Tripe de isco

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tripe de isco"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
luismoreno
Mensagens: 125
Registado: segunda abr 08, 2013 9:57 pm

Tripe de isco

Mensagem por luismoreno »

Gostaria de saber se compensa comprar ou fazer.

se souberem de um local/site baratinho digam ! mas se ja fizeram caseiro estou aqui para ouvir os mestres. um abraço e boas pescas
jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Re: Tripe de isco

Mensagem por jppinto »

Boas,

Já andei também com a ideia de fazer um "tabuleiro de isco" ou coisa parecida, para quando vou pescar para a praia.
Como um dos sítios para onde vou pescar tenho que andar um pouco, e já vou muito carregado de material, arranjei uma coisa muito ligeira e fácil de transportar.
Nas lojas AKi, na secção de jardinagem, encontras uns varões verdes que julgo serem para colocar nas plantas para servir de suporte às mesmas, para não se partirem, que são de aço revestido de plástico. São muito baratos e há de várias medidas (comprimento e espessuras). Eu comprei um de 1,20m de 16mm de espessura, se não estou em erro. Custou-me para aí 1,20€ ou 1,80€, já não me recordo. Depois, ainda na secção de jardinagem, comprei um prato daqueles que se colocam debaixo dos vasos. Redondo, 30cm de diâmetro, verde, custou-me 0,90€. Por baixo do prato coloquei-lhe uma bobine de fio antiga, em que o diâmetro do furo central era precisamente o do varão, pelo que o mesmo encaixa que nem uma luva.
Chegando à praia, basta espetar o varão (que é afiado numa das pontas) e colocar o prato em cima e tens um tabuleiro de isco muito fácil, leve e barato. Chega perfeitamente para colocar o isco e as agulhas de iscar. Para não perder as agulhas, colei um pedaço de espuma EVA no prato onde depois espeto as agulhas. Vais ver que o tabuleiro não cai. Ainda abana um bocadinho mas tem uma boa estabilidade. Podes sempre comprar o varão mais grosso de modo a dar-lhe uma melhor base para espetar na areia mas acho que o de 16mm é suficiente.
Quando levei o meu tabuleiro na primeira vez para a pesca, os meus amigos ficaram muito espantados pela minha ideia. Na pescaria seguinte já um deles trazia o seu próprio tabuleiro parecido com o meu (a diferença foi só no tabuleiro que colocou em cima, retangular em vez de redondo).

Cumprimentos,

João Pinto
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Tripe de isco

Mensagem por tiagopacheco »

O meu da Stonfo custou 25€, e é só o Tabuleiro. Dantes usava um tripé que já tinha de uma maquina fotografica, mas se fosse comprar um então saia caro.

A Sugestão do jppinto dos varões é boa. Até podes por um tabuleiro daqueles da tinta do aqui, furas e metes lá o varão...Uma vez o amigo joaonumberone fez-me um assim que ainda tenho, e resulta na perfeição...
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Tripe de isco

Mensagem por ffgsoares »

O meu tabuleiro é made bricolage :join: , um tubo de 16 mm em alumínio com 1 metro é o pé, há no Aki, depois uma base em vinil onde encaixa a caixa dos iscos e em frente um tabuleiro retangular onde se prepara as iscadas e para ter as ferramentas.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Jac Seabra
Mensagens: 251
Registado: segunda ago 27, 2007 3:50 pm

Re: Tripe de isco

Mensagem por Jac Seabra »

Boas
Como eventualmente pode ser útil para alguém, vou explicar como fiz o meu tabuleiro para iscos.
Material
Tabuleiro plástico com 340mm x 230mm x 70mm
Esfregona
Cabo esfregona
Tubo VD ( 500mm)
Tubo de chapéu de sol praia
Bocado de pvc ( de base para cortar legumes (IKEA)
Parafusos auto perfurantes 3 x 20mm
Bocado de chinelo de borracha
Execução
Da esfregona aproveitar a parte roscada fêmea que será aparafusada á parte de baixo do tabuleiro
Do cabo da esfregona aproveitar a rosca macho que vai ser montada na ponta do tubo vd com 500mm
A peça de PVC com 220 x 140 serve para reforçar o fundo do tabuleiro
A peça de chinelo de borracha com 120 x 30 leva uns golpes com o xizato e serve para espetar a agulha, e pendurar as pernadas com os anzóis iscados. È colada numa lateral interior do tabuleiro
O tubo VD trabalha dentro do tubo do chapéu de sol de praia e permite ajuste em altura
A peça roscada macho enrosca na rosca fêmea
Espero ter ajudado

Tenho umas fotos para mostrar mas não consigo inseri-las. Preciso de ajuda


Fiquem bem
Anexos
Imagem0407.jpg
Imagem0407.jpg (32.01 KiB) Visto 726 vezes
Imagem0406.jpg
Imagem0406.jpg (34.84 KiB) Visto 726 vezes
Imagem0405.jpg
Imagem0405.jpg (34.23 KiB) Visto 726 vezes
Última edição por TALIBAN em sexta set 27, 2013 9:46 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar fotos
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Tripe de isco

Mensagem por tiagopacheco »

ffgsoares Escreveu:O meu tabuleiro é made bricolage :join: , um tubo de 16 mm em alumínio com 1 metro é o pé, há no Aki, depois uma base em vinil onde encaixa a caixa dos iscos e em frente um tabuleiro retangular onde se prepara as iscadas e para ter as ferramentas.

Boas pescarias :fixe:
Soares mete lá foto do teu que ele tá jeitoso :)
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Tripe de isco

Mensagem por mcll »

O meu é semi-bricolage. Comprei um tabuleiro ( STONFO ? ) só com 2 caixas, e como espeto utilizei metade de um varão extensivel de aluminio que tinha. Para segurar as 2 caixas usei a fêmea de um espeto velho que serviu para prender a manga ( pesca de rio ). Na ponta, para entrar melhor na areia, um cabo de uma escova de dentes elétrica. Depois um tabuleiro do chinês, que para o fixar ao espeto,usei 2 plásticos segura portas do AKI. Não deve ter chegado aos €20.


ImagemUploaded with ImageShack.com

ImagemUploaded with ImageShack.com
joao barros
Mensagens: 37
Registado: segunda jun 27, 2011 11:27 pm

Re: Tripe de isco

Mensagem por joao barros »

boas...


no meu caso tenho 1 tripe que comprei da gravell em aluminio (20 euros) e tenho 2 tabuleiros 1 dos chinos (2euros e tal) o outro é o tabuleiro acessorio dos panier de mar (3 euros e tal), o restante material é tubo de inox com femeas e parafusos 8 tinha em casa), 1 V (oferecido) pequena barra de aluminio com esponja colada para as montagens.

ficam as fotos...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

abraço..
Responder