Boas malta,
Eu para o peão utilizo os peões de correr e muito raramente peões fixos. Isto é claro, é um gosto pessoal, mas o peão de correr pode-se sempre tornar fixo dando-se voltas com o fio e o contrário não é possível.
Tenho duas formas principais de fazer a montagem, não querendo dizer que de vez em quando não tente "inventar"

um bocadinho, e que têm a ver com o pião ser calibrado, ou não:
Se o peão não for calibrado coloco stopper, missanga, peão, missanga, oliva da gramagem necessária, missanga e destorcedor simples, ao qual ligo o estralho.
Se o peão for calibrado (uso mais destes) coloco stopper, missanga, peão, missanga e destorcedor simples.
No estralho e nos dois casos se quero que a iscada ande ali a meia água a "passear" de um lado para o outro não coloco nada ou então uma olivete a bater no anzol só com 2gr. se o mar estiver a mexer mais. Se quero mandar a pesca mais depressa para baixo uma olivete de 2gr a 8gr. Nota: Se a olivete for de 10gr para cima já não a ponho a bater no anzol mas sim antes do destorcedor como antes descrito, utilizando neste caso estralhos mais curtos e a bóia a correr mais.
Também sou da mesma opinião da malta de que se é para meteres a bóia a correr sem travamento, a bóia não está lá a fazer nada, tira-a e pesca mas é à chumbadinha.
Quanto aos stoppers tenho realmente a noção de que prendem um bocado nos passadores e é preciso ter algum cuidado, (os que são ovais são melhores que os cilíndricos e prendem menos) a vantagem para mim é a facilidade de andar a ajustar as alturas conforme é necessário, e pelo menos eu (se calhar não faço bem os nós

), se fizer muito essa operação com os nós não duram muito.
Por último, não vejo grande vantagem em pescares com piões de 25gr. com essa gramagem acho que é melhor utilizares outro tipo de bóias. O pião acho que só de 40-50gr para cima é que se começa a tirar partido dele.
Espero não ter sido muito confuso,
Um abraço a todos