Finalmente, depois de muito aprender aqui neste vosso estaminé, decidi iniciar-me na pesca à bóia.
Fui 2 vezes para a Foz do Douro (nunca antes tinha pescado) com uma caixa de coreano e lá andei a experimentar o material. Não tirei qualquer peixe, mas senti uns toques e a bóia afundou umas vezes - já foi uma vitória!
Tenho 2 dúvidas que gostaria de vos colocar:
1 - qual o melhor momento para ferrar o peixe no anzol? Devo dar um puxão na cana logo que veja a bóia a afundar ou devo deixar o peixe "brincar" com o isco durante algum tempo? Quanto tempo? Ou nem sequer devo puxar, e assim esperar que seja o peixe a morder o anzol? Como é que vocês realizam este passo importante na arte da pesca?
2 - estou a usar bóias de correr e daqueles nós de travamento já feitos que vêm num tubinho de silicone. O nó funciona bem, parece-me, mas encrava ligeiramente no passador da ponteira da cana, o que às vezes o faz deslizar na linha madre. É normal ou devo mudar de nó? Devo por exemplo pôr a cana mais na horizontal ou ligeiramente para baixo ao recolher a linha, para o nó passar mais livremente (lebrei-me disto agora)?
3 - a que distância do fundo devo apresentar o isco? Acho que ficou muito à superfície.
Obrigado desde já, agradeço toda a ajuda.
Cumprimentos!