Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à bóia - dúvidas de um principiante"
na nova versão do site.

tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Eheheheh! É pergunta a mais, não é? :help:
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por Abel_Sousa »

Boas
http://www.youtube.com/watch?v=2Rcon5vc3t4
Tenta ver se consegues ver este video. É de um pescador na costa de Sintra. São pesqueiros diferentes dos que temos aqui pelo norte, mas acho que ajuda muito na técnica do lançamento, montagens, modo de iscar, etc...
Eu gostei muito.
Já agora onde costumas pescar?
Eu acho que com ondulações acima de 1m ou 1,5 m é dificil de pescar à bóia, só se for com bóias muito pesadas.
Mas tb não percebo muito, sou ainda um iniciante.
Abraço
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Eu tenho andado a experimentar vários sítios...
No paredão novo da Foz é fixe, pesca-se lindamente à bóia, mas está sempre muita malta, o que não me agrada muito.
No rio já andei por vários sítios - cais velho, palmeiras, pilotos, por baixo da ponte da Arrábida, mas no rio não é fácil, as correntes são lixadas!
Já andei a experimentar zonas rochosas de praias - Castelo do Queijo, Leça, Cabo do Mundo, Marreco... Mas é como disse, não me safo muito bem, enrocha muitas vezes, acho que não sei escolher bem o sítio onde devo estar e para onde lançar...

O vídeo, pelo menos no telemóvel não dá, vou tentar no computador, mas pelo título acho que já vi antes. É pesca aos sargos em falésias, se for o mesmo, mas é como dizes: os nossos pesqueiros aqui são junto à água.
Em relação à ondulação, eu vejo cenas na internet de malta a pescar à bóia nas rochas aos sargos e dizem sempre que é melhor com o mar mexido, mas isso deve ser para quem sabe, não é para quem quer :D

Enfim, no molhe sempre vou tirando uns peixes, ainda hoje foi uma baila de boa medida, mas sinceramente preferia estar tranquilamente nas rochas de uma praia, acho o ambiente mais agradável.
Avatar do Utilizador
Orzan47
Mensagens: 41
Registado: segunda set 30, 2013 10:43 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por Orzan47 »

Para escolheres um sitio podes sempre sondar o fundo com um chumbo e vês mais ou menos a profundidade a que deves pescar, bem como o tipo de fundo que estás a pescar. No entanto perder material faz sempre parte....
Quanto ao rio deves sempre acompanhar a corrente, fazes um lançamento e acompanhas até um determinado local recolhes e recomeças novamente. Pena que a época já terminou senão aconselhava-te a ires ver como pescam durante a noite na pedra santa, ou entre o edificio da alfandega e por baixo da via panorâmica no espaço que medeia entre a via de carros do rio e a margem, aí não tem mesmo muita ciência mandas para perto dos pilares e é só deixar correr e recomeçar....
No Castelo do queijo se tiveres paciência podes sempre tentar a "prancha" que é uma rocha que vai pelo mar dentro ao lado esq da praia do castelo. No entanto para ires para ai vais na maré baixa fazes a enchente e só quando baixar novamente é que consegues sair..... :hahaha: Ou mesmo a propria praia do castelo mesmo com mar um pouco mexido junto as pedras, pescas relativamente bem e o mar não parte muito, posso-te tb recomendar pescares atrás do aquário antigo ou mesmo no homem do leme.
Em todos estes pesqueiros tens de ter em atenção o volume de água, convém fazeres meio da enchente até meio da vazante.

Boas pescarias
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Obrigado pelas dicas! :fixe:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por Joao Rodrigues »

tvaranda Escreveu:"...eu vejo cenas na internet de malta a pescar à bóia nas rochas aos sargos e dizem sempre que é melhor com o mar mexido, ..."
Companheiro, eu sou um verdadeiro nabo na pesca à boia.
Mas em relação a esta tua afirmação, posso-te dizer que os dois maiores sargos que tirei foi com mar bruto, ondulação de 2,5mts ou mais e a correr bastante.
É certo que não foi à boia, mas sim à chumbadinha....ou seja, uma chumbada de 40g, bola furada a correr pela madre e anzol com camarão. (mas tambem dava para fazer boia)
Lanco a coisa e 2 minutos depois estava ao pé de mim novamente!
Como sou teimoso, lancei novamente e 2 minutos depois quando a vou recolher aos meus pés, tinha lá um sargo com 1,1kg! Nem dei por nada.
Meia hora depois ainda tirei outro com 800g e acabou.
Os sargos grandes só com mar mexido é que se aproximam da costa para comer.
E a titulo de curiosidade, a fundura era de cerca de 2 mts.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por ffgsoares »

É isso ó João Rodrigues, a malta aqui em porto vacas saca uns sargos é precisamente dessa maneira, por vezes até pensamos, como é que está ali peixe,... a verdade é que os sargos estão e vêm quase até cá fora, só dá mesmo com o mar bem mexido.

Um abraço :fixe:
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Lá está!
Mas e esses pesqueiros são falésias, ou é como cá, que são perto da água?
É que a mim mete um bocado de respeito... Por aqui com mares de 2,5m dá ideia que estamos sempre na iminência de aparecer no jornal do dia seguinte em notícias sobre busca e salvamento...
Mas eu também posso não saber escolher os sítios... É o mais certo!
Responder