estou tentado em comprar a cana! Por 200€ as alternativas que por aqui encontro são canas de menor qualidade!
E com esta já estaria preparado para enfrentar as incursões pelas praias ocidentais, coisa que com a shimano ultrega surf 425 bx já percebi que talvez não me safasse tão bem!

Obrigado

Gonçalo Alvarenga
Amigo Gonçalo em relação a cana, não tenha duvidas que é uma grande cana, em relação ao modelo ai eu já não posso falar porque não testei todos os tipos

a SAT no tamanho 425 tem 4 modelos, 2 tubulares e 2 híbridas, CX-H, BX-H sendo os modelos C mais macios que os B e depois a variante tubular ou hibrida e neste aspecto eu não sei qual lhe aconselhar.

Eu tenho um amigo que tem uma SAT exactamente igual a essa de ponteira hibrida e ele usa-a aqui na zona de sintra e diz muito bem dela, apesar de ter uma surf leader gosta de pescar com ambas. No caso dele prefere sempre hibridas, porque considera que aquilo que elas tem de diferença para uma tubular consegue compensar com fios mais finos e afins, e neste aspecto por muito que uma pessoa leia o melhor mesmo é testar (sei que não é fácil).

A shimano ultrega enquadra-se bem na pesca no verão aqui na linha e 90% das vezes o ano todo ai no algarve, se as suas idas as praias ocidentais também são esporádicas ela também há-de pescar quando lá for, se calhar não será tão boa como outras para esse tipo de mar e praia mas serve e como é algo esporádico. É difícil conseguir ter material para todas e mais algumas situações. E o amigo Gonçalo não pode esquecer de uma coisa, muita gente que comenta e percebe bastante do assunto são pessoas que vão a pesca 4 e 5 vezes ou mais por semana, e para esse tipo de pessoas sim compensa ter material para varias situações, no meu caso que deve ser parecido ao seu consigo ir 1 ou 2x por semana e ao fim do ano faço 75 a 100 pescas e comparando com esse pessoal que pesca 250 a 300 dias é completamente diferente. No meu caso convêm ter material que sirva para o verão e inverno, e por ventura se as suas pescas 90% é ai no algarve procure algo que se adeque a isso e não se preocupe tanto com os 10% que vai as praias ocidentais.

Pelo preço, pelo estado aparente da cana e por saber que tem 8 meses e +1 ano e qualquer coisa de garantia (calculo eu) eu acho uma boa opção. Tente falar com mais alguém aqui do forum, a uns tempo o FILIPEPC tirou me uma duvida sobre as canas da shimano e ele pelo que percebi tem bastante contacto com as canas da marca e até acho que tem uma SAT experimente-lhe enviar uma PM
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Cana para Ultrega XSA 10000

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Excelente cana a SAT, mesmo na versão hibrida. Acho que era uma boa compra para o que pretende.

Abraço
Avatar do Utilizador
Gansomon
Mensagens: 19
Registado: quinta out 03, 2013 1:03 am

Re: Cana para Ultrega XSA 10000

Mensagem por Gansomon »

Acho que já me decidi e vou avançar para a SAT então, depois de falar com o dono e certificar-me do estado dela!

Obrigado pela ajuda, depois dou aqui o meu feedback e felizmente umas fotos com uns belos peixes ao lado!

Gonçalo Alvarenga
Responder