Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha de Chumbadas / Correntes no mar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Pedro1980
Mensagens: 20
Registado: quinta set 12, 2013 8:08 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Pedro1980 »

sz5qbj Escreveu:Isto é errado,

Um aranha não é um predador das especies que pescamos nem mete medo aos restantes peixes hehehe, ja tirei aranhas e asseguir robalos ou sargos... esta informação é na minha opinião falsa.

Quanto às falsas picadas, pode ter a ver com a linha que usas no carreto. Se for multi ou de elasticidade zero vai transmitir à cana tudo o que se passa na agua (corrente, ondulação, rebentação das ondas.... etc) um linha mais elastica e quanto mais longe lanças minimiza isso ou ate elimina mas para cada tipo de pesca ou gosto uma linha à nossa medida (é tema para um livro).

Abraço.

Harish
Olá,

Mudei o fio do carreto esta semana para TRabucco 0,30 principal e chicote com 0,40 também da Trabucco (monofilamento)
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por joaonumberone »

Uso torpedos 80% das vezes e resulta razoavelmente, tens é de deixar assentar a chumbada.
Ontem estava um sr a dizer que o mar corria muito e tinha piramide, e nós com torpedos era tranquilo. :hummm:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por ffgsoares »

Eu começo sempre com torpedos/gotas, se não aguentarem então mudo para pirâmides, mas geralmente pesca-se mais com torpedos e aguenta bem o mar, claro que lá mais prá frente com o mar mais invernoso é natural que se tenha de usar mais as pirâmides.

Por vezes também uso esferas furadas a trabalhar na madre (140 g) e funciona bem.

As pirâmides castigam mais o material e as costas :join: , a recolha é mais pesada e irregular.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Terrinca
Mensagens: 93
Registado: sexta ago 01, 2008 4:39 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Terrinca »

Boas
Bom post!!
Sou maçarico no surfcasting e alem das grades fico possuido com a chumbada nao ficar no sitio quieta! :grrr: e quando fica .........fica de tal forma que ja nao volta :no2: :no:
A ver se tiro umas dicas porque literalmente quase tenho de ter a praia toda para mim!! :grrr:
Avatar do Utilizador
Pedro1980
Mensagens: 20
Registado: quinta set 12, 2013 8:08 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Pedro1980 »

ffgsoares Escreveu:Eu começo sempre com torpedos/gotas, se não aguentarem então mudo para pirâmides, mas geralmente pesca-se mais com torpedos e aguenta bem o mar, claro que lá mais prá frente com o mar mais invernoso é natural que se tenha de usar mais as pirâmides.

Por vezes também uso esferas furadas a trabalhar na madre (140 g) e funciona bem.

As pirâmides castigam mais o material e as costas :join: , a recolha é mais pesada e irregular.

Boas pescarias :fixe:
Informação importante a reter que sem duvida quando dada por alguém com pratica ajuda muito melhor a entender.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por joaonumberone »

Terrinca Escreveu:Boas
Bom post!!
Sou maçarico no surfcasting e alem das grades fico possuido com a chumbada nao ficar no sitio quieta! :grrr: e quando fica .........fica de tal forma que ja nao volta :no2: :no:
A ver se tiro umas dicas porque literalmente quase tenho de ter a praia toda para mim!! :grrr:
Deixa assentar antes de esticar a linha, muitas vezes resulta :hummm:
Outras não :hahaha:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Uma situação caricata...
Outro dia a pescar no supertubos de noite, um pescador chega e põe-se a pescar a mais de 50mt de mim e do meu colega, distância mais que razoável, diga-se de passagem.
Passado alguns lançamentos embrulha-se na linha do meu colega, enquanto tentavam desembrulhar o homem ía-se desculpando que o mar estava a correr muito :hummm:
Entretanto aproximo-me de ambos para tentar ajudar uma vez que o meu colega é meio vesgo :join: e o outro homem parecia perceber pouco daquilo :hahaha: , enquanto desenrolo as sedas vejo que a chumabada dele era 220gr pirâmide!!! :119: enquanto eu pescava com uma chumbada de lançamento de 130gr e fica quietinha.

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Escolha de Chumbadas / Correntes no mar

Mensagem por tiagopacheco »

depende do sitio para onde se lança, e das correntes... as vezes 50m tem cá uma diferença :)
Responder