Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à bóia - dúvidas de um principiante"
na nova versão do site.

tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Boas tardes!
Finalmente, depois de muito aprender aqui neste vosso estaminé, decidi iniciar-me na pesca à bóia.
Fui 2 vezes para a Foz do Douro (nunca antes tinha pescado) com uma caixa de coreano e lá andei a experimentar o material. Não tirei qualquer peixe, mas senti uns toques e a bóia afundou umas vezes - já foi uma vitória! :beer:
Tenho 2 dúvidas que gostaria de vos colocar:
1 - qual o melhor momento para ferrar o peixe no anzol? Devo dar um puxão na cana logo que veja a bóia a afundar ou devo deixar o peixe "brincar" com o isco durante algum tempo? Quanto tempo? Ou nem sequer devo puxar, e assim esperar que seja o peixe a morder o anzol? Como é que vocês realizam este passo importante na arte da pesca?
2 - estou a usar bóias de correr e daqueles nós de travamento já feitos que vêm num tubinho de silicone. O nó funciona bem, parece-me, mas encrava ligeiramente no passador da ponteira da cana, o que às vezes o faz deslizar na linha madre. É normal ou devo mudar de nó? Devo por exemplo pôr a cana mais na horizontal ou ligeiramente para baixo ao recolher a linha, para o nó passar mais livremente (lebrei-me disto agora)?
3 - a que distância do fundo devo apresentar o isco? Acho que ficou muito à superfície.

Obrigado desde já, agradeço toda a ajuda.
Cumprimentos!
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por ffgsoares »

Na minha pouca experiencia á boia o que posso dizer é que quando vês a boia afundar deves fazer a ferragem do peixe com um suave toque de ponteira, não ferrou aguardas mais um pouco, se voltar repetes se não voltar a afundar é porque a isca se foi :join:

Quanto ao nó de travamento, eu não uso, uso stoper mas o nó costuma funcionar, talvez tenhas de apertar melhor o nó, retiras esse e colocas outro tentando deixar o mais apertado possível.

Quanto á fundura depende do peixe alvo, se estiveres ao carapau e cavalas pescas pouco profundo (1, 1.5 m) e com boia leve, 5/6 gramas, pelo menos é o que usamos por aqui, se estiveres a outras espécies, tipo sargo ou outros peixes mais propensos a trabalhar junto ao fundo aí, colocas a boia até sentires que o anzol está no fundo e sobes um pouco de modo á isca se apresentar bem perto do fundo, até há quem pesque com ele a arrastar.

Espero ter ajudado, mas é o que faço, outros pescadores mais prós na boia poderão ter mais a ensinar, aguarda.

Boas pescarias :fixe:
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por sz5qbj »

Quanto à Foz do Douro, tens ai o pontão em frente ao forte. Ai tira-se de tudo, mas à boia tens o carapau (apenas de noite) e as profundidades variam começa com 1,5M e afunda se não sentires picada se já lá estiver pessoal pergunta ou observa a que profundidade estão a tira-lo. Não me recordo a ultima vez que fui lá ao carapau, mas à cavala foi à muito pouco tempo e teve alturas que as tirava aos 4 ou 5 metros.... Enfim, nada como ir vendo como se comporta o peixe, ele está quase sempre lá ora mais à tona ora mais fundo, já os sargos ai é deixar bater no fundo....

Abraço.
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Obrigado! Vou experimentar em breve :fixe:
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Primeiro peixe!
Uma boga mal-cheirosa! :lingua:
Foi bom para a motivação, mas ainda tenho muito que aprender.
Há dias fui para o molhe ao fim da tarde, mas nem um toque senti... Lá reparei que do lado direito está o pessoal das bóias e do lado esquerdo os do fundo, é assim ou foi coincidência?
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por sz5qbj »

tvaranda Escreveu:Primeiro peixe!
Uma boga mal-cheirosa! :lingua:
Foi bom para a motivação, mas ainda tenho muito que aprender.
Há dias fui para o molhe ao fim da tarde, mas nem um toque senti... Lá reparei que do lado direito está o pessoal das bóias e do lado esquerdo os do fundo, é assim ou foi coincidência?
Depende da maré xD

No forte das subidas e descidas do lado esquerdo a boia é impraticavel por causa das correntes, por outro lado o robalo passa ali para entrar no Douro dai que se concentrem deste lado muito pessoal a pescar ao fundo ou a corricar.

Quando fores ai para o molhe fala com o pessoal que por ai anda, muitos são boa onda e até te dizem o que esta a sair e com quê. Cavalas já foram, mas penso que ainda está a dar carapau de noite (lado dto) assim como lulas.
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por nunopontes »

Sorri com o teu post, com a duvida do puxar logo...o carapau é muito brincalhão e nós pescadores"experientes" as vezes tb nos vemos a nora com esse tipo de peixe, as vezes podes ter um anzol grande, outras vezes o isco nao é bem colocado, estando o peixe a puxar o isco e nao tem contacto com o anzol, relativamente ao nó de travamento, no teu caso usas em silicone, eu tento sempre comprar o tamanhop ss, por esse mesmo problema é que as vezes a passar no ultimo passador, parece que "empanca"...um abraço :fixe: :fixe:
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Pesca à bóia - dúvidas de um principiante

Mensagem por tvaranda »

Realmente a maior dificuldade com que me tenho deparado é mesmo a ferragem. Ainda hoje de manhã fui tentar a sorte outra vez e tive o mesmo problema. A bóia afundou umas quantas vezes e quando eu puxava o peixe soltava-se.
Estava a usar um anzol pequenino (nº 8) com ganso. De uma das vezes estava perfeitamente convencido que o tinha bem ferrado, comecei a recolher e nisto sinto 4 ou 5 "pancadas" seguidas e o gajo soltou-se! :122:
Será que o anzol era pequeno demais?
Responder