Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à bóia - dúvidas de um principiante"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
tvaranda Escreveu:Refazer como? Bóia maior com mais peso?
SIM...MAS NÃO SÓ !!
Duas bóias (por ex: 20gr) com diferentes formatos (uma pião , uma «pera») , aguentam o mesmo peso mas têm comportamentos completamente diferentes , não só dentro de água mas também no
lançamento , devido ao vento e às correntes !!
SE CONHECES OS PESQUEIROS QUE FREQUENTAS podes-te adaptar ao que encontrares e decidires o
que melhor te convêm em determinada altura !!
Cabe-te a ti (pela experiência) decidir o que levas e que achas que pode resultar nesse dia !!
FICA BEM !! :fixe:
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por Abel_Sousa »

Boas
Comecei este ano a pescar à bóia aí no paredão e não me tenho dado muito mal.
A montagem que faço é a seguinte:
No fio coloco o nó de travamento, ou já feitos o que não minha opinião não gosto muito, pois depois de se apertar bem o nó, fico com a impressão que ficam muito estreitos e passam pelo buraco da missanga :moca: ( o que me já aconteceu e o resultado foi tirar um belo de um Larote, eu até aprecio bastante esse peixe :join: ), ou então stopper size SS, ou ainda, que é a que mais gosto, faço-os eu, com uma linha própria que se vende nas casas de pesca, o nó tem é que ficar bem apertado para não interferir com o lançamento. De seguida a missanga e como disse tento comprar umas que tem o buraco mais estreito de um lado e é esse lado que fica virado para o nó. Depois a bóia, uma missanga ( se tiver das que os buracos são diferentes, então ai a parte mais larga fica virada para a antena da bóia e a mais estreita para um stopper que coloco logo a seguir). Isto permite aproximar mais ou afastar a boia no lançamento, depois missanga, stopper, olivete( por norma menos 5gr do que a bóia), missanga e stopper. Assim a chumbeira fica a correr um pouco na linha e por fim um tenso na ordem dos 50cm com anzol nº6, nº4 ou uns que tenho usado e deram muito jeito para as cavalas, pois elas embuxavam tudo, que são os Aberdin nº2 devido ao comprimento da haste era mais fácil desferra-los :join:
Assim o problema de o tenso ficar empecilhado com a bóia ficou resolvido.
Outro aspecto importante para esse pesqueiro é fazer como o companheiro anterior referiu,levar outros tipos de bóias,pois os comportamentos são bem diferentes de umas para as outras, podendo ficar habilitado a pescar outras espécies, dependendo tb do isco que se use.
Tem saído por exemplo uns robalos bem jeitosos à bóia, mas com bóia tipo peão ou a bóia robaleira... Mas já requer camarão vivo ou caranguejo.
É fantástico este mundo da pesca!
Sempre que vou tento aprender sempre mais qq coisa, falando com quem é mais experiente ou tentando analisar os erros que faço para a próxima ser um bocadinho melhor.
Abraço
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Excelente, obrigado pelas dicas!
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por nunopontes »

tvaranda Escreveu:Excelente, obrigado pelas dicas!

=D> =D> Boa sorte para as proximas pescas :fixe: :fixe: :fixe:
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Amanhã já vou experimentar :fixe: a ver se me deixo das bogas e passo para coisas melhorzinhas :D
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por nunopontes »

tvaranda Escreveu:Amanhã já vou experimentar :fixe: a ver se me deixo das bogas e passo para coisas melhorzinhas :D
heheh olha que noutro dia os ucranianos guardavam bogas e tudo, não fosse o nosso amigo Zé Manel(bladeruner) a avisar, elas ja iam para degustação :hahaha: :hahaha: :hahaha:
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Olha que há uns tempos comi uns filetes fritos e eram bem bons!
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Ok, ok... A coisa vai-se compondo. Continuo a tirar bogas, mas agora também já sai carapau e até uma taínha XL! :hahaha:
Mais uma dúvida:
Tenho-me apercebido que, comparado com a pesca em molhes, a pesca em zonas rochosas na praia é bastante mais difícil tecnicamente - é preciso cuidado onde se põe os pés, ver bem para onde lançar, as correntes que há, a linha prende no mexilhão, já para não falar do chumbo, bóia e anzol...
Tenho pouquíssima prática neste terreno, e tenho tido imensas dificuldades, ou seja, passo 80% do tempo a refazer montagens, repôr o isco, etc.
A técnica da chumbadinha facilita um pouco, mas não deixo de enrochar muitas vezes e perder imenso material e tempo...
A verdade é que também nunca tentei com o mar calmo.
A questão é: até que nível de ondulação vocês se sentem confiantes para uma pesca de bóia ou chumbadinha nas rochas? 1,5m? 2m? 2,5m?
E, já agora, se tiverem alguns conselhos para seleccionar o melhor local para o pescador se posicionar e os locais teoricamente ideais para onde queremos lançar o nosso isco?
Muito grato!
Responder