Duvidas

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvidas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Duvidas

Mensagem por CANIVETE »

Fantástico,o pessoal todo a comunicar,vou aguardar e depois direi de minha justiça.




abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Duvidas

Mensagem por N Moreira »

para mim não tem nada a haver com como peixe anda a comer mas pronto cada um pensa como quer

tem mais a haver como é o fundo em que se esta a pescar .
partirmos do 40-40-40-40:

se estiver a pescar em cima de uma lage direita eu baixo para 10 cm a distancia da chumbada ao primeiro anzol

se estiver a pescar em cima de pedras roladas que faz aqueles buracos no meio pesco com os 40 cm
depois neste ultimo caso quanto maior por o estralho imagina 40 cm , a chumbada ja esta no buraco vai um peixe ferra-se e quanto maior for o comprimento do estralho mais probabilidade tem em entocar, ou mesmo sem peixe ferrado de onzol ficar preso nos buracos.
deve-se então por um anzol mais curto.

estralhos grandes é para quando se esta a pescar num fundo direito ou/e o peixe anda a comer a maluca e ai faz diferença para apanhar um peixinho melhor com uma iscada generosa .
para ferrar peixe que anda a mamar e desconfiado tem que ser estralhos curtos.

e depois essa sena dos 40 cm da chumbada ao 1 estralho tambem tem a haver com outras coisas, tais como o declive se é um pontao ou não para que lado esta a aguagem se esta para dentro ou para o lado de fora, isto é se la no fundo a montagem esta a pescar a revessa relativamente a aguagem, relatiavamente ao declive, mas tudo isto so se consegue saber em barcos onde o mestre ja é conhecido e nos dele, numa maritimo turistica normal ocasional isto esta fora nos so somos mais ums.

bem por hora ja chega que devo estar a ser um grande chato, desculpas.
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Duvidas

Mensagem por CANIVETE »

Quantas vezes,os pequenos pormenores como o simples facto de reparar se comem nos anzois de cima ou nos de baixo faz a diferença entre uma pescaria vulgar e uma boa pescaria.
Nesta situação muito simples bastava cortar um bocado da madre de maneira a que a chumbada ficasse a um nivel superior ao do estralho.


A seguinte,quase todos nós nos habituamos a um tipo de ponteira seja de fibra ou carbono (no meu caso tenho apetência pelas de carbono mas não invalida que possa trocar por outras)e praticamente fazemos a nossa pesca de principio até ao fim com a mesma.
Vamos supor que começámos a nossa pesca com um dia lindo pouca aguagem,pouco vento,periodo de vaga bom,a natureza por vezes prega-nos partidas e passamos para um mar mais revolto e mais vento e começamos a ter alguma dificuldade em sentir o peixe,que fazer?
continuar na mesma?
mudar de ponteira ?no caso sim,para que tipo?


abraço


Manuel Matos
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Duvidas

Mensagem por sz5qbj »

Posso tar errado, mas quanto mais agitado o mar mais macia a ponteira para acompanhar os movimentos do mesmo e quanto mais calminho mais rija....

É assim que eu faço. Está correcto?
Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: Duvidas

Mensagem por pedrodasilva »

Boas, pode não ter nada a ver mas quando quero pescar solhas ou pregados costumo meter uma chumbada em cada ponta da montagem para a montagem ficar toda esticada no chão, Na embarcada não da??
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Duvidas

Mensagem por N Moreira »

quanto mais agaugem mais rija a ponteira não sei se seria o caso de estar mais aguagem tambem,

caso fosse so o mar agitado e o vento mas não haja grande aguagem, talvez uma ponteira não tão mole depende com a que estava a pescar antes se fosse a mais mole que tenho talvez modava para uma mais rija

se ficar uma vaga do caraças e vento o melhor é voltar para terra,
se não quiserem voltar para terra e ache que ja não tenho condições para pescar como deve ser cana no caneiro a pescar com iscadas xxl, chumbada mais pesada que tiver 220g e ficar a aliviar o fio pescar com muita folga deixar a cana pescar. por vezes assim tambem ha grandes peixes
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Duvidas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Muito aqui já foi aflorado que é importante, para o êxito na pesca, mas sem pretender criar mais dúvidas, vou lançar mais umas ideias e questionar determinadas situações.

Vou falar nas montagens com estralhos de 50 e 30 centímetros de comprimento, pela diferença entre ambas e se poder fazer comparações.

Seguindo o que foi falado os estralhos de 50 cm, nas montagens tem de existir pelo menos 55 cm entre as missangas cruzadas, logo esta montagem tem 55+55+55+10, (se for baixa), logo temos um comprimento total de 1,75 m, (como exemplo do João Rodrigues, 55+55+55+55), temos 2,20 m. No caso de estralhos de 30 cm, temos uma madre de 35+35+35+10, (ou 35+35+35+35), dando os seguintes valores 1,15 m e 1,40 m de comprido.

As diferenças entre montagens, são óbvias, num caso 60 cm e noutro 80 cm, mas continuamos a pescar com a mesma cana, ou trocamos de cana, sempre que estejamos a pescar com um estralho mais comprido e com outra se for mais curto?

Então vejamos, vamos estar sempre a ajustar o nosso modo de pescar, consoante as montagens e porque não ajustamos as montagens, à nossa cana e nossa altura.

Após a dissertação digo-vos, que eu faço as minhas montagens sempre na casa dos 2,00 m a maior percentagem e até os 2,40 m de comprido, (atenção que peso com canas de 4 a 4,5 m de comprido) e mantendo como medida as montagens acima indicadas, 80+55+55+10=2 m ou 55+55+55+55=2,20 m, isto em estralhos de 50 cm, se for de 30 cm, temos 120+35+35+10=2 m ou 95+35+35+35=2 m e assim sabemos sempre onde parar de enrolar, logo que vemos o destorcedor e colocar o peixe à nossa altura, o que não acontece nas outras situações, ou fica muito baixo, ou muito alto.

Espero ter-me feito entender, às vezes não é fácil explicar isto.

A maior parte das minhas montagens, dão para a situação já referida, caso o peixe esteja a comer mais em cima, de a colocar bem alta.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Duvidas

Mensagem por N Moreira »

boas pessoal :D

eu não pesco com montagems que esja a pescar a mais que 1,50 do fundo.

no caso dos estralhos compridos depende da pesca ao quê? se for ao pargo ponho realmente estralhos compridos sim mas pesco so com 2 ou so com 1, bem como a dourada, mas regra geral para estes dois pesco com chumbadinha

aquilo que faço num pesqueiro de diversos é ter uma montagem com 50-40-20/30. com um fio mais grosinhnho e anzol maior no fundo e depois em cima estralho mais fino e anzol mais pequeno. utilizo esta montagem em duas situações ou sai assim dois pargos de seguida e eu tambem quero ou ja tenho safias e sarguetas que chegue para levar para casa e quero sacar um peixe para o forno ou um polvinho e passo a tarde numa pesca tambem com atençao mas mais descontraida.

relativamente a trocar de cana eu não troco de cana pela montagem, trocaria de cana e ai sim pelo ferrar do peixe a dias que o peixe quer atraso na ferragem a dias em que tem que se ser rapido a dias em que se lhe tem que por o anzol dentro da boca e so depois ferrar.
mas mais depressa troco de montagem ou encurto o tamanho dos estralhos do que troco de cana.

eu ja disse isto mais vezes: a minha cana é a continuação do meu braço eu sou casado com ela e acabou. eu tambem não posso trocar de braço.

relativamente ao tamanho da cana e altura da montagem e vir parar a nossa mao a montagem e o peixe tambem quando se levanta a montagem da agua, isso não tem absolutamente nada a ver com o tamanho da montagem nem com o tamanho da cana pelo menos no tamanho normal das canas com que se pesca que é maiores que 2,70m . tem haver com o momento em que se deixa de enrrolar e se levanta a montagem. eu nunca tive esse tipo de problema :huuum: e tanto pesco em traineiras altas como pesco em barcos rente a agua .
Responder