Duvidas

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvidas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Joao Rodrigues »

CANIVETE Escreveu:Uma grande chatice na pesca embarcada:os ditos empachanços,uma vez tudo bem,a segunda passa a terceira puffffffffffff ai a minha paciência para quem é usual fazer pesca embarcada mediante a aguagem e o sorteio sabe o que tem de fazer,para os mais novos.
O que devo fazer para evitar esta situação?

abraço

Manuel Matos
Oh Amigo Manel, isso nem parece teu!!!!!
É logo borda fora :sing:
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Duvidas

Mensagem por N Moreira »

boas pessoal

Eu não estrago um dia de pesca, com problemas desses. perferia não pescar a ter que descutir com alguem por empachar a linha comigo.

100% cool :201: fuma-se uma segarrada bebe-se uma mini conta-se uma anedota, da-se espaço a pessoa .

moesmo a malta que não sabe o que fazer quando é ao terceiro empachanço tenta corrigir o problema nem que tenha que perguntar, tambem não é agradavel andar a perder material e a perder tempo a desempachar linhas .
isso do empachar não é assunto que preocupe. quem sabe sabe quem não sabe é porque é novato, ou resolve por vontade propria o problema, ou fica mal disposto e vomita por estar sempre a desempachar linha e deixa de pescar portanto deixa de empachar comigo :join: :join:

abraços
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Duvidas

Mensagem por CANIVETE »

João há quanto tempo pescas comigo ? :nono: Achas que uma situação dessas se aplica há minha pessoa? :nono:
Como vocês sabem estas situações acontecem e tem gente sem a dita paciência.A intenção é abordar a questão para minimizar estas situações


abraço



Manuel Matos
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Duvidas

Mensagem por mcll »

Manuel, eu sou da opinião de que muitos "empachansos" são inevitáveis, e nessa altura temos de ter paciência, principalmente quando envolve multifilamento ou quando as montagens que se embrulham. Eu pessoalmente peço que me deem a chumbada e se possível os destorcedores e depois podem cortar a montagem. Os casos mais normais são quando a âncora não agarra, a combinação do vento/maré faz com que a traseira do barco rode ou quando há cavalas a pegar a meia água.
Há casos contudo que se podem evitar. As chumbadas devem ser mais leves á popa, e nunca devemos deixar a chumbada suspensa.Ao lançar devemos faze-lo sempre por fora dos colegas do lado.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Duvidas

Mensagem por Joao Rodrigues »

CANIVETE Escreveu:João há quanto tempo pescas comigo ? :nono: Achas que uma situação dessas se aplica há minha pessoa? :nono:
Como vocês sabem estas situações acontecem e tem gente sem a dita paciência.A intenção é abordar a questão para minimizar estas situações

abraço

Manuel Matos
Oh Manel, é por pescar contigo à muito tempo que sei que tens paciencia.....mas eu tambem a tenho.
Digam o que disserem, é imprevisivel saber o que se passa lá em baixo....seja com a aguagem ou com uma cavala ou um carapau destrambelhado que lixa as pescas todas.
Se for facil de sair, tudo bem! Se for complicado...corta unhas e nova pesca!
Como não tenho jeito para "crochet", pesca nova e agua com ela que o peixe não pode esperar!
MAS....
Obviamente se estiver a pescar com uma chumbada de 200g e a minha pesca está parada...mas o companheiro do lado está com 100g e a pesca dele anda aos "ss" e sempre a enrrochar na minha, ai digo-lhe para aumentar o peso da chumbada e explico-lhe o porquê!
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Duvidas

Mensagem por NelsonP »

Assim é que é companheiros. Os novatos também direito a aprender... Assim já me sinto á vontade para fazer uma embarcada convosco :join: E se empachasse muito num dia de calor bem me podiam atirar borda fora :join: Agora mais a sério, eu que sou um leigo em embarcada é com gosto que aprendo com voçês e muito contente fico de não terem problemas nenhuns em partilhar conhecimentos. A paciência e o desportivismo que tembem demonstram mostram tambem o tipo de homens que são. Assim os novatos têm todas as condições para vos morder os calcanhares um dia destes :join: :hahaha:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Duvidas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Muitos dos que aqui já deram as suas opiniões, já pescaram comigo e sabem que mesmo não estando envolvido no enlaço de pescas, levanto a minha pesca e vou ajudar a desenlear, porque sei que muitos não conseguem perder um minuto e este minuto perdido, parece uma eternidade, para além de que muitos a desenlear se sentirem mal, dado o olhar fixo em determinadas situações.

Acho que qualquer pescador, após o primeiro enleanço, deve ser alertado para a situação do chumbo a utilizar, pois dependendo de outros factores, a aguagem na 1ª. linha tem um papel preponderante, logo quem está mais perto da proa utiliza chumbadas mais pesadas, quem está à ré utiliza as mais leves.

Quando o nosso companheiro ao lado, está a recuperar a pesca, devemos facilitar que a mesma venha para cima sem problemas, para isso às vezes basta direccionarmos a ponteira da nossa cana para o lado contrário ao do nosso companheiro que está a recuperar a sua pesca.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Duvidas

Mensagem por CANIVETE »

Por momentos estive na duvida onde colocar este post,no topico (pesca ás douradas ) preferi aqui pela razão de que quando abri este tópico,fosse uma especie de livro para consulta.
Como sabem as douradas, pela informação que tenho já chegaram(ainda poucas).
Resolvi colocar ao dispor o parco conhecimento que tenho sobre as montagens.Tive a sorte e felicidade de me serem passadas por experts e estudiosos desta pesca.



1ºopção

Os estralhos não são muito compridos pois quanto maiores menor a senssibilidade do toque,se houver aguagem(corrente)para esticar os estralhos uso um pouco maior mas mesmo assim o ano passado usei o maximo de 50 cm

1ºestralho-45 cm fixado 55 cm(destrocedores acoplados) acima da chumbada, anzois no minimo 1/0

2º estralho 45 cm fixado á distancia de 55 cm acima do anterior

2ª outra opção

1ºEstralho- 45/50 cm fixado 15 cm acima da chumbada

2º Estralho fixado a 60 cm acima do anterior


Tenho outra variante-de 60 a 80 em cima e 100 em baixo o mesmo tipo de destrocedor e ligado directamente (em ambos os casos)conforme o gosto ao multi ou ao chicote que é o meu caso

abraço


Manuel Matos
Responder