OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por FOREVERLION »

Caros companheiros,

imaginem que estamos a preever uma pescaria para o dia seguinte, sabemos a altura da ondulação, a direcção do vento e a nebulosidade que se prevê.
Como sabemos se existe a possibilidade de termos enchios, que não são ondas constantes e daí o perigo para nós? :hummm:

cumps
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por tiagopacheco »

Depende ...

Por exemplo na pesca da Praia, eu por norma, gosto de saber as marés como todos nós, e depois como pesco nas mesmas praias à anos, tenho só em atenção se o solo está muito plano ou não. Se estiver plano e estiver a vazar, calculo uma distância menor ao mar, mas ainda assim considerável, se estiver a encher deixo as coisas ainda a maior distância do mar, por norma vejo onde a anterior maré cheia chegou, e deixo lá perto, levo o tabuleiro de iscar as canas, e os ferros apenas, e vou-me chegando para trás... mas nao gosto de pescar com as canas em "cima" do mar...
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por FOREVERLION »

Boas,
Não me fiz perceber!
Refiro-me àquelas ondas que não fazendo parte da ondulação normal, podem aparecer e apanhar-nos desprevenidos, é que normalmente são ondas fortes.
tiagopacheco Escreveu:Depende ...

Por exemplo na pesca da Praia, eu por norma, gosto de saber as marés como todos nós, e depois como pesco nas mesmas praias à anos, tenho só em atenção se o solo está muito plano ou não. Se estiver plano e estiver a vazar, calculo uma distância menor ao mar, mas ainda assim considerável, se estiver a encher deixo as coisas ainda a maior distância do mar, por norma vejo onde a anterior maré cheia chegou, e deixo lá perto, levo o tabuleiro de iscar as canas, e os ferros apenas, e vou-me chegando para trás... mas nao gosto de pescar com as canas em "cima" do mar...
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por tiagopacheco »

Por exemplo se o mar vem até certo ponto... por norma nas praias que frequento nunca passa desse ponto e duma certa tolerância ... mas isso depende de como está a praia...
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por FOREVERLION »

Desculpe,

Não respondeu à minha pergunta!
Eu gostava de saber se temos condições para saber que há enchios no mar antes de chegarmos à praia.

cumprimentos
tiagopacheco Escreveu:Por exemplo se o mar vem até certo ponto... por norma nas praias que frequento nunca passa desse ponto e duma certa tolerância ... mas isso depende de como está a praia...
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por tiagopacheco »

Companheiro, os enchios são ondas, que invadem a areia com mais força que a restante ondulação. Não estou a entender bem a sua questão. Quer uma maneira de os prever quase como um enchioguru? lol Agora mais a sério, os enchios ocorrem mais com mar forte, de força, e em marés de lua... Não conheço nenhuma maneira , nenhum site de os prever antes...

Devemos ter em atenção, observar, se ver-mos espuma branca para lá da rebentação é sinal que está de enchios, não devemos nunca mas nunca virar as costas ao mar, e colocar as coisas mais longe do que o normal... senao lá vamos atrás delas.
Avatar do Utilizador
Terrinca
Mensagens: 93
Registado: sexta ago 01, 2008 4:39 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por Terrinca »

Boas
Não existe forma de os prever como diz o Srº tiagopacheco e bem!!!! de qualquer forma quando o período da vaga e alto maior e a possibilidade de acontecer (digo por mim mesmo e analisando como diversos pesqueiros se comportam com diferentes mares) ainda assim não e fiável essa espuma ao largo dizem os velhos pescadores que é o mar a tomar fola :hummm: para pescar sempre com atenção dizem eles e eu respeito :mrgreen:
Ou seja em casa não há hipótese de saber só mesmo lá ir e ver ,ate porque em casa nunca se apanha peixe!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Um abraço
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por FOREVERLION »

Obrigado companheiro,

Acontece que sou novato, e já apanhei porrada e gostava de saber se era possivel prevê-los.

cump
Responder