Duvidas

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvidas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Amigo Manuel, pode ir abrindo o livro que a malta agradece :join:
Já agora... Que diametros usa no estralho e madre da montagem?

Tenho montagens dessas para o pargo, feitas com 0,40 no estralho e 0,45 na madre anzois entre o 1/0 e o 3/0.

Nas douradas o dilema maior deve ser, "...tá lá a mamar, ferro ou deixo comer?..."

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Duvidas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Apesar de nunca ter feito esse tipo de pesca específico, (pesca às douradas) e se me é permitido opinar, acho que não se deve tentar ferrar o peixe ao primeiro sinal, pois como todos nós sabemos até nos sargos, muitas vezes estamos a tirar-lhes a comida da boca, nas douradas peixe extremamente desconfiado, temos começar por entender os toques e se procedemos desta vez e falhámos na próxima temos de esperar mais um pouco e esperar pelo terceiro toque.

Eu diria mesmo, que em vez de no segundo toque tentar ferrar o peixe, eu descia a pesca, colocando a ponteira, mais para perto da água, (na embarcada, pois é o que estamos a falar), para que a dita fique mais à vontade e até possa embuchar, (eu depois trato do resto, :hahaha: :hahaha:, mas só quando fizer essa pesca), mas isto não passa duma opinião, mas como todos nós sabemos são desconfiadas, pode ser que assim lhe estejamos a transmitir confiança, se é que se pode empregar estes vocábulos.

Abraço.

Braga
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Josy »

Boas,
Beto_Manja Escreveu:Boas,

Nas douradas o dilema maior deve ser, "...tá lá a mamar, ferro ou deixo comer?..."

Cumprimentos,
Roberto

Pois caro conterrâneo esse é de facto um grande dilema, diria mesmo o verdadeiro dilema :lol: mas tem truque, tipo quem sabe sabe e não o revela ;
Já vi por diversas vezes uns 15 barcos á pesca das douradas todos na mesma zona entre eles dois amigos profissionais a pescar também á cana e só vos digo que era digno de um filme de desenhos animados, se não presenciasse certamente desconfiaria.
Picar elas picavam em todos era ver o pessoal a dar puxões uns mais tarde outros mais cedo, outros não faziam nada limitavam-se a deixá-las comer e de vez em quando, muito espaçadamente, lá conseguiam enganar uma, ou então era a dourada que se suicidava, escolham a opção que quiserem.

A cara de desespero versus incredulidade era mais ou menos patente nos rostos, o pessoal já tentava de todas as maneiras e ouvia-se o conjecturar de toda a forma de estratégias, as mudanças de linhas, de anzóis de cana e por ai vai...
Todos no dilema do Beto e com atenção nesses profissionais que era cada tiro cada melro, confesso que a situação me deu vontade rir, o caso não era para menos... :D

O mais engraçado foi que esteve lá um outro amigo na sua própria embarcação que comentando em terra me dizia;
"Pois enfim... apanhei umas poucas mas eles são profissionais ", eu ria-me á barba longa e retorqui dizendo, " Então quer dizer....tu achas que as douradas sabem disso e preferem-nos é isso? :lol:

Já agora, acrescento que as maiores são as mais passiveis de se suicidarem, pois muitas vezes atiram-se com uma gula desenfreada, não sei se já alguém por aqui teve essa experiência? E por aqui me fico...

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Duvidas

Mensagem por CANIVETE »

Meu querido Mestre desta vez discordo totalmente(vamos falar em traços normais,não daqueles em que as ditas ferram sozinhas)Quase que me apetecia dizer o «imperio dos sentidos»2 ou 3 toques é quase garantido que não há dourada para ninguém.Rapidez aliada por vezes a um sexto sentido são fundamentais ,quantas vezes pensamos é a vaga no seu sobe e desce são e são as meninas
O ano passado um sr que pescava ao meu lado (com chumbadinha )era tiro e queda e eu desesperado e enervado fiz 6 e ele 20 21 ou 22.
O segredo ? Pescava dia sim dia não ás ditas .


ABRAÇO


Manuel Matos
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Josy »

Boas,
Carissimo Canivete,

A quem já agora aproveito para parabenizar por este excelente tópico que apela á participação de todos, em pesca às douradas de barco, existe outro modo que não à chumbadinha? Quer dizer, ele existir existe mas totalmente fora do meu pensamento.
No entanto uma das coisas certamente importantes que disse é que "Pescava dia sim dia não ás ditas" é algo que com a prática ajuda.

Como sabe adoro experiências, e como tive a oportunidade, feito mauzinho, porque sabia que me ia divertir mais um pouco, uma das que fiz foi que disse exctamente a esse terceiro amigo qual o fio, o anzol utilizado, o tipo e peso do chumbo. Quanto ao isco e chumbadinha era óbvio o mesmo que ele. O resultado foi o esperado.

Aconteçeu práticamente a mesma coisa, relatado pelo próprio, os do costume era sempre a aviar e ele capturava sim mas era o de de tempos a tempos lá vem uma, ou seja, era rabeado uma infinidade de vezes até capturar uma.

Em suma, manteve a convicção dito pelo próprio "nada a ver eles são profissionais" :hummm: :lol:

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas!
Tenho estado atento a este tópico.
Nunca pesquei Douradas, a não ser no Modelo e Continente....e por vezes Pingo Doçe!

Quero aprender pois em breve gostaria de fazer uma saida às "meninas"!

Não há mais ninguem que já tenha pescado Douradas e diga algo de sua justiça? É só o "Canivete" o "Josy" e o "Taliban"????

Eu sei que ninguem é obrigado a faze-lo, mas......ah....lembrei-me!?!?!?!?

São Douradas, não são safias nem "cagalhões chumbados"....deve ser por isso que mais ninguem diz nada :hummm:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

João Rodrigues, eu até gostava mas, não posso enfiar a carapuça... :hahaha:
Até ver, douradas, só na pesca apeada...
Mas vamos a ver se mais alguém se descose :join:

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Joao Rodrigues »

Beto_Manja Escreveu:Boas,

Amigo Manuel, pode ir abrindo o livro que a malta agradece :join:
Já agora... Que diametros usa no estralho e madre da montagem?

Tenho montagens dessas para o pargo, feitas com 0,40 no estralho e 0,45 na madre anzois entre o 1/0 e o 3/0.

Nas douradas o dilema maior deve ser, "...tá lá a mamar, ferro ou deixo comer?..."

Cumprimentos,
Roberto
Este para mim chegou :fixe:
Responder